Resumo
Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2002). Entre 2000 e 2008 atuou como Coordenadora do Programa Educação do Trabalhador no Serviço Social da Indústria (SESI). Entre 2005 e 2006 foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Escola Especial do Centro de Reabilitação de Pelotas/CERENEPE. De 2009 à 2014 atuou como Assessora de Projetos de Educação Ambiental no Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas/SANEP, onde instituiu o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (NEAS) e coordenou o Projeto Adote uma Escola de Coleta de Resíduos Sólidos em escolas da rede pública de Pelotas. Foi Membro do Conselho Municipal de Proteção Ambiental/COMPAM/Biênio 2010 e 2011 da Prefeitura Municipal de Pelotas. Em 2014 instituiu com a equipe do NEAS o Projeto Inclusão Social e Geração de Trabalho e Renda para Famílias de Catadores do Município. Em 2015 entrou para o quadro de Servidores Públicos Federais da Universidade Federal do Rio Grande/FURG como Pedagoga Educacional e atuou na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do Campus de Santa Vitória do Palmar (FURG/SVP). Em 2016 foi lotada no Campus Carreiros em Rio Grande, onde qualificou o Programa de Acompanhamento Pedagógico da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (PAPE/CAAPE), da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante (DIDES). Desenvolveu suas atividades de apoio pedagógico junto à estudantes Indígenas e Quilombolas, onde estudou a Cultura Indígena. Foi membro da Comissão de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (PROAAF) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPEA). Em 2018, na UFPEL, atuou no NUPADI (Núcleo de Apoio Pedagógico ao Discente) junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFPEL). Colaborou com a implantação do Programa Institucional de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (PIAPE/PRAE/UFPEL), no acolhimento, acompanhamento e orientação de estudantes bolsistas e cotistas, vinculados Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Foi membro representante da PRAE no Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP), da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e do Projeto de Pesquisa Observatório pela Construção do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica (PPQCA/UFPEL). Foi membro da CONAI - Comissão de Apoio ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFPEL) e da Comissão/Bancas de Heteroidentificação, vinculada à Coordenação de Inclusão e Diversidade - CID e ao Núcleo de Ações Afirmativas NUAAD/UFPEL. Desde janeiro de 2021 atua como Pedagoga no acompanhamento de estudantes quilombolas e indígenas; participa de bancas de heteroidentificação de processos seletivos da UFPEL e do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola (PSE); da Comissão Interdisciplinar de Permanência de estudantes quilombolas e indígenas da UFPEL; do Grupo de Trabalho das Ações Afirmativas, vinculados ao Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade/NUAAD da CODIN/Coordenação de Diversidade e Inclusão da UFPEL.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Antropologia UFPEL (Universidade Federal de Pelotas, Em andamento)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Educação
Educação - Fundamentos da Educação
Tópicos Específicos de Educação - Planejamento e Educação Ambiental
Tópicos Específicos de Educação - Gestão Ambiental
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Programa de Gestão de Desempenho (PGD)
Plano de trabalho do servidor para o período de 01/09/2024 a 30/09/2024:
Atividade | Horas | Quant. | Modalidade |
---|---|---|---|
Acompanhamento de etapas de Editais. | 2 | 4 | TELETRABALHO |
Acompanhamento de e-mail institucional | 4 | 4 | TELETRABALHO |
Atividade sob demanda | 4 | 18 | TELETRABALHO |
Atendimento ao servidor, estudante, comunidade em geral por canais diversos. | 4 | 16 | PRESENCIAL |