Nome da Atividade
HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO II
CÓDIGO
05001451
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre o moderno teatro brasileiro e local: surgimento das companhias teatrais e dramaturgia moderna. O TEN e outros nomes do teatro negro no Brasil. Teatro e performatividade indígena. O teatro no contexto da ditadura militar. As principais expressões teatrais da contemporaneidade brasileira e gaúcha.

A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de licenciatura, conforme dispositivos que regem as leis n.º 10.639 e 11.645.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Promover a compreensão e o debate acerca das características do teatro brasileiro da segunda metade do século XX até os dias atuais, abordando aspectos históricos, sociais, culturais, étnico-raciais, estéticos e dramáticos.
- Desenvolver estudos sobre gêneros, encenações, textos dramáticos, estilos de interpretação, artistas e dramaturgos brasileiros.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FERREIRA, Carolin Overhoff. Uma breve história do teatro brasileiro moderno. Nuestra América, Porto, n.º 5, p. 131-143, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10284/2650. Acesso em 02 jul. 2022.
  • GUISNBURG, J. [et al]. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. Tese (Doutorado em Artes). UNICAMP, Campinas, 2010. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283930. Acesso em: 01 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • AVILA, Luciane dos Santos. Negritude e branquitude em cena: personagens negras na dramaturgia brasileira. 2018. 83 f. TCC (Graduação em Teatro) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000bf/0000bfe7.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.
  • JESUS, Naine Terena de; FÊO, Flávio Justino. Plataformas digitais e as manifestações estéticas indígenas: para recolher ao longo do caminho. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1-10, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0120. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21933. Acesso em: 2 jul. 2022.
  • LEAL, Dodi Tavares Borges. Espacialidade Travesti: habitat de gênero e práticas topográficas de corpos trans nas artes da cena brasileira. Urdimento, UDESC, Florianópolis, v. 2, n. 38, ago./set. 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18156/11907. Acesso em 02 out. 2020.
  • FARIA, João Roberto. O lugar da dramaturgia nas histórias da literatura brasileira. Sala Preta, PPGAC/USP, vol. 10, 2010, p. 9-25. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57426/60408. Acesso em 02 out. 2020.
  • PATRIOTA, Rosangela. A cena tropicalista no Teatro Oficina de São Paulo. História (São Paulo)/UNESP, Franca, v. 22, n. 1, pág. 135-163, 2003. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0101-90742003000100006. Acesso em: 1 out. 2020.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIAS DO TEATRO BRASILEIRO II Teatro (Licenciatura)

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