Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
13370172
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina tem como foco o debate acerca do papel da educação física frente à diversidade e à inclusão, conceitos fundamentais para o campo de uma formação profissional cidadã. Problematiza conhecimentos e informações básicos sobre grandes eixos desse mote Diversidade e Inclusão, que incluem temáticas feministas, antirracistas, anti-capacitistas, da diversidade cultural, sexual, e podem ser englobadas no campo dos Direitos Humanos, atendendo à necessidade legal dessa temática em termos disciplinares e/ou como temáticas transversais, nos currículos de formação.
Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar o papel da educação física frente à diversidade e à inclusão enquanto eixos fundamentais para uma formação profissional cidadã, tendo a compreensão sócio-histórica dos processos de inclusão da diversidade nos currículos, no âmbito das políticas educacionais, culturais, sociais, e em termos de avanços e retrocessos legais. Conhecer as principais leis no campo dos Direitos Humanos, as pautas, políticas afirmativas existentes, projetos, relacionadas às mulheres, populações negras, populações com necessidades especiais, e LGBT ́s no contexto de uma formação profissional pauta pela cidadania e pela inclusão da diversidade como bases. Adquirir ferramentas conceituais apropriadas à uma intervenção profissional comprometida com essas pautas e atenta às legislações no campo dos Direitos Humanos e civis, a respeito das mesmas.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, M.L. et al. Educação Física, Diversidade e Inclusão: Debates e Práticas Possíveis na Escola. Curitiba: Appris, 2019.
- BAPTISTA, C.R. et al. Educação Especial: diálogo e pluralidade. Mediação: Porto Alegre: 2010.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Bibliografia Complementar:
- PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP,1996.
- ROSSETTO, E. Sujeitos com Deficiência no Ensino Superior: Vozes E Significados. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
- DORNELLES, P. Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 100 | 83 |
ABI - Educação Física (área básica de ingresso) Educação Física (Licenciatura) Horários
|
SILVIA TEIXEIRA DE PINHO Professor responsável pela turma |