Nome da Atividade
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CÓDIGO
20000262
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Texto e textualidade: coerência e coesão.
Objectives
Objetivo Geral:
Refletir sobre noções de linguagem, texto e discurso. Desenvolver habilidades de produção de leitura e produção de textos.Conteúdo Programático
1. Linguagem, texto e discurso
1.1 Variação lingüística.
1.2 Texto e discurso
1.3 Tipos e gêneros de discurso
1.4 Coesão e coerência textual
2. O trabalho com a produção de leitura
2.1 Concepções de leitura
2.2 Estratégias de leitura
3. O trabalho com a produção de textos
3.1 Mecanismos de produção textual
3.2 A escrita do texto acadêmico
1.1 Variação lingüística.
1.2 Texto e discurso
1.3 Tipos e gêneros de discurso
1.4 Coesão e coerência textual
2. O trabalho com a produção de leitura
2.1 Concepções de leitura
2.2 Estratégias de leitura
3. O trabalho com a produção de textos
3.1 Mecanismos de produção textual
3.2 A escrita do texto acadêmico
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BLINKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995.
- CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas,1989.
- ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985.
- FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais São Paulo: Ática, 1995.
- FAVERO, Leonor Lopes & KOCH, Ingedore. Lingüística textual.- introdução. São Paulo: Cortez Editores, 1983.
- FLORIN, L. J. & PLATAO, r. Savioli. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990.
- GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- BLINKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1995. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985. FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Cortez, 1983. GARCEZ, L. H. C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Bibliografia Complementar:
- CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FÁVERO, L. L. & KOCH, I. Lingüística textual: leitura e redação. São Paulo: Cortez, 1983. FIORIN, L. J. & PLATÃO, F. S. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: ÁTICA, 1990. GARCEZ, L. H. C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de redacao. São Paulo: Moderna, 1997. 263 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 30 | 25 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
Thiago Santos da Silva Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 30 | 25 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS Professor responsável pela turma |
||||||
T3 | 2024 / 2 | 40 | 35 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
MARCIA DRESCH Professor responsável pela turma |