Nome da Atividade
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360266
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O ethos do Iluminismo. Estudo do pensamento educacional moderno Investigação filosófica que visa extrair produtividade da teoria de Rousseau e outros autores modernos para refletir sobre os problemas que a educação enfrenta hoje. Conceitos como cidadania, pedagogia política e formação do sujeito, que possuem uma polissemia bastante abrangente, serão tratados desde a ótica da pedagogia e da filosofia de autores modernos/enciclopedistas
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade I - O ethos do Iluminismo (12 horas-aula)
- A Filsofia do Iluminismo
-Temas em educação no Iluminismo: a formação do novo homem
- A pedagogia política e a política pedagógica
Unidade II - Rousseau e os enciclopedistas (16 horas-aula)
- A cidadania: um conceito controverso
- A vontade geral: revelação das consciências
- A formação política pela educação politizada
- Vontade geral: uma varredura no conceito
Unidade III - Do Contrato Social (20 horas-aula)
- A ética dos modernos/iluministas
- A política dos modernos/ iluministas
- Da proposta de governo
- O contrato social: origens e recepções
Unidade IV - A educação iluminista (20 horas-aula)
- O preceptor e o discípulo
- A formação na Bildung - o Bildungsroman
- A tradução do conceito de vontade geral como dispositivo para a formação
- O legislador como mestre e o mestre como legislador: escola com partido
- A vontade geral e a consciência: do chamado para a docência
- A Filsofia do Iluminismo
-Temas em educação no Iluminismo: a formação do novo homem
- A pedagogia política e a política pedagógica
Unidade II - Rousseau e os enciclopedistas (16 horas-aula)
- A cidadania: um conceito controverso
- A vontade geral: revelação das consciências
- A formação política pela educação politizada
- Vontade geral: uma varredura no conceito
Unidade III - Do Contrato Social (20 horas-aula)
- A ética dos modernos/iluministas
- A política dos modernos/ iluministas
- Da proposta de governo
- O contrato social: origens e recepções
Unidade IV - A educação iluminista (20 horas-aula)
- O preceptor e o discípulo
- A formação na Bildung - o Bildungsroman
- A tradução do conceito de vontade geral como dispositivo para a formação
- O legislador como mestre e o mestre como legislador: escola com partido
- A vontade geral e a consciência: do chamado para a docência
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO | Educação (Mestrado acadêmico) |
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO | Educação (Doutorado) |