Objetivo Geral:
OBJETIVOS GERAIS
A disciplina de Histologia Bucal e Embriologia tem como objetivo geral oportunizar aos discentes uma visão holística, dinâmica e contextualizada da atual situação do desenvolvimento científico e tecnológico referente aos conhecimentos da histologia e anatomia do desenvolvimento humanos, capazes de habilitá-lo a reconhecer o aspecto morfológico normal das estruturas da cavidade bucal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1) Integrar os conhecimentos sobre as células e tecidos fundamentais adquiridos previamente na disciplina de Histologia Geral, aprofundando-os para o reconhecimento da estrutura microscópica das estruturas da cavidade oral humana;
2) Facilitar aos discentes às informações sobre a estrutura microscópica das estruturas da cavidade oral humana correlacionada aos estudos da anatomia macroscópica, permitindo adquirir uma base de conhecimentos necessária à outras disciplinas como, por exemplo, fisiologia e patologia;
3) Aplicar avaliações teóricas e práticas para a verificação do nível de aprendizado, reflexo da atividade docente e, desenvolver métodos alternativos de avaliação onde os discentes sejam colocados diante de situações que conduzam a aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de situações reais;
4) Estimular a capacidade dos discentes para ler e interpretar textos com informações das áreas de Histologia Bucal e Embriologia, estimulando sua capacidade de crítica frente às informações apresentadas através da discussão em grupo das informações suplementares oferecidas;
5) Enfocar o espírito do trabalho e da tomada de decisões em grupo mediante discussão dos temários, escolha do(s) método(s) de avaliação e da verificação do desempenho individual e grupal dos discentes;
6) Oportunizar aos discentes o convívio acadêmico com alunos-monitores em aulas teóricas para incentivar o hábito do estudo e a perspectiva da docência como estímulos para a melhoria do desempenho pessoal;
7) Desenvolver um ritmo de atividades compatível com a disponibilidade de horários de classes teóricas e as práticas, objetivando ministrar os conhecimentos relacionados à disciplina de forma holística e interrelacionada às demais áreas do saber;
8) Realizar atividades teóricas de forma sincronizada às práticas para facilitar o aprendizado e sempre que possível, observar a interdisciplinariedade da formação acadêmica procurando, entre outros objetivos, desempenhar as atividades acadêmicas em sincronia com as demais disciplinas;
9) Buscar o complemento da formação acadêmica incentivando a utilização de modernos recursos tecnológicos como a consulta “online”, salas de debates e mesmo a leitura de literatura científica “online” em outro(s) idioma(s) através da proposição sistemática de questões referentes aos conteúdos programáticos que estejam em discussão no momento;
10) Flexibilizar as metodologias utilizadas em sala de aula e mesmo nas avaliações procurando facilitar o aprendizado e, sobretudo, estimular a busca pessoal da formação profissional indicando métodos e recursos para consecução deste objetivo.