Nome da Atividade
EDUCAÇÃO FÍSICA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
CÓDIGO
13370172
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina tem como foco o debate acerca do papel da educação física frente à diversidade e à inclusão, conceitos fundamentais para o campo de uma formação profissional cidadã. Problematiza conhecimentos e informações básicos sobre grandes eixos desse mote Diversidade e Inclusão, que incluem temáticas feministas, antirracistas, anti-capacitistas, da diversidade cultural, sexual, e podem ser englobadas no campo dos Direitos Humanos, atendendo à necessidade legal dessa temática em termos disciplinares e/ou como temáticas transversais, nos currículos de formação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar o papel da educação física frente à diversidade e à inclusão enquanto eixos fundamentais para uma formação profissional cidadã, tendo a compreensão sócio-histórica dos processos de inclusão da diversidade nos currículos, no âmbito das políticas educacionais, culturais, sociais, e em termos de avanços e retrocessos legais. Conhecer as principais leis no campo dos Direitos Humanos, as pautas, políticas afirmativas existentes, projetos, relacionadas às mulheres, populações negras, populações com necessidades especiais, e LGBT ́s no contexto de uma formação profissional pauta pela cidadania e pela inclusão da diversidade como bases. Adquirir ferramentas conceituais apropriadas à uma intervenção profissional comprometida com essas pautas e atenta às legislações no campo dos Direitos Humanos e civis, a respeito das mesmas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVES, M.L. et al. Educação Física, Diversidade e Inclusão: Debates e Práticas Possíveis na Escola. Curitiba: Appris, 2019.
  • BAPTISTA, C.R. et al. Educação Especial: diálogo e pluralidade. Mediação: Porto Alegre: 2010.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Bibliografia Complementar:

  • PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP,1996.
  • ROSSETTO, E. Sujeitos com Deficiência no Ensino Superior: Vozes E Significados. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
  • DORNELLES, P. Educação Física e Gênero: Desafios Educacionais

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 100 83 ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
Educação Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SILVIA TEIXEIRA DE PINHO
Professor responsável pela turma

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