Nome do Projeto
GAMA: Grupo de Apoio em Matemática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2016 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística atende a 38 cursos de graduação da UFPel, totalizando semestralmente mais de 120 turmas e aproximadamente 2700 alunos de graduação. Um fator preocupante é o baixo desempenho nas disciplinas de Matemática, principalmente nos dois primeiros semestres do ingresso dos alunos.
Estes dados geram uma ansiedade, tanto nos professores, pois evidenciam que os alunos não possuem uma aprendizagem significativa dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no ensino fundamental e médio (Moreira, 2012), quanto nos alunos, pela consciência do grau de dificuldade que enfrentarão em sua jornada acadêmica.
Com o advento do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ocorrida entre 2009 e 2012 (BRASIL, 2009), muitos cursos foram criados na Universidade Federal de Pelotas dentre eles, diversos cursos que necessitam de uma formação sólida em matemática. Se, por um lado, esta expansão trouxe a democratização do acesso ao ensino superior, por outro, percebemos que, cada vez mais, alunos ingressam na universidade sem possuir conhecimentos básicos de matemática que são os pré-requisitos para as novas disciplinas, como Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica, entre outras (Cabrera et. al., 2013).
Nós, professores proponentes deste Projeto, estamos muito preocupados com esta realidade, pois entre as consequências mais importantes, estão os altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais de matemática de nível superior e a evasão tanto nessas disciplinas como da própria universidade. Acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estamos conseguindo diminuir gradativamente a distância entre o que o estudante acredita saber, o que ele realmente sabe e o que ele deveria saber. Estamos atentos à realidade acadêmica, pois entre as consequências do baixo desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática estão os altos índices de reprovação e evasão (BITTAR, 2012). Acreditamos que, com as ações propostas neste projeto, estaremos contribuindo na formação acadêmica dos acadêmicos participantes do projeto.
Com base no desnível existente entre o preparo do aluno ingressante e o que o espera na universidade, foi elaborado o projeto GAMA – Grupo de Apoio em Matemática, que visa principalmente revisar e reforçar os conhecimentos matemáticos dos participantes do Projeto. Com isso, busca-se suprir algumas carências nos conteúdos de matemática básica e apoiar os estudantes nas disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica. Com isso, espera-se contribuir na formação acadêmica destes estudantes, otimizar o tempo de formação de cada aluno e, consequentemente, os recursos públicos utilizados na formação acadêmica.
Este Projeto não tem a pretensão de resolver todos os problemas relacionados à carência na formação dos conhecimentos em matemática dos estudantes nem da predisposição que eles têm em aprender, mas objetivamos contribuir na construção de um conhecimento significativo em matemática dos estudantes participantes e motivá-los a estudarem.
Objetivo Geral
Este Projeto, apresenta basicamente dois objetivos:
• o primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes do Projeto nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar;
• o segundo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como bolsistas do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante monitorado faz.
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
• o primeiro é o de reforçar os conhecimentos dos alunos participantes nos conteúdos de Matemática Básica e Cálculo. Como consequência disso, pretendemos reduzir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes do Projeto nas disciplinas de início de curso que envolvem matemática elementar;
• o segundo é o de proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como bolsistas do Projeto, uma possibilidade de contato com a prática docente, através do trabalho de monitoria neste projeto e, pensando na formação continuada, aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos. Pois, acreditamos que é fundamental que o bolsista (desempenhando o papel de professor naquele momento) tenha um conhecimento profundo dos conceitos trabalhados em matemática, para ser capaz de examinar as construções matemáticas que o estudante monitorado faz.
Em suma, objetivamos com este projeto complementar e solidificar a formação dos alunos dos mais diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
O projeto GAMA foi criado em março de 2015 e é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo (TME), que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição. As ações do GAMA serão baseadas nas experiências adquiridas nos últimos cinco anos com o Projeto TME e no primeiro ano do projeto GAMA. As edições anteriores deste Projeto tem alcançando, a cada semestre, resultados positivos no que diz respeito à aprendizagem dos alunos participantes e consequentemente já se percebeu uma redução significativa dos índices de reprovação nos semestres iniciais e uma diminuição da evasão dos estudantes que participam do projeto (Costa et. al. 2013).
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 75% e o índice de infrequência dos referidos alunos na respectiva disciplina tem ficado abaixo de 2%.
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência da deficiência na formação sólida em matemática.
Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto, para reforço nos conhecimentos por pelo menos 08 (oito) vezes ao longo do semestre, tem ficado acima de 75% e o índice de infrequência dos referidos alunos na respectiva disciplina tem ficado abaixo de 2%.
Sabemos que o aumento na oferta de cursos superiores é uma reivindicação muito justa e antiga da sociedade como um todo, mas do ponto de vista acadêmico, isto, inevitavelmente, resulta na diminuição da relação candidato/vaga nos processos seletivos e, nos moldes atuais do ensino médio evidencia uma exigência menor de qualificação dos alunos ingressantes nas universidades. Porém, uma vez que o estudante está na universidade, novas dificuldades aparecem muito como consequência da deficiência na formação sólida em matemática.
Metodologia
1) Ações de Projeto
O Projeto atuará basicamente em quatro principais ações: Cursos Preparatórios para o Cálculo, Monitoria, Módulos de reforço em cálculo e Encontros de ALGA.
I. Os Cursos Preparatórios para o Cálculo
O Curso Preparatório para o Cálculo será composto de 10 (dez) horas/aula teóricas e 10 (dez) horas/aula práticas, versando sobre conteúdos de Matemática Básica (conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Além das aulas teóricas e de exercícios, 4 (quatro) horas/aula serão destinadas aos testes de sondagem e comparativo. O aluno que obtiver 75% de frequência no curso, realizar os dois testes e obtiver mais de 60% de acerto no teste comparativo terá direito a um certificado de 24 horas.
O curso será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Serão oferecidas pelo menos duas edições do Curso Preparatório para o Cálculo, preferencialmente na semana que antecede o começo de cada semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel. Para cada edição do Curso estão previstas duas turmas de 60 alunos cada, em dois turnos distintos.
II. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Esta ação tem o objetivo de potencializar o aprendizado matemático e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas iniciais de matemática. O acadêmico que procurar as monitorias do projeto em pelo menos 15 oportunidades terá direito a um certificado de 20 horas.
III. Atividades pedagógicas regulares de reforço em cálculo
Oferecimento de atividades regulares de revisão, reforço e resolução de exercícios de cálculo através de módulos com assuntos predeterminados e com percentual de 40% das vagas destinadas para alunos vinculados a programas de permanência da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE. Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição através da página do Projeto em período predeterminado para cada módulo individualmente. Serão oferecidos três módulos ao longo de cada semestre letivo, sendo um sobre o conteúdo de conjuntos e funções, um sobre limites e um sobre derivadas de funções reais de uma variável real. Em cada módulo serão oferecidas três turmas de 20 alunos cada. A carga horária de cada módulo será de 20 horas, sendo 04 horas semanais para cada turma. Esta é uma ação que busca atender a acadêmicos que necessitam de acompanhamento pedagógico sistemático em cálculo e colaborar com ações do programa de permanência de alunos da Universidade.
IV. Encontros de ALGA
Oferecimento de aulas de revisão, reforço e resolução de exercícios de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica). Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição através da página do Projeto GAMA para cada encontro individualmente.
2) Ações da Equipe Proponente
(a) Orientação dos bolsistas
Os professores ficarão responsáveis em orientar os bolsistas em suas atividades de monitoria, preparação de cursos e materiais, estudos direcionados ao Ensino e/ou pesquisa.
(b) Qualificação do Projeto
Os professores realizarão reuniões periódicas no grupo proponente e com os bolsistas visando o acompanhamento, estudo e qualificação. Quinzenalmente será realizada uma reunião geral com todo o grupo de professores e bolsistas, onde serão discutidas as ações do Projeto e aplicados testes qualitativos aos bolsistas.
(c) Levantamento e tratamento de dados
Durante o semestre letivo, os professores orientarão os bolsistas na coleta de dados referentes ao desempenho dos alunos participantes do Projeto. Ao final do semestre, estes dados são organizados e divulgados para a comunidade acadêmica.
O Projeto atuará basicamente em quatro principais ações: Cursos Preparatórios para o Cálculo, Monitoria, Módulos de reforço em cálculo e Encontros de ALGA.
I. Os Cursos Preparatórios para o Cálculo
O Curso Preparatório para o Cálculo será composto de 10 (dez) horas/aula teóricas e 10 (dez) horas/aula práticas, versando sobre conteúdos de Matemática Básica (conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações). Além das aulas teóricas e de exercícios, 4 (quatro) horas/aula serão destinadas aos testes de sondagem e comparativo. O aluno que obtiver 75% de frequência no curso, realizar os dois testes e obtiver mais de 60% de acerto no teste comparativo terá direito a um certificado de 24 horas.
