Nome do Projeto
'AnatoAcupuntura': pontos, canais e meridianos na Acupuntura em diálogos e possibilidades com a Anatomia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/01/2027 - 31/12/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A 'AnatoAcupuntura' surge como um projeto unificado, visando integrar inclusive pesquisa e extensão no transcorrer do processamento dos desdobramentos iniciais propostos. Por isso, vivifica características de projeto unificado institucional. Inicialmente, pretende dialogar o aprofundamento dos estudos e pesquisas em Anatomia envolvendo com os conhecimentos em Acupuntura para melhor entender mecanismos anatômicos com potenciais rotas terapêuticas complementares em saúde. A necessidade dessa perspectiva ‘AnatoAcupuntura’ permitiu perceber uma consideração inicial a ser observada. Que a visão sistêmica e regional em anatomia humana pode contribuir sobremaneira para qualificar ainda mais em diálogos científicos a perspectiva sistêmica em Acupuntura e as finalidades complementares em saúde que esta prática milenar em saúde já pretende desenvolver nas rotinas e protocolos em saúde. Ao se refletir em projeto unificado, desde já, vê-se as disciplinas orientadas para a prática clínica nos cursos em saúde como espaços-tempos curriculares a serem integrados com a finalidade de ampliar o escopo do estudo do corpo humano e das práticas integrativas e complementares em saúde em diálogo fundamental com a perspectiva sistêmica em anatomia humana e a acupuntura.

Objetivo Geral

Pesquisar as contribuições da prática milenar da Acupuntura enquanto Práticas Integrativas e Complementares em Saúde junto à Anatomia (AnatoPICS);
Observar a importância da Anatomia enquanto conhecimento base em saúde em diálogos com a Acupuntura nas interfaces das diferentes graduações da área da saúde;
Observar as contribuições da Acupuntura a partir da 'AnatoAcupuntura' nos cuidados em saúde, considerando os espaços-tempos curriculares clínicos das graduações da área da saúde em diálogo multidisciplinar, incluindo outras interfaces das PICS;
Promover ampliação dos estudos em neuromodulação a partir do referencial em ´AnatoAcupuntura´ desenvolvido, assim como diálogos com as PICS;
Desenvolver a ampliação das atividades que já vem sendo desenvolvidas no projeto 'AnatoAcupuntura' (4447) e nos recursos albergados no website do projeto: https://wp.ufpel.edu.br/anatoacupuntura/

Justificativa

A base do entendimento da 'AnatoAcupuntura' emerge num anseio docente de integrar e potencializar ainda mais os conhecimentos das ciências básicas, do maravilhoso estudo do corpo humano, com as disciplinas do campo clínico-prático das graduações da área da saúde, particularmente a Acupuntura e os seus desdobramentos já observados nos projetos anteriores. A justificativa vem ao encontro da interdisciplinaridade, curricularização da extensão e integração curricular. Esses âmbitos que já vem sendo trabalhados por meio do Laboratório da Anatomia Clínica e Interativa (Labanatoin - https://wp.ufpel.edu.br/labanatoin/), em que já vem desenvolvendo a perspectiva anatomoclínica no cotidiano do ensino anatômico. Para isto, nesse projeto, a Acupuntura e os seus conhecimentos agregados podem contribuir sobremaneira para ampliar o enfoque do cuidado em saúde complementar potencializando ainda mais o estudo da anatomia humana e as repercussões do olhar anatomoclínico ampliado no fazer saúde.

Metodologia

Além das preparações orientadas em peças cadavéricas a serem desenvolvidas no Laboratório de Anatomia Humana como forma de aprofundar o entendimento de pontos, canais e meridianos em Acupuntura, a metodologia que já vem sendo desenvolvida descrita no artigo 1 será inclusive utilizada. Considera-se que o método de Neurometria Ryodoraku permite relacionar a Anatomia a importantes conhecimentos que a Acupuntura já aproxima. Nos artigos publicados 1 e 2 iniciaram-se compreensões e ideações nestas perspectivas e no projeto unificado UFPel pretende-se aprofundar diálogos e ainda mais possibilidades científico-profissionais em saúde.

1. SANTOS, M. C.. Acupuntura nas síndromes fibromiálgicas: diálogos possíveis com a neurometria Ryodoraku. Journal of Nursing and Health, v. 2, p. 388-397, 2012.
2. SANTOS, M. C.. Acupuntura no cuidado de enfermagem ao paciente com cisto pilonidal: um relato de experiência assistencial. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso), v. 31, p. 175-178, 2010.

Referências:

Schleip, Robert. Fáscia no esporte e no movimento. 1. ed. Barueri [SP] : Manole, 2020. 320p. ISBN 978-85-204-5549-4

Myers, Thomas W. Trilhos anatômicos: meridianos miofasciais para terapeutas manuais e do movimento. 3. ed. – Barueri, SP : Manole, 2016.

Young-Il Noh, Minsuk Rho, Yeong-Min Yoo, Sharon J.Y. Jung, Sang-Suk Lee. Isolation and Morphological Features of Primo Vessels in Rabbit Lymph Vessels. Journal of Acupuncture and Meridian Studies(2012), http://dx.doi.org/10.1016/j.jams.2012.07.002.

Moon S-H, et al., Primo Vascular System in the Subarachnoid Space of the Spinal Cord of a Pig, Journal
of Acupuncture and Meridian Studies (2012), http://dx.doi.org/10.1016/j.jams.2012.07.006

Jung JS, et al., Protocol for the Observation of the Primo Vascular System in the Lymph Vessels of
Rabbits, Journal of Acupuncture and Meridian Studies (2012), http://dx.doi.org/10.1016/j.jams.2012.07.007

Kim B-H, Developmental and Comparative Biological Study of Primo Vascular System, Journal of
Acupuncture and Meridian Studies (2012), http://dx.doi.org/10.1016/j.jams.2012.07.016

Byung-Cheon Lee, Sungkwang Kim, Kwang-Sup Soh. Novel Anatomic Structures in the Brain and Spinal
Cord of Rabbit That May Belong to the Bonghan System of Potential Acupuncture Meridians.J Acupunct Meridian Stud 2008;1(1):29−35.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto unificado 'AnatoAcupuntura' é caracterizado como desdobramentos dos projetos que envolvem o Labanatoin (https://wp.ufpel.edu.br/labanatoin/), particularmente:
a) Projeto de ensino: Práticas pedagógicas e identidades profissionais nas interfaces curriculares do ensino da Anatomia Humana para as graduações da área da saúde;
b) MAI - Museu Anatômico Itinerante: anatomia humana e educação em saúde em diálogos escolares e científicos; e,
c) O componente curricular Anatomia Humana para o Curso de Fisioterapia: diálogos e perspectivas;
d) Desenvolvimento de recursos e-learning anatomoclínicos e em saúde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO CESAR GONCALVES BORGES
LUIZA BECKER KLAFKE
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS30

Página gerada em 21/05/2026 04:54:47 (consulta levou 0.105246s)