Nome do Projeto
Experiências docentes em Pedagogia Jurídica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/04/2023 - 27/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto objetiva construir experiências em práticas docentes inovadoras em conteúdos jurídicos, seja no curso de direito ou em outros cursos de graduação, seja na comunidade e geral.
Objetivo Geral
Construir, coletivamente, práticas e experiências inovadoras na pedagogia jurídica.
Justificativa
Pretende-se possibilitar vivências coletivas em práticas docentes inovadoras relacionadas a conteúdos jurídicos. Ainda que o Curso de Direito forme bacharéis, entende-se importante a criação de espaços de formação pedagógica especialmente tendo em vista a importância da comunicabilidade didática entre os e as futuras profissionais e a comunidade em geral. Igualmente importante é o fato de que a preparação para a docência em direito é preponderantemente realizada em cursos de pós-graduação, ainda que uma quantidade mínima desses cursos preveja uma disciplina específica em ensino do direito ou pedagogia jurídica. Desta forma, objetiva-se a construção coletiva de estratégias pedagógicas entre todas as pessoas participantes do projeto, ressaltando-se, enfim, que o currículo do Curso de Direito da UFPel possui uma disciplina de "Pedagogia Jurídica: práticas inovadoras no ensino do direito" que subsidiará o presente projeto com aprofundamento teórico junto aos e às participantes.
Metodologia
Os e as participantes do projeto realizarão:
1) Estudos sistematizados sobre ensino do direito e pedagogia jurídica;
2) Oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras;
3) Sob supervisão do corpo docente do projeto, as e os participantes, em duplas (formadas por uma/um discente de graduação e outra/o discente de pós-graduação) realizarão em atividades relacionadas ao ensino do direito, seja no curso de direito, seja em atuações em outros cursos de graduação e/ou na comunidade em geral;
4) Elaboração de planos de trabalho e relatórios sobre suas atuações;
5) Diálogo sistemático entre todas e todos os participantes para troca de repertórios de atuação.
1) Estudos sistematizados sobre ensino do direito e pedagogia jurídica;
2) Oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras;
3) Sob supervisão do corpo docente do projeto, as e os participantes, em duplas (formadas por uma/um discente de graduação e outra/o discente de pós-graduação) realizarão em atividades relacionadas ao ensino do direito, seja no curso de direito, seja em atuações em outros cursos de graduação e/ou na comunidade em geral;
4) Elaboração de planos de trabalho e relatórios sobre suas atuações;
5) Diálogo sistemático entre todas e todos os participantes para troca de repertórios de atuação.
Indicadores, Metas e Resultados
1) Participação de no mínimo 75% de encontros do grupo de estudos em pedagogia jurídica;
2) 2 oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras por semestre de duração do projeto;
3) Entrega, pelas duplas, de plano de trabalho para cada atividade realizada;
4) Participação de cada dupla de participantes em, no mínimo, 2 atividades pedagógicas por semestre;
5) Participação de cada dupla das rodas de conversas bimensais sobre as práticas realizadas para a troca de experiências e construções coletivas de estratégias pedagógicas inovadoras na pedagogia jurídica;
6) Entrega de 1 relatório final a cada semestre;
7) Publicação anual pelas duplas de, pelo menos, um produto advindo da experiência (artigo em periódico acadêmico, capítulo de livro, produto didático para disponibilização à comunidade em geral, etc.)
2) 2 oficinas de pedagogia jurídica e práticas inovadoras por semestre de duração do projeto;
3) Entrega, pelas duplas, de plano de trabalho para cada atividade realizada;
4) Participação de cada dupla de participantes em, no mínimo, 2 atividades pedagógicas por semestre;
5) Participação de cada dupla das rodas de conversas bimensais sobre as práticas realizadas para a troca de experiências e construções coletivas de estratégias pedagógicas inovadoras na pedagogia jurídica;
6) Entrega de 1 relatório final a cada semestre;
7) Publicação anual pelas duplas de, pelo menos, um produto advindo da experiência (artigo em periódico acadêmico, capítulo de livro, produto didático para disponibilização à comunidade em geral, etc.)
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALEXANDRE CORRÊA DE OLIVEIRA | |||
| ALEXANDRO MELO CORRÊA | |||
| AMANDA DO NASCIMENTO RODRIGUES | |||
| ANA CLARA CORREA HENNING | 13 | ||
| Ari Ricardo Ávila Schuller | |||
| BERNARDO NUNES DE MOURA | |||
| BRENDA LINK SIEVERT | |||
| BRUNA FLORES PRATES | |||
| BRUNO ROTTA ALMEIDA | 1 | ||
| CAROLINE SRYNCZYK DA SILVA | |||
| CHARLON REINALDO SILVA KURZ | |||
| ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 1 | ||
| GABRIEL SANTOS ROCHA | |||
| GABRIELA SOUZA GOMES | |||
| GABRIELA VON FRÜHAUF FIRME | |||
| ISABELLA AGNELLO AGUIAR RIVERO | |||
| ISADORA SILVEIRA BOERI | |||
| JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
| KARINA FERREIRA SILVEIRA | |||
| LEONARDO CONTI FRANCESCHI | |||
| LISIANE DOS SANTOS LEAO | |||
| LIVIA FANGEL DE MORAIS | |||
| LUCAS SEGA FERRÁS VIEIRA | |||
| MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 2 | ||
| MARIA CECILIA LOREA LEITE | 4 | ||
| MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO | 3 | ||
| MARIANA DELMINDA BERNARDES UTIYAMA | |||
| MARINA DA SILVA PEREIRA | |||
| MATHEUS SOARES DE SOARES | |||
| MIRELLA ENCARNAÇÃO DA COSTA | |||
| MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
| RENATHYANE DE ARMAS MACHADO | |||
| RODRIGO BARBOSA SILVEIRA | |||
| SILVIA MARIA CORRÊA VIEIRA | |||
| STEFANNIE VITÓRIA DA SILVA | |||
| THAÍSSA OLIVEIRA PINHEIRO | |||
| THUÍNI LUIZI RIGATTI | |||
| VALMOR SCOTT JUNIOR | 1 | ||
| VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS | |||
| VICTÓRIA DAS NEVES PORTO | |||
| VITORIA MARTINS PEREIRA DA SILVA | |||
| VIVIAN DINIZ DE CARVALHO |