Nome do Projeto
Céu Aberto: Meteorologia em extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/11/2025 - 28/02/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto Céu Aberto: Meteorologia em Extensão é um projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFPel dedicado à popularização da ciência, divulgação científica e à integração entre universidade e comunidade. A expressão “Céu Aberto” remete a algo visível, amplo e compartilhado — uma metáfora para a própria natureza da Meteorologia, que observa, interpreta e explica os fenômenos atmosféricos que todos podem ver, mas nem sempre compreender. Assim, o projeto busca “abrir o céu” da Meteorologia, tornando seus conceitos mais próximos do cotidiano das pessoas, despertando curiosidade e compreensão sobre o ambiente em que vivemos. O nome “Céu Aberto – Meteorologia em Extensão” expressa a missão do projeto de abrir janelas de conhecimento, levando a observação do céu, o entendimento do clima e o valor da ciência à todos os públicos, de forma clara, didática, educativa e inspiradora.
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo promover a divulgação científica e de pesquisas realizadas no Programa, dessa forma ampliando a interação entre a universidade e a sociedade por meio de atividades educativas e comunicativas. A iniciativa busca aproximar o público da Meteorologia, despertando o interesse pela ciência e pela observação do tempo e do clima, além de contribuir para a formação de uma cultura científica acessível e inclusiva.
Justificativa
A Meteorologia é uma ciência de grande relevância social, com impactos diretos sobre diversas áreas da sociedade, como: a agricultura, os recursos hídricos, a energia e a segurança da população. No entanto, ainda é comum a presença de desinformação, simplificações excessivas e distanciamento entre o conhecimento científico e o público em geral.
O projeto Céu Aberto – Meteorologia em Extensão surge da necessidade de aproximar a Meteorologia da sociedade, divulgando pesquisas realizadas, traduzindo conceitos técnicos em linguagem acessível e promovendo o entendimento dos fenômenos atmosféricos presentes no cotidiano. A proposta busca despertar o interesse pela ciência, valorizar a observação do céu e fortalecer o papel do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia e da universidade como produtora e difusora de conhecimento científico.
Além disso, o projeto contribui para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo experiências práticas em comunicação científica e atividades extensionistas.
O projeto Céu Aberto – Meteorologia em Extensão surge da necessidade de aproximar a Meteorologia da sociedade, divulgando pesquisas realizadas, traduzindo conceitos técnicos em linguagem acessível e promovendo o entendimento dos fenômenos atmosféricos presentes no cotidiano. A proposta busca despertar o interesse pela ciência, valorizar a observação do céu e fortalecer o papel do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia e da universidade como produtora e difusora de conhecimento científico.
Além disso, o projeto contribui para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo experiências práticas em comunicação científica e atividades extensionistas.
Metodologia
O projeto contará com oficinas, demonstrações práticas, produção de vídeos educativos, elaboração de cartilhas e materiais visuais, além de participação em feiras e mostras científicas. As atividades serão planejadas e conduzidas por docentes, discentes (do PPGMet e também discentes do curso de Graduação em Meteorologia) e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFPel.
Atividade 1 – Produção de materiais educativos e audiovisuais
Serão elaborados materiais de divulgação científica e didáticos sobre fenômenos meteorológicos e climáticos, utilizando linguagem acessível e recursos visuais atrativos.
Entre os produtos previstos estão: cartilhas ilustradas, vídeos curtos, infográficos, maquetes interativas e experimentos simples que expliquem conceitos como precipitação, ventos, formação de nuvens, sistemas frontais, entre outros.
Esses materiais serão disponibilizados em eventos presenciais, redes sociais e no acervo digital do projeto.
Atividade 2 – Ações presenciais e interativas
Realização de oficinas, demonstrações práticas e estandes em feiras de ciência, eventos escolares e semanas acadêmicas. As atividades incluirão experimentos meteorológicos, jogos educativos e demonstrações com instrumentos reais de medição.
Atividade 3 – Formação e integração acadêmica
Envolvimento de alunos da graduação e pós-graduação no planejamento, execução e avaliação das ações de extensão. Também serão promovidas capacitações internas sobre comunicação científica e mediação com o público.
Durante a realização do projeto está previsto o cadastro de ações futuras para atender as atividades 2 e 3 descritas aqui na metodologia. Para cada evento, oficina ou feira em que o projeto participará serão cadastradas ações específicas para cada um destes eventos. Dessa forma, cada uma dessas ações envolverá docentes, servidores, alunos de pós-graduação e graduação. Estão previstas participações em atividades como a Rua do Lazer, atividades na rua em datas comemorativas da Meteorologia como Dia Meteorológico Mundial (23 de março) e Dia do Meteorologista (14 de outubro), participação nas próximas edições da Rua da Ciência. Além da participação em outros eventos que venham a surgir ao longo do projeto.
