Nome do Projeto
SACCI Pelotas: Rede de Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2021 - 31/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto faz parte da Rede de Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação (Rede SACCI) comprometida com a transformação educacional e social da metade sul do Rio Grande do Sul, região com profundos déficits sociais e educacionais. Nesta região, encontram-se os munícipios com os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do RS, cujo escore médio, dos 10 municípios parceiros com menor índice, é 3,7. Uma das explicações para os baixos índices educacionais de escolas da região é o descompasso entre o conhecimento acadêmico-científico e o conhecimento escolar. A Rede SACCI propõe-se a conectar o conhecimento escolar com a produção científica produzida no ambiente universitário, pois compreende que a investigação científica precisa deixar de ser uma prerrogativa dos espaços universitários para fazer parte da vida cotidiana de crianças e jovens desde a Educação Básica (EB). A proposta abrange duas interfaces: a Robótica Educacional e a Invenção de Mundos. Essas duas interfaces instigam a curiosidade intelectual, ao mesmo tempo que utilizam as ciências com imaginação e criatividade. As estratégias adotadas envolvem o uso das Tecnologias Digitais (incluindo as TIC) integradas com outras tecnologias de invenção humana, recursos essenciais para a construção do conhecimento em um mundo globalizado. Na interface Robótica Educacional, os estudantes (com o auxílio de professores previamente capacitados) serão desafiados a solucionar problemas, utilizando hardwares e de softwares de fácil programação, a desenvolver seu próprio projeto interativo e a trocar experiências e invenções com alunos e educadores interconectados numa rede de aprendizagem coletiva e colaborativa. Na interface Invenção de Mundos, um Dispositivo Complexo de Aprendizagem empregado como modelo de intervenção pedagógica, crianças e jovens serão provocados a criar um personagem particular que irá desbravar, viajar e viver num território compartilhado e imaginado. Durante essa viagem inventiva, os estudantes serão desafiados a resolver problemas sociais, ambientais, políticos e urbanísticos emergentes dessa criação compartilhada. Nesse cenário, o Pensamento Computacional se apresenta como uma nova interface que permeará essas outras duas. O Pensamento Computacional é um método para solução de problemas que utiliza como base os fundamentos e técnicas da ciência da computação. De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas de forma geral. Desta forma, este projeto propõe o desenvolvimento de ações para integrar o Pensamento Computacional no contexto das interfaces da Rede SACCI.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral integrar a metodologia do Pensamento Computacional no desenvolvimento de habilidades relacionadas a área de ciências, com o propósito de aperfeiçoar e inovar as metodologias de ensino dessa área no ensino Fundamental.