Nome da Atividade
ANÁLISE CÊNICA E FORMAÇÃO DE PÚBLICO PARA DANÇA
CÓDIGO
05001639
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Princípios de análise cênica: análise de processos criativos e de produções culturais. Reflexão sobre estratégias de formação de público para a dança, bem como sobre mediação artística. Atende diretamente a legislação pertinente à Diferença e Igualdade de Faixa Geracional. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir e estudar modos de recepção e mediação artística. Trabalhar a noção de “Análise Cênica” segundo diferentes autores. Refletir sobre a relação espetáculo-espectadorespetáculo. Analisar espetáculos e realizar a apreciação crítica dos mesmos. Propor a criação de exercícios para a análise de espetáculos e mediação artística em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem. Proporcionar discussões que envolvam questões de diferença e igualdade de faixa geracional. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e
pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec Editora, 2015.
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014.
  • PUPO, M. L. de S. B. Mediação artística, uma tessitura em processo. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 113-121, 2018. DOI: 10.5965/1414573102172011113. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011113.
  • ZANCAN, Rubiane F.; NETO, Walter L. Uma noção de recepção aplicada em dança. In: FAGUNDES, Patrícia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (org.). Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos Distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: PPGAC-UFRGS/Faísca Design Jr., 2020. Cap. 17. p. 318-332 Disponível em:

Bibliografia Complementar:

  • BALL, David. Para trás e para frente: um guia para leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2014.
  • CASTRO, Daniela. Descortinando a dança no Sul do Brasil: maturidade em cena.
  • SOUZA, Marco Aurélio; JESUS, Thiago (orgs). Coleção Novas Pesquisas em Dança. v.2. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA), 2022. [recurso eletrônico]. Disponível em:
  • COELHO NETTO, J. Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 2014. 448 p. ISBN 9788573213140.
  • LADEIRA, Jaínne Cristina Paes. Fileira G. Acento 18 ou: O lugar do espectador na criação dos espetáculos de dança de grupos independentes da cidade de Pelotas-RS. 2015. 131f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em:
  • LESSA, Helena Thofehrn. Coreografando o corpo do espectador: aproximações entre neuroestética e dança. 2014. 104f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em:
  • RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2009.
  • RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM DANÇA II Dança (Licenciatura)

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