Atividade 1 – Produção de materiais educativos e audiovisuais
Serão elaborados materiais de divulgação científica e didáticos sobre fenômenos meteorológicos e climáticos, utilizando linguagem acessível e recursos visuais atrativos.
Entre os produtos previstos estão: cartilhas ilustradas, vídeos curtos, infográficos, maquetes interativas e experimentos simples que expliquem conceitos como precipitação, ventos, formação de nuvens, sistemas frontais, entre outros.
Esses materiais serão disponibilizados em eventos presenciais, redes sociais e no acervo digital do projeto.
Atividade 2 – Ações presenciais e interativas
Realização de oficinas, demonstrações práticas e estandes em feiras de ciência, eventos escolares e semanas acadêmicas. As atividades incluirão experimentos meteorológicos, jogos educativos e demonstrações com instrumentos reais de medição.
Atividade 3 – Formação e integração acadêmica
Envolvimento de alunos da graduação e pós-graduação no planejamento, execução e avaliação das ações de extensão. Também serão promovidas capacitações internas sobre comunicação científica e mediação com o público.
Durante a realização do projeto está previsto o cadastro de ações futuras para atender as atividades 2 e 3 descritas aqui na metodologia. Para cada evento, oficina ou feira em que o projeto participará serão cadastradas ações específicas para cada um destes eventos. Dessa forma, cada uma dessas ações envolverá docentes, servidores, alunos de pós-graduação e graduação. Estão previstas participações em atividades como a Rua do Lazer, atividades na rua em datas comemorativas da Meteorologia como Dia Meteorológico Mundial (23 de março) e Dia do Meteorologista (14 de outubro), participação nas próximas edições da Rua da Ciência. Além da participação em outros eventos que venham a surgir ao longo do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto tem como metas:
1. Consolidar o projeto Céu Aberto como ação permanente de extensão do PPGMet/UFPel;
2. Produzir e divulgar ao menos 30 materiais educativos (entre vídeos, cartilhas e experimentos) até o final do terceiro ano;
3. Participar anualmente de pelo menos três feiras científicas ou eventos públicos regionais;
4. Criar um acervo digital de divulgação científica com acesso público.
Resultados esperados são: Fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade; Produção de materiais de apoio para ensino e divulgação científica; Maior compreensão pública sobre o papel da Meteorologia na vida cotidiana; Formação de estudantes com experiência em comunicação científica e extensão universitária; Ampliação do envolvimento de discentes e docentes em ações de extensão;
Os indicadores do projeto são: número de eventos com a participação do projeto, materiais produzidos, público alcançado, envolvimento estudantil, avaliação qualitativa do projeto (com registros e depoimentos).
1. Consolidar o projeto Céu Aberto como ação permanente de extensão do PPGMet/UFPel;
2. Produzir e divulgar ao menos 30 materiais educativos (entre vídeos, cartilhas e experimentos) até o final do terceiro ano;
3. Participar anualmente de pelo menos três feiras científicas ou eventos públicos regionais;
4. Criar um acervo digital de divulgação científica com acesso público.
Resultados esperados são: Fortalecimento do vínculo entre universidade e comunidade; Produção de materiais de apoio para ensino e divulgação científica; Maior compreensão pública sobre o papel da Meteorologia na vida cotidiana; Formação de estudantes com experiência em comunicação científica e extensão universitária; Ampliação do envolvimento de discentes e docentes em ações de extensão;
Os indicadores do projeto são: número de eventos com a participação do projeto, materiais produzidos, público alcançado, envolvimento estudantil, avaliação qualitativa do projeto (com registros e depoimentos).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA PAULA HARTWIG SCHOLL | |||
| DOUGLAS DA SILVA LINDEMANN | 2 | ||
| ENZO FERNANDES GADDO | |||
| GRACIELA REDIES FISCHER | 4 | ||
| HENRIQUE NÖRNBERG DA SILVA | |||
| JONAS HENRIQUE DA ROSA SILVA | |||
| LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR | 1 | ||
| MARCELO FELIX ALONSO | 1 | ||
| MARCO ANTÔNIO FLORES DE MEDEIROS | |||
| MATEUS DA SILVA TEIXEIRA | 1 | ||
| ROSE ANE PEREIRA DE FREITAS | 1 | ||
| YNARA AGUIAR CASTRO |