Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA I
CÓDIGO
20000813
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica inicial do professor de Língua Inglesa. Reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Promover leituras e discussões acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua Inglesa no contexto educacional brasileiro.

Objetivos Específicos:
• Proceder à análise de material didático para o ensino de língua inglesa.
• Desenvolver a reflexão metadidática.
• Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993.
  • BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994.
  • CANALE, M. From communicative competence to communicative language pedagogy. In: RICHARDS, J. C.; SCHMIDT, R. W. (Eds.). Language and Communication. London: Longman, 1983. p. 2-27.
  • LEFFA,V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
  • NUNAN. D. Second Language teaching and learning. Massachusetts: Heinle and Heinle Publishers, 1999
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado Aberto, 1996.
  • PAIVA, V. L. M. O. Aquisição de segunda língua. (1ª ed.) São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
  • RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
  • RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and methods in Language Teaching. Cambridge University Press, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • SELINKER, L. Interlanguage. IRAL 10, 1972, p. 209–231.
  • LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014.
  • NUNAN, D. Task-based language teaching. Reino Unido: Cambridge University Press, 1994.
  • PAIVA, V. L. M. O.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 2 23 15 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

M2 2025 / 2 23 12 Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
CAMILA QUEVEDO OPPELT
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LINGÜÍSTICA APLICADA ENSINO LÍNGUA INGLESA I Letras - Português e Inglês (Licenciatura)

Página gerada em 13/10/2025 14:56:56 (consulta levou 0.197215s)