Resumo
Loucos e Santos Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão imbecil e estéril. Pelos caminhos da "normailidade" vida fiz graduação em Educaçaõ Física pela Universidade Federal de Pelotas (1979), Especialização em Educação Física Escolar na UFPel (1981), Especialização em Medicina Esportiva (1981) na Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre/RS, Especialização em Educação (1984) Faculdade de Educação UFPel, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação e Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente sou professor titular na Universidade Federal de Pelotas. Atua nas disciplinas de estágios educação física até 5 série da Universidade Federal de Pelotas, tecendo redes biocntricas, educação biocentrica, prática pedagógica em educação infantil e estágio no curso pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, crianças, pesquisa, formação de educadores, educação física, escola, comunidade, memória, educação, integração, razão e culturas, crianças, corporeidade.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação e Filosofia (Universidade de São Paulo, 1998)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1989)
Especialização em Ginástica Escolar (Universidade Federal de Pelotas, 1981)
Especialização em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 1984)
Especialização em Medicina Esportiva (Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 1982)
Graduação em Educaçaõ Física (Universidade Federal de Pelotas, 1979)
Áreas de atuação
Fundamentos da Educação - Educação Infantil
Fundamentos da Educação - Formação de Educadores
Educação - Fundamentos da Educação
Educação - Educação Biocentrica
Educação Física
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
As práticas integrativas e complementares e a promoção de saúde | 13/06/2022 | 13/06/2026 | 1 | |
Horta Escolar e a Obra de Portinari: A infância e a educação do corpo numa perspectiva socioambiental | 01/11/2023 | 14/08/2024 | 2 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
PIBID - Formação de professores entre a Escola e a Universidade | 01/11/2022 | 31/05/2024 | ||
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | 09/03/2020 | 31/03/2022 | 8 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.