Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
05001647
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre primeira infância. Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artísticas educativas de dança para e com crianças na primeira infância. Ação orientada para a educação infantil englobando a docência, a arte e a pesquisa. Direitos educacionais de crianças na primeira infância. Ensino de dança e educação em direitos humanos. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir sobre dança e primeira infância; Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para crianças pequenas; Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com o contexto escolar da Educação Infantil problematizando que corpo é dança. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
  • ANDRADE, Carolina Romano de. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. São Paulo, 2016. 309 f.; Orientador: Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/137976 Acesso em: 04 jul. 2022.
  • CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2. Porto Alegre: Penso, 2011 (Livro eletrônico).

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil / Fernanda de Souza Almeida. - São Paulo, 2013. 255 f.; Orientador: Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/86843/almeida_fs_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf
  • CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de sôras para profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 (Livro eletrônico).
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo Cengage Learning 2012. (Livro eletrônico).

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADE Dança (Licenciatura)

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