Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E TURISMO
CÓDIGO
23000190
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1
Ementa
Principais fundamentos e teorias da comunicação e suas interfaces com o Turismo. O Turismo como espaço de comunicação interpessoal, intercultural e organizacional. Processos de produção de sentidos em Turismo. Abordagem da comunicação como ciência, num enfoque psico-sociológico, na problematização da relação entre comunicantes.
Objetivos
Objetivo Geral:
O componente curricular busca apresentar o percurso comunicacional, suas principais correntes/escolas e as mudanças da sociedade em comunicação;Contextualizar o papel dos processos comunicacionais na constituição do Turismo;
Refletir sobre a relação do turismo com o discurso midiático;
Analisar a construção das identidades das localidades a partir de processos comunicacionais.
Relacionar os novos cenários da comunicação e as tendências em Turismo
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Curso Básico de Teorias da Comunicação. São Paulo: Autêntica, 2017, recurso online - https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788551301746
- GASTAL, Susana. Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Ed. Aleph, 2005. - 338.4791 G255t (BCP)
- NIELSEN, Christian. Turismo e Mídia. O papel da comunicação na atividade turística. São Paulo, Editora Contexto, 2002. - 338.4791 N667t (BCS) (BCP)
Bibliografia Complementar:
- BIGNAMI, Rosana. A imagem do Brasil no Turismo. São Paulo: Aleph: 2005. - 338.4791 B593i 2.ed. (BCP)
- BOYER, Marc. História do turismo de Massa. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2003. 338.4791 B791h (BCP)
- POZENATO, Maria Menegotto; GIRON, Loraine Slomp; LEBRETON, Max (Org.). Interfaces: cultura, comunicação e turismo. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. - 302.23 I61 (BCP)
- QUEIROZ, Rafaela et al. Teoria da imagem. Porto Alegre: SAGAH, 2018, recurso online - https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788595023215
- WAINBERG, Jacques A. Turismo e comunicação: a indústria da diferença. São Paulo: Contexto, 2003. 91 p. ISBN 9788572442329
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMUNICAÇÃO E TURISMO | Turismo (Bacharelado - Noturno) |