Nome do Projeto
Café Arqueológico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/11/2013 - 26/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Arqueologia - Teoria e Método em Arqueologia
Resumo
O projeto Café Arqueológico será realizado sob coordenação do Prof. Dr. Rafael Guedes Milheira no âmbito do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ-UFPEL). O projeto consiste em palestras, grupo de estudo e cursos de curta duração ministrados por pesquisadores egressos da UFPEL, que tiveram atuação durante seus cursos de graduação e pós-graduação no LEPAARQ-UFPEL. Da mesma forma, participarão como ministrantes de palestras, cursos e grupo de estudos, pesquisadores convidados não egressos da UFPEL e que possam contribuir com suas pesquisas junto ao grupo de pesquisadores e alunos do LEPAARQ. As palestras terão temáticas relacionadas à antropologia, arqueologia e patrimônio e serão desenvolvidas com o objetivo geral de fortalecer um ciclo de ensino-aprendizagem entre profissionais e alunos, através de um espaço de troca de experiências.
Objetivo Geral
Objetiva-se contribuir para o processo de formação dos alunos que atuam como colaboradores, laboratoristas e bolsistas no LEPAARQ-UFPEL, nos mais variados projetos de pesquisa e extensão desta instituição. Com este projeto, objetiva-se proporcionar um espaço de troca de experiências, reflexão e diálogo entre profissionais egressos do LEPAARQ-UFPEL e de fora da instituição e alunos que atuam nesta instituição.
Justificativa
O projeto se justifica pela necessidade de formação de jovens pesquisadores. Na medida em que os alunos se formam atuando no LEPAARQ-UFPEL e ingressam em programas de pós-graduação dentro ou fora da UFPEL podem contribuir com palestras e grupo de estudos voltados às demandas de pesquisas do LEPAARQ-UFPEL.
A equipe do LEPAARQ-UFPEL historicamente teve a preocupação em um rodízio de conhecimento, ou seja, os alunos mais antigos ajudam na formação dos alunos recém ingressos. Quando se formam, via de regra, tornam-se pesquisadores associados do LEPAARQ-UFPEL, assumindo sub-coordenação em pesquisas e auxiliando na formação de novos pesquisadores. O projeto Café Arqueológico busca a formalização dessas atividades de ensino que envolve, de um lado, pesquisadores egressos do LEPAARQ e pesquisadores de fora e, de outro lado, alunos em processo de formação.
Justifica-se, portanto, pela criação de um espaço de reflexão e troca de ideias, entre alunos e profissionais. Um espaço de debates e diálogos, de leitura e de troca de experiências. Este espaço terá também visa o reconhecimento de profissionais formados no âmbito do LEPAARQ-UFPEL, os quais irão ensinar o que aprenderam nesta instituição. Trata-se, portanto, de uma política institucional de valorização dos profissionais formados por esta instituição.
A equipe do LEPAARQ-UFPEL historicamente teve a preocupação em um rodízio de conhecimento, ou seja, os alunos mais antigos ajudam na formação dos alunos recém ingressos. Quando se formam, via de regra, tornam-se pesquisadores associados do LEPAARQ-UFPEL, assumindo sub-coordenação em pesquisas e auxiliando na formação de novos pesquisadores. O projeto Café Arqueológico busca a formalização dessas atividades de ensino que envolve, de um lado, pesquisadores egressos do LEPAARQ e pesquisadores de fora e, de outro lado, alunos em processo de formação.
Justifica-se, portanto, pela criação de um espaço de reflexão e troca de ideias, entre alunos e profissionais. Um espaço de debates e diálogos, de leitura e de troca de experiências. Este espaço terá também visa o reconhecimento de profissionais formados no âmbito do LEPAARQ-UFPEL, os quais irão ensinar o que aprenderam nesta instituição. Trata-se, portanto, de uma política institucional de valorização dos profissionais formados por esta instituição.
Metodologia
O projeto será desenvolvido de três formas: palestras, grupo de estudos e curso de curta duração. Fica a cargo do profissional ministrante, em concordância com a coordenação, qual o modo preferencial de exposição:
1) Através de palestras esporádicas ministradas por profissionais e ex-alunos da UFPEL que atuaram em sua formação no LEPAARQ-UFPEL. Neste sentido, a metodologia do projeto envolve palestras de aproximadamente 40 minutos com uso de data-show. As palestras serão realizadas, preferencialmente, no espaço do LEPAARQ-UFPEL, em meio aos espaços de trabalho. A ideia central é que o espaço proporcionado pelo projeto seja o mesmo espaço de muitas das pesquisas que forem divulgadas pelas palestras dos profissionais ministrantes.
2) Através de grupo de estudos que envolva a leitura e discussão de textos da área de arqueologia, antropologia e patrimônio.
3) Através de curso de curta de duração de 20hs ou 40hs, que pode ou não envolver leitura de textos e atividades práticas de campo e laboratório.
1) Através de palestras esporádicas ministradas por profissionais e ex-alunos da UFPEL que atuaram em sua formação no LEPAARQ-UFPEL. Neste sentido, a metodologia do projeto envolve palestras de aproximadamente 40 minutos com uso de data-show. As palestras serão realizadas, preferencialmente, no espaço do LEPAARQ-UFPEL, em meio aos espaços de trabalho. A ideia central é que o espaço proporcionado pelo projeto seja o mesmo espaço de muitas das pesquisas que forem divulgadas pelas palestras dos profissionais ministrantes.
2) Através de grupo de estudos que envolva a leitura e discussão de textos da área de arqueologia, antropologia e patrimônio.
3) Através de curso de curta de duração de 20hs ou 40hs, que pode ou não envolver leitura de textos e atividades práticas de campo e laboratório.
Resultados Esperados
Espera-se que o projeto possibilite um espaço de diálogo, reflexões, debates e troca de experiências entre profissionais e alunos que atuam no LEPAARQ-UFPEL. Espera-se que tais palestras, cursos e grupo de estudos possam contribuir para a formação dos alunos envolvidos nas pesquisas do LEPAARQ-UFPEL e que qualifiquem os alunos para as atividades de pesquisa e extensão da mesma instituição. Espera-se também o reconhecimento dos profissionais egressos desta instituição.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MARQUES | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
CHAIANE ALVES QUADRADO | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
CRISTIANO VON MÜHLEN | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
Daiane Amaral Marin | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
FABIO VERGARA CERQUEIRA | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
JORGE LUIZ DE OLIVEIRA VIANA | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
JOÃO MANSUR NETO | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
LUCIANA DA SILVA PEIXOTO | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
PATRICIA SAMPAIO MOTA | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
RAFAEL GUEDES MILHEIRA | 2 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
RICARDO RATTO FINKLER | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
SARA CORADI | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
SIMONE DE FREITAS ORTIZ | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |
SUZANA ELIZA ROLL MUNSBERG | 1 | 25/11/2013 | 26/11/2015 |