O curso será destinado prioritariamente a alunos ingressantes na UFPel que possuem matemática em sua grade curricular. Serão oferecidas pelo menos duas edições do Curso Preparatório para o Cálculo, preferencialmente na semana que antecede o começo de cada semestre letivo, de acordo com o calendário acadêmico da UFPel. Para cada edição do Curso estão previstas duas turmas de 60 alunos cada, em dois turnos distintos.
II. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Pré-Cálculo, Cálculo e ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica), visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma. Esta ação tem o objetivo de potencializar o aprendizado matemático e, consequentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas disciplinas iniciais de matemática. O acadêmico que procurar as monitorias do projeto em pelo menos 15 oportunidades terá direito a um certificado de 20 horas.
III. Atividades pedagógicas regulares de reforço em cálculo
Oferecimento de atividades regulares de revisão, reforço e resolução de exercícios de cálculo através de módulos com assuntos predeterminados e com percentual de 40% das vagas destinadas para alunos vinculados a programas de permanência da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE. Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição através da página do Projeto em período predeterminado para cada módulo individualmente. Serão oferecidos três módulos ao longo de cada semestre letivo, sendo um sobre o conteúdo de conjuntos e funções, um sobre limites e um sobre derivadas de funções reais de uma variável real. Em cada módulo serão oferecidas três turmas de 20 alunos cada. A carga horária de cada módulo será de 20 horas, sendo 04 horas semanais para cada turma. Esta é uma ação que busca atender a acadêmicos que necessitam de acompanhamento pedagógico sistemático em cálculo e colaborar com ações do programa de permanência de alunos da Universidade.
IV. Encontros de ALGA
Oferecimento de aulas de revisão, reforço e resolução de exercícios de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica). Os acadêmicos interessados deverão realizar a inscrição através da página do Projeto GAMA para cada encontro individualmente.
2) Ações da Equipe Proponente
(a) Orientação dos bolsistas
Os professores ficarão responsáveis em orientar os bolsistas em suas atividades de monitoria, preparação de cursos e materiais, estudos direcionados ao Ensino e/ou pesquisa.
(b) Qualificação do Projeto
Os professores realizarão reuniões periódicas no grupo proponente e com os bolsistas visando o acompanhamento, estudo e qualificação. Quinzenalmente será realizada uma reunião geral com todo o grupo de professores e bolsistas, onde serão discutidas as ações do Projeto e aplicados testes qualitativos aos bolsistas.
(c) Levantamento e tratamento de dados
Durante o semestre letivo, os professores orientarão os bolsistas na coleta de dados referentes ao desempenho dos alunos participantes do Projeto. Ao final do semestre, estes dados são organizados e divulgados para a comunidade acadêmica.
Resultados Esperados
Os resultados e impactos esperados são:
- Ter sanado as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas a conteúdos de matemática;
- Ter solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;
- Ter contribuído para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas de Matemática;
- Ter contribuído para a permanência de alunos participantes que encontram-se em estado de vulnerabilidade socioeconômica;
- Ter fortalecido a formação dos bolsistas do Projeto;
- Ter divulgado os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos.
- Ter sanado as principais dúvidas dos alunos participantes do Projeto, relacionadas a conteúdos de matemática;
- Ter solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;
- Ter contribuído para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas de Matemática;
- Ter contribuído para a permanência de alunos participantes que encontram-se em estado de vulnerabilidade socioeconômica;
- Ter fortalecido a formação dos bolsistas do Projeto;
- Ter divulgado os resultados do Projeto em eventos ou periódicos científicos.
Indicadores, Metas e Resultados
A emissão de certificado para os acadêmicos participantes dos Cursos Preparatórios para o Cálculo estará vinculada a presença dos alunos nos testes de sondagem e comparativo, realizados respectivamente no começo e final do Curso. Terá direito ao certificado de 24 horas o aluno que obtiver um mínimo de 75% de frequência nas aulas do Curso e obtiver pelo menos 60% de aproveitamento no teste comparativo.
A emissão de certificado para os acadêmicos participantes das Atividades pedagógicas regulares de reforço em cálculo está vinculada a obtenção de pelo menos 75% de frequência nas atividades.
A emissão de certificado para os acadêmicos participantes das Monitorias e/ou Encontros de ALGA do projeto estará vinculada a frequência mínima de 15 (quinze) vezes ao longo do semestre. Neste caso, será emitido um certificado de 20 (vinte) horas.
A emissão de certificado para os acadêmicos participantes das Atividades pedagógicas regulares de reforço em cálculo está vinculada a obtenção de pelo menos 75% de frequência nas atividades.
A emissão de certificado para os acadêmicos participantes das Monitorias e/ou Encontros de ALGA do projeto estará vinculada a frequência mínima de 15 (quinze) vezes ao longo do semestre. Neste caso, será emitido um certificado de 20 (vinte) horas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALANA SCHWENDLER | 24 | 22/08/2016 | 01/10/2016 |
ALDAIR CELESTINO OLIVEIRA JUNIOR | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
ALDELAINY MENEZES DA SILVA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
ALESSANDRA PEREIRA DOS SANTOS | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
ALEX RAMIRES FARIAS | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
ALEX SANDRO DE CASTRO GARRIDO | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO | 24 | 01/08/2016 | 06/08/2016 |
ALEXANDRE MOLTER | 6 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
ALINE DUTRA PEREIRA | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
ANA CAROLINA RODRIGUES RIBEIRO | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
ANA LUCIA BUENO DA SILVA SCHAUN | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
ANA LUÍSA RIGOLIN MENGELLE BIANCHI | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
ANDRE LUIZ MACHADO SIMAO DE SOUZA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
ANDREY JANKE DOS SANTOS | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
ARIEL MACHADO PEREIRA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
AUGUSTO ZANINI FERREIRA JOAO | 20 | 02/05/2016 | 01/07/2016 |
BEATRIZ PACHECO JUNQUEIRA | 20 | 01/03/2016 | 30/04/2016 |
BEATRIZ TIMM RUTZ | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
BETHÂNIA MACHADO FIGUEIREDO | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
BIANCA BRUM DE OLIVEIRA | 24 | 01/08/2016 | 06/08/2016 |
BRUNA ARRUDA ARAUJO | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
BRUNO BONILHA DIAS | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
BRUNO GABRIEL GONCALVES SOARES | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
CALEB SCHMITT FARIAS | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
CAMILA PINTO DA COSTA | 1 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
CAROLINA DE AGUIAR MONTEIRO | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
CAROLINA LOURENCO CAMPELO | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
CAROLINA PINHEIRO TAVARES | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
CAROLINE FRANCISCA MACHADO | 20 | 06/06/2016 | 01/07/2016 |
CAROLINE MARQUES JORGE | 24 | 07/03/2016 | 01/07/2016 |
CASSIA GABRIELA VINHOLES TESSMER | 68 | 01/08/2016 | 28/02/2017 |
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
CIPRIANE MACIEL VIANA | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
CLAUDIO ZEN PETERSEN | 1 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
CLELIA BEATRIZ MENDES DIAS | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
CÁTIA ROSANE DA SILVA ROCHA | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
CÍCERO NACHTIGALL | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
DANIEL CAMPOS ULLRICH | 20 | 01/03/2016 | 15/03/2016 |
DANIELA BONETTO ROSA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
DANIELA BUSKE | 1 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
DANIELA CAMEIS COIMBRA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
DANIELA ELIAS CORREA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
DANIELE SILVEIRA DA ROSA | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
DAVI SARUBBI DE OLIVEIRA | 20 | 01/03/2016 | 31/07/2016 |
DÉBORAH TROTA FARIAS DE ALBERNAZ | 48 | 01/08/2016 | 01/10/2016 |
EDI BEHLING | 56 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
EDUARDO GARCIA CARDOSO | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
EDUARDO HELLER | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
EDUARDO SGANZERLA FERREIRA | 20 | 01/03/2016 | 30/09/2016 |
ELEMAR RAPACHI PUHL | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
ENILSON RODRIGUES NUNES | 20 | 18/08/2016 | 28/02/2017 |
ENRICO BLAAS BRAGA | 20 | 02/05/2016 | 27/05/2016 |
EVANDRO HÜBNER BUBOLZ | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
EVELYN MIANES BESCKOW | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
Evander Barboza Almeida | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
FATIMA CAVALHEIRO COSTA | 56 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
FELIPE SCATTOLIN ANSELMO | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
FERNANDO NEUGEBAUER REHBEIN DA CUNHA PENEDO | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
FERNANDO RAFAEL BATISTA RIBEIRO JUNIOR | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
FLAVIA MILECH GARCIA | 20 | 06/06/2016 | 01/07/2016 |
FLAVIANE AGUSTINI STEDILLE | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
FRANCINE DO COUTO LIMA | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
FRANKLIN LEGORIO EISFELD | 64 | 02/05/2016 | 18/02/2017 |
GABRIEL CARDOZO BRITO | 24 | 22/08/2016 | 01/10/2016 |
GABRIEL CARVALHO ARANTES | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
GABRIELLA SELBACH STANIECKI | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
GIOVANNI DA SILVA NUNES | 1 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
GISELE NUNES DA SILVA | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
GLENIO AGUIAR GONCALVES | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
GREGORY SCHUMACHER SOARES | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
GUILHERME GEROTTO DA COSTA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
Gilciane Jansen Recondo | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
HERONALDO PEREIRA DE SOUZA | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
HUGO SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
IAGO MILBRATZ OLIVEIRA | 20 | 01/04/2016 | 28/02/2017 |
ISABELLE DE ARAUJO AZEVEDO | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
JAILTON GONCALVES FERNANDES | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
JAIME CONTE ZANDONA | 80 | 01/04/2016 | 28/02/2017 |
JAMES BUNDE ROSCHILDT | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
JANICE NERY | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
JAQUELINE GARCIA RIJO | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
JAÍNE PROTZEN CASSAIS | 80 | 01/04/2016 | 28/02/2017 |
JESSICA MARON MACHADO | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
JESSICA VALÉRIA DE OLIVEIRA SPECHT | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
JHONATAS DA SILVA NUNES | 52 | 14/03/2016 | 28/02/2017 |
JOEZER FONSECA SMANIOTTO | 56 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
JORGE LUÍS ANDRADE TAVARES | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
JOÃO INÁCIO MOREIRA BEZERRA | 80 | 01/04/2016 | 28/02/2017 |
JUAN BURTET | 60 | 01/08/2016 | 18/02/2017 |
JULIA TORRES RAMALHO | 40 | 14/03/2016 | 28/02/2017 |
JULIANA BORGES PEDROTTI | 20 | 01/03/2016 | 30/05/2016 |
JULIANA MACHADO PEREIRA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
Jaqueline Moraes Gonçalves Mattozo | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
KAROLAI DE CAMPOS FEIJO | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
KETLYN PEREIRA DA MOTTA | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
LARISSA NUNES MEIRELLES DA LUZ | 20 | 01/03/2016 | 31/07/2016 |
LARRISON SOARES GALARCA | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
LEONARDO GULARTE COELHO | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
LEONARDO KRELING DE AVILA | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
LETICIA PRECHESNIUKI ALVES | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
LIANE BLANK SCHNEIDER | 20 | 15/06/2016 | 28/02/2017 |
LIARA KURTZ | 20 | 01/05/2016 | 28/02/2017 |
LISANE ANDRADE DA ROSA | 44 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
LISLAINE DOS SANTOS BARBOSA | 44 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
LUCAS BARROS ORTIGARA | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
LUCAS EDUARDO BRETANA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
LUCAS KUSTER PEREIRA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
LUCIANA CHIMENDES CABRERA | 6 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
LUIZ GABRIEL CASSOL MACHADO | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
LUIZA COUTINHO PEREIRA | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
LUIZA OLIVEIRA LEMOS MILLER | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
Larissa Ferreira Maia Reinhardt | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
LÉO LAURENT GARCIA | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
MANOEL HOSSER | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
MARCELO GONCALVES DO AMARAL | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
MARCELO WELLINGTON TANCINI VIEIRA | 56 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
MARCO ANTÔNIO FERREIRA BIRCK | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
MARCÉLI GUEDES DA SILVA | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
