Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS DE SALÃO II
CÓDIGO
05001676
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Danças de salão e a prática pedagógica. Danças de Salão: inclusão e diversidade. Danças de Salão: gênero e sexualidade. Danças de Salão como poética contemporânea; Criação coreográfica e apreciação das Danças de Salão. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar a compreensão sobre os processos históricos das danças de salão; Favorecer as relações entre as estratégias específicas da prática das danças de salão e o trabalho pedagógico, a prática e a produção em dança na contemporaneidade. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Janzen, Marcos Ricardo. Consciência E Movimento: Representação e Experiência Da Dança De Salão. 2013. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/148222
  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. 161 p.
  • CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de sôras para profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 (Livro eletrônico).
  • MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  • STRACK, Míriam Medeiros. Dança de salão: cartografia de uma abordagem feminista. 2017.124f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBTJBT

Bibliografia Complementar:

  • BOMFIM, Caroline Rodrigues. TRANSDISCIPLINARIDADE: uma possibilidade e um olhar para o ensino da dança de salão na contemporaneidade. 2015. 37 f. TCC (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fisioterapia e Dança. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/133063
  • NUNES, Bruno Blois. Que rueda de casino é essa?: uma união entre teóricos e práticos. Pelotas, 2020. 51 f. TCC (Graduação em Dança) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cc/0000ccd7.pdf.
  • NUNES, Bruno Blois, Nascimento, Flávia Marchi.. (2020). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DANÇAS DE SALÃO: UM LEVANTAMENTO DE LIVROS, TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL. Revista Da FUNDARTE, 41(41). Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/701

Página gerada em 29/04/2024 10:25:43 (consulta levou 0.051538s)