Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
17360148
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Apresentar ao estudante nas discussões relativas à constituição da Ciência e das Ciências Humanas na Universidade, aos tipos de conhecimento, às características da pesquisa em Educação e à pesquisa como eixo de formação e de trabalho docente, partindo de suas origens epistemológicas, de suas características e procedimentos básicos e posturas éticas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir as discussões relativas à constituição da Ciência, identificando as características da pesquisa em educação suas origens epistemológicas e procedimentos básicos e posturas éticas.Conhecer os tipos de observação utilizados na pesquisa em educação, reconhecendo suas características e aplicabilidade.
Identificar as formas de registro de dados coletados nos diferentes tipos de observação, no intuito de ampliar o entendimento sobre os fatos e acontecimentos estudados.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FARIA FILHO, Milton Cordeiro, ARRUDA FILHO, Emílio José Montero. Planejamento da Pesquisa Científica. 1ª. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
- GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 1ª. Reimpressão, Chapecó: Argos, 2008.
- GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª. edição. São Paulo: Atlas, 2010.
Bibliografia Complementar:
- MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
- SORDI, José Osvaldo de. Desenvolvimento de projeto de pesquisa. São Paulo Saraiva 2017 1 (recurso online).
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017
- WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 31 | 23 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
DANTE DINIZ BESSA Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 31 | 25 |
Pedagogia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ACG FHSA: MET. INIC. AO ESTUDO E À PESQUISA | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |