Nome do Projeto
Extensão e Sociedade 8
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/09/2025 - 31/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto está vinculado a disciplina Extensão e Sociedade 8 e pretende desenvolver com os alunos da disciplina a transposição didática da perspectiva antropológica na abordagem da
diversidade sociocultural na sociedade contemporânea – discussões temáticas.
Objetivo Geral
Desenvolver a metodologia da Transposição didática dos conteúdos relativos à disciplina como instrumento de trabalho dentro da comunidade escolar. O material didático será usado nos estágios por parte dos estudantes de licenciatura em Ciências Sociais.
Justificativa
Através da transposição didática é possível abordar temas relacionados à diversidade sociocultural na sociedade contemporânea sob uma perspectiva antropológica para uma linguagem mais acessível à comunidade escolar. Os alunos participantes do projeto serão os matriculados na disciplina obrigatória. O projeto é necessário, portanto, para viabilizar as exigências legais relativas à transposição didática.
Metodologia
1. Apresentar aos estudantes o que é transposição didática, por meio de textos teóricos e outras experiências pedagógicas.
2. Discutir experiências de transposições feitas por turmas anteriores, preferencialmente que tenham abordado temas que mais se aproximem dos conteúdos da disciplina de Antropologia IV, buscando analisar a pertinência da linguagem e recursos utilizados, a forma de articulação dos conteúdos
e conceitos trabalhados e se esses são adequados para a realidade social e cultural dos alunos do ensino médio e da comunidade escolar.
3. Divisão da turma em grupos para a discussão sobre o tema/autor que irá ser trabalhado na disciplina, levando em conta os interesses dos estudantes e a pertinência para a realidade contemporânea e as características da comunidade escolar. A partir desta discussão é feita a divisão da turma por temas ou textos para a transposição.
4. Os integrantes de cada grupo procede à leitura do(s) texto(s) tomados como base para a transposição, buscando levantar os conceitos e sua definição (mapa conceitual), visando o compartilhamento e comparação dos resultados entre os integrantes de cada grupo.
5. Definido o mapa conceitual, o grupo procede à construção do consenso sobre os conceitos que serão objeto de transposição, definindo o seu escopo, assim como possíveis metodologias a serem utilizadas (desenhos, recursos audiovisuais, jogos, etc.).
6. Construção coletiva da transposição efetivamente falando: definição da etapa do Ensino Médio à qual se destinará, aproximações com a realidade empírica por meio da seleção de exemplos, leituras complementares e pesquisa sobre o tema/conceito, pesquisa em materiais midiáticos (sites, leituras, músicas, documentários...), experimentação e definição das linguagens a serem utilizadas para a transposição.
7. Apresentação da primeira versão do produto da transposição para os demais colegas e professor(a) da turma de da disciplina de Extensão e Sociedade 8, para sugestões e últimos ajustes no produto.
8. Aplicação do Material nas Escolas a título de teste e realização de possíveis e últimos ajustes.
2. Discutir experiências de transposições feitas por turmas anteriores, preferencialmente que tenham abordado temas que mais se aproximem dos conteúdos da disciplina de Antropologia IV, buscando analisar a pertinência da linguagem e recursos utilizados, a forma de articulação dos conteúdos
e conceitos trabalhados e se esses são adequados para a realidade social e cultural dos alunos do ensino médio e da comunidade escolar.
3. Divisão da turma em grupos para a discussão sobre o tema/autor que irá ser trabalhado na disciplina, levando em conta os interesses dos estudantes e a pertinência para a realidade contemporânea e as características da comunidade escolar. A partir desta discussão é feita a divisão da turma por temas ou textos para a transposição.
4. Os integrantes de cada grupo procede à leitura do(s) texto(s) tomados como base para a transposição, buscando levantar os conceitos e sua definição (mapa conceitual), visando o compartilhamento e comparação dos resultados entre os integrantes de cada grupo.
5. Definido o mapa conceitual, o grupo procede à construção do consenso sobre os conceitos que serão objeto de transposição, definindo o seu escopo, assim como possíveis metodologias a serem utilizadas (desenhos, recursos audiovisuais, jogos, etc.).
6. Construção coletiva da transposição efetivamente falando: definição da etapa do Ensino Médio à qual se destinará, aproximações com a realidade empírica por meio da seleção de exemplos, leituras complementares e pesquisa sobre o tema/conceito, pesquisa em materiais midiáticos (sites, leituras, músicas, documentários...), experimentação e definição das linguagens a serem utilizadas para a transposição.
7. Apresentação da primeira versão do produto da transposição para os demais colegas e professor(a) da turma de da disciplina de Extensão e Sociedade 8, para sugestões e últimos ajustes no produto.
8. Aplicação do Material nas Escolas a título de teste e realização de possíveis e últimos ajustes.
Indicadores, Metas e Resultados
- O produto final da transposição será disponibilizado para a comunidade acadêmica e externa por meio da publicação em sites e mídias digitais.
- Aplicação do produto nas escolas por meio da participação no Pibid ou estágios obrigatórios da icenciatura, cujos resultados constarão nos relatórios.
- Aplicação do produto nas escolas por meio da participação no Pibid ou estágios obrigatórios da icenciatura, cujos resultados constarão nos relatórios.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ROSANE APARECIDA RUBERT | 4 |