MARGO MENEZES GOMES | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
MARIA ELENA SILVA MORAES | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
MARIA SIMONE MARTINS HORNES BATISTA | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
MARIANA DOS SANTOS BONO | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
MARIANA MATOS COELHO | 24 | 07/03/2016 | 01/07/2016 |
MARIANA XIMENA TEIXEIRA REYES | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
MARIANE SULZBACHER | 20 | 01/10/2016 | 28/02/2017 |
MARIGILSA DOS SANTOS MACHADO | 20 | 06/06/2016 | 01/07/2016 |
MARTA ANGELICA SCHIMULFENING COELHO | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
MATHEUS LEMOS DE PERES | 2 | 08/08/2016 | 10/12/2016 |
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | 60 | 01/08/2016 | 18/02/2017 |
MAURICIO BRAGA DE PAULA | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
MAURICIO ZAHN | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
MIGUEL GUT SEARA | 20 | 01/03/2016 | 30/11/2016 |
MILENE DUMMER | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
MILENE LOPES DOS SANTOS | 20 | 06/06/2016 | 01/07/2016 |
MONICA DE PAULA RECH GOVEA | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
MURIEL BELO PEREIRA | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
MÔNICA ZANETTI FERREIRA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
NALOIR COIMBRA LIMA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
NATHALIA PASSOS MOURA | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
NATÁLIA SANTOS ALVES | 60 | 01/08/2016 | 18/02/2017 |
NEIDE PIZZOLATO ANGELO | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
OTÁVIA SILVA DOS SANTOS | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL | 1 | 08/08/2016 | 10/12/2016 |
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | 80 | 14/03/2016 | 18/02/2017 |
PATRICK GARCIA MACHADO | 24 | 22/08/2016 | 01/10/2016 |
PAULO ROBERTO DOS REIS DA ROSA | 20 | 18/08/2016 | 28/02/2017 |
PIERRE TEIXEIRA DA SILVA | 20 | 01/12/2016 | 28/02/2017 |
QUELEN CORREA FURTADO | 24 | 01/08/2016 | 06/08/2016 |
RAFAEL DIAS LAGEMANN | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | 20 | 01/03/2016 | 31/07/2016 |
RAQUEL FLORES CARDOSO | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
REGIS SPEROTTO DE QUADROS | 1 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
REJANE PERGHER | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
RICARDO HELLWIG BARTZ | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | 44 | 22/08/2016 | 28/02/2017 |
SAMANTA RIBEIRO DE ARAÚJO | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA | 1 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
SHEILA REGINA COSTA CROCHE | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
STEFANIE GONCALVES MARQUES | 24 | 13/09/2016 | 18/02/2017 |
STÉFANO VOSS BOEIRA | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO | 2 | 14/03/2016 | 10/12/2016 |
TAINA SILVEIRA SOARES | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG | 24 | 07/03/2016 | 06/08/2016 |
TAYLOR CAVALHEIRO PALÁCIOS | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
THAIS FIGUEIREDO RODEGHIERO | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
THALIA CRUZ LUZ SOARES | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
Tainara Porto da Silva | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
Thalita Fagundes Leal | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
VAGNER DA SILVA SAMPAIO | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
VALDECIR BOTTEGA | 2 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | 36 | 07/03/2016 | 18/02/2017 |
VANESSA LEMOS GUIMARAES | 44 | 14/03/2016 | 18/02/2017 |
VERONICA DE ALMEIDA CHAVES | 20 | 05/04/2016 | 27/05/2016 |
VICTOR EMANUEL SIMON | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
VICTORIA TIEMI BOTOSSO OKASIMA | 20 | 01/08/2016 | 28/02/2017 |
VINICIUS DO COUTO MINUTO | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
VINICIUS TORRES MARQUES | 20 | 01/03/2016 | 28/02/2017 |
VINÍCIUS CUNHA DA SILVA | 12 | 22/08/2016 | 10/09/2016 |
VITOR MATEUS LOPES VARGAS | 12 | 11/10/2016 | 18/02/2017 |
VITÓRIA SOUSA FERREIRA | 20 | 05/04/2016 | 29/04/2016 |
Veronick Rezende Silveira | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |
VÍTOR RESING PLENTZ | 24 | 07/03/2016 | 12/03/2016 |
WATARU IWAMOTO | 20 | 01/05/2016 | 28/02/2017 |
WESLEY CLAUDIO DIAS | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
WILIANS DONIZETE DA SILVA JUNIOR | 20 | 14/03/2016 | 11/07/2016 |
WILLIAM LOPES | 20 | 08/08/2016 | 28/02/2017 |
WILLIAM PEDROLO BOURSCHEID | 36 | 22/08/2016 | 18/02/2017 |
WÂNDRIA DOS SANTOS RIBEIRO | 20 | 05/04/2016 | 01/07/2016 |
XAUANDA DA ROSA PEREIRA | 12 | 13/09/2016 | 01/10/2016 |