Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I
CÓDIGO
05001630
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Princípios e métodos de composição coreográfica. Processos autorais. Dramaturgia da dança. Processos de criação solo. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar a produção de processos de criação de solos; Investigar abordagens autorais em dança, além de estratégias e procedimentos de composição coreográfica; Explorar conceitos de dramaturgia da dança; Promover a exploração e experimentação de movimento a partir de temas, scores, perguntas e problemas de movimento; Realizar aproximação com a comunidade a partir do compartilhamento e mediação dos processos artísticos realizados. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DIAS, Alexandra Gonçalves. SOLO-COLETIVO: A CRIAÇÃO SOLO PARA ALÉM DO SINGULAR. Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança: caderno de resumos. Rio de Janeiro: 2017. Disponível em: https://labcritica.com.br/wp-content/uploads/2017/11/TRANS-IN-CORPORADOS_Cadernode-resumos_2017.pdf
  • CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e dramaturgia (s). Fortaleza: Nexus, 2016. 308 p.
  • GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 228 p. (Coleção A). ISBN 8533622902.
  • MEYER, S. Imagens do feminino e do nacionalismo nas danças solo no Brasil: o bailado de Eros Volúsia e a performance de Luiz de Abreu. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 128-140, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1414573102212013128
  • REWALD, Rubens. Caos: dramaturgia. São Paulo: Perspectiva : FARESP, 2005. 177 p. (Coleção Estudos 213). ISBN 8527307243.

Bibliografia Complementar:

  • FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p. ISBN 8574195863.
  • GREINER, Christine; ESPIRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sonia (Org.). Cartografia rumos Itaú Cultural dança 2009-2010: criações e conexões. São Paulo: Itaú Cultural, 2010. 120 p. ISBN 9788579790119.
  • MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 115 p. ISBN 978857577469-4.
  • NORA, Sigrid (Org.). Húmus. Caxias do Sul: ITAÚ Cultural, 2007, 2011. v. ISBN 9788599089118 (v.2)

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA I Dança (Licenciatura)

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