Nome da Atividade
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360266
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O ethos do Iluminismo. Estudo do pensamento educacional moderno Investigação filosófica que visa extrair produtividade da teoria de Rousseau e outros autores modernos para refletir sobre os problemas que a educação enfrenta hoje. Conceitos como cidadania, pedagogia política e formação do sujeito, que possuem uma polissemia bastante abrangente, serão tratados desde a ótica da pedagogia e da filosofia de autores modernos/enciclopedistas

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade I - O ethos do Iluminismo (12 horas-aula)
- A Filsofia do Iluminismo
-Temas em educação no Iluminismo: a formação do novo homem
- A pedagogia política e a política pedagógica

Unidade II - Rousseau e os enciclopedistas (16 horas-aula)
- A cidadania: um conceito controverso
- A vontade geral: revelação das consciências
- A formação política pela educação politizada
- Vontade geral: uma varredura no conceito

Unidade III - Do Contrato Social (20 horas-aula)
- A ética dos modernos/iluministas
- A política dos modernos/ iluministas
- Da proposta de governo
- O contrato social: origens e recepções

Unidade IV - A educação iluminista (20 horas-aula)
- O preceptor e o discípulo
- A formação na Bildung - o Bildungsroman
- A tradução do conceito de vontade geral como dispositivo para a formação
- O legislador como mestre e o mestre como legislador: escola com partido
- A vontade geral e a consciência: do chamado para a docência

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO Educação (Mestrado acadêmico)
L.D.: LEITURAS DE FILOSOFIA MODERNA DA EDUCAÇÃO Educação (Doutorado)

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