Nome da Atividade
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ALEMÃ
CÓDIGO
20000774
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Princípios de fonética e descrição fonológica da Língua Alemã. Estudo, observação e aplicação dos princípios básicos do ato de ouvir e de reproduzir oralmente.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geraisa) Introduzir o inventário fonético da Língua Alemã, os sons pertinentes à fala e osfenômenos sonoros como forma de comunicação oral;
b) • Desenvolver as habilidades de recepção e produção da linguagem oral, com ênfasenos aspectos fonológicos da Língua Alemã;
c) • Capacitar o estudante a reconhecer as dificuldades fonético-fonológicas de um falante nativo do Português durante o processo de aprendizagem do Alemão como língua estrangeira.
Específicos
• Identificar e discriminar os sons da Língua Alemã que inexistem em Português,bem como aspectos prosódicos da língua-alvo;
• Analisar aspectos variados da fonologia e da fonética da Língua Alemã;
• Comparar os sistemas fonológicos do Alemão e do Português
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DIELING, H.; HIRSCHFELD, U. Phonetik lehren und lernen. München: Langenscheidt, Goethe Institut, 2004. DÖRNER, A. et al. Übungskompendium zur segmentalen Phonologie: Transkriptionsaufgaben zur sicheren Anwendung des Internationalen Phonetischen Alphabets. Ergebnisse des Seminars „Phonologie“ im WS 2010/2011 Universität Hildesheim: Institut für deutsche Sprache. Disponível em: https://www.unihildesheim. de/fb3/institute/idsl/studium/richtlinienmaterialien/uebungsmaterialien/ (acesso em: 17 junho 2025) REINKE, K. Phonetiktrainer A1-B1: Aussichten. Kurs und Selbstmaterial mit 2 Audio-CDs. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BUNK, G. J. S. Phonetik aktuell. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2009. CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação a fonética e a fonologia. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1996. CRISTÓFARO SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português - Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios. 9. ed. São Paulo: Editora Contexto (Inclui áudio e Índice remissivo), 2010. PORTINHO-NAUIACK, Catarina; BOHUNOVSKY, Ruth; WRUCK, Virgínia. Ensinar alemão no Brasil: percurso e procedimentos. Curitiba: Editora da UFPR, 2020. SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Fonética e Fonologia do Português Brasileiro. 2. ed. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. Disponível em: https://storage.googleapis.com/assets.kiwify.com.br/7HPH4gt36jVyfst/Livro_Fonetica_e_ Fonologia_Nova_Edicao_239611354e414af0836d380daa783685.pdf.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2025 / 2 | 20 | 2 |
Letras - Português e Alemão (Licenciatura) Horários
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LUCAS LOFF MACHADO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ | Letras - Português e Alemão (Licenciatura) |