Nome da Atividade
JOGOS E GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
CÓDIGO
10060315
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Explorar o uso de jogos no ensino de Geografia, compreendendo as aproximações e diferenças entre a aprendizagem baseada em jogos e a gamificação na educação. Analisar fundamentos teóricos, metodologias e práticas para integrar essas abordagens ao ensino de Geografia nos diferentes níveis de ensino.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Jogos Digitais e Não-Digitais no Ensino de Geografia
Elementos históricos, conceitos e abordagens no contexto dos jogos
Gêneros e diferentes tipos de jogos
Aprendizagem baseada em jogos e o ensino de Geografia
Gamificação na Educação
Entendendo a gamificação
O ensino de Geografia em ambientes educacionais gamificados
Planejamento, aplicação e análise de jogos e gamificação em cenários de aprendizagem geográfica
Elementos históricos, conceitos e abordagens no contexto dos jogos
Gêneros e diferentes tipos de jogos
Aprendizagem baseada em jogos e o ensino de Geografia
Gamificação na Educação
Entendendo a gamificação
O ensino de Geografia em ambientes educacionais gamificados
Planejamento, aplicação e análise de jogos e gamificação em cenários de aprendizagem geográfica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa J. (org). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências: Campinas: Papirus, 2016. CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Trad. Maria Ferreira, Rev. téc. Tânia Ramos Furtados. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2017. DAMBRÓS, G.; EUFRASIO JUNIOR, N. L. (Org.) . Geografia em Jogos: dos tabuleiros aos mundos virtuais. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2024. DRUMMOND, Washington. Geografia em jogo: algumas possibilidades de abordagem dos videogames na Geografia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 140-159, 2016. FADEL, Luciane M.; ULBRICHT, Vania R.; BATISTA, Claudia R.; VANZIN, Tarcísio (orgs). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da Cultura. 9. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2019. MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. Ludicidade, jogos digitais e gamificação na aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020. MELLO, F. C.; MASTROCOLA, V. M. Game cultura: comunicação, entretenimento e educação. São Paulo: Cengage Learning, 2016. MCGONIGAL, Jane. Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World. New York: The Penguin Press, 2011. MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Editora Unesp, 2003. PRENSKY, Marc. Digital game-based learning. Saint Paul: Paragon House, 2007.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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17 | 2025 / 2 | 25 | 5 |
Geografia (Mestrado acadêmico) Geografia (Doutorado) Horários
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GABRIELA DAMBROS Professor responsável pela turma |