Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - COMPOSIÇÃO
CÓDIGO
05001859
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
CARGA HORÁRIA EAD
2

Ementa

Orientação e acompanhamento do trabalho de conclusão de curso.
Fundamentos para a escrita acadêmica, a pesquisa e a reflexão sobre processos criativos e de produção artística.
Nesta disciplina o discente poderá escolher, em comum acordo com seu orientador ou orientadora, a modalidade e formato pretendido, sendo a) Monografia Textual ou b) Monografia com Produção Artística.
Os trabalhos devem obedecer às normativas acadêmicas e dialogar com as temáticas pertinentes ao curso, podendo integrar direção, composição, criação e interpretação em espetáculo, produção musical, gravação fonográfica ou audiovisual com monografia e realização artística avaliadas por banca.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos os subsídios necessários para a realização de monografia em contato com as formas de produção acadêmica na contemporaneidade.
Orientar o trabalho de pesquisa em música; discutir e aprofundar conceitos relacionados aos processos criativos em música popular, estimular a pesquisa artística e científica que envolva pesquisa de campo, coleta de dados e/ou produção musical do discente, articulando conhecimentos teóricos, pesquisa e prática associadas a outras disciplinas, ensino, pesquisa e extensão.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos, v. 1, 2014. Disponível em https://ia600204.us.archive.org/11/items/ruidolibrebibliografia/LopezCano%26SanCristobal_invetigacion-artistica-en-musica.pdf Acesso em 29 de ago. 2023
  • LUCAS, Maria Elizabeth (org.). Mixagens em campo: etnomusicologia, performance e diversidade. Porto Alegre: Marcavisual, 2013. 303 p. (Marca da Palavra). ISBN 9788561965198
  • FREIRE, Vanda Bellard (Org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010, 2013. 181 p. ISBN 9788575776896

Bibliografia Complementar:

  • ANPPOM - Caderno de Resumos do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, 2019. Disponível em: https://anppom.org.br/wp-content/uploads/2020/03/XXIX-Congresso-da-ANPPOM-Caderno-de-resumos-2019.pdf Acesso em 29 de ago. 2023
  • BORÉM, Fausto. Metodologias de pesquisa em performance musical no Brasil: tendências, alternativas e relatos de experiência. Cadernos da Pós-Graduação, Campinas, v. 5, n. 2, p. 19-33, 2001.
  • CAESAR, Rodolfo. Produção de conhecimento e políticas para a pesquisa em música. Música e Tecnologia. Opus, n. 9, p. 28-34, 2003.
  • FERRAZ, Silvio. Composição e pesquisa. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 9., 1996, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anppom, 1996. p. 69-73.
  • OLIVEIRA, Jamary. Reflexões críticas sobre a pesquisa em música no Brasil. Em Pauta, Porto Alegre, v. 4, n. 5, p. 3-11, jun. 1992.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 5 4 Música - Composição (Bacharelado)
JAMES CORREA SOARES
Professor responsável pela turma

M2 2024 / 2 1 1 Música - Composição (Bacharelado)
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Professor responsável pela turma

Página gerada em 21/11/2024 05:52:58 (consulta levou 0.077134s)