Nome do Projeto
Apoio Acadêmico no Ensino de Engenharia Hídrica - Etapa 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/03/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O curso de graduação em Engenharia Hídrica possui em seu currículo um conjunto de disciplinas que confere ao curso um caráter multidisciplinar necessário a formação do profissional de Engenharia Hídrica habilitado a atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Os índices de reprovação e evasão nos cursos de Engenharia são elevados, justificados por vários fatores, mas especialmente pela dificuldade das disciplinas ligadas à cálculo e ciências e a base deficiente em matemática do aluno ao ingressar na universidade. Como forma a reduzir estes índices, o curso de Engenharia Hídrica tem utilizado de várias estratégias expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo planejadas e colocadas em prática.

Objetivo Geral

Reduzir o índice de reprovação em disciplinas e evasão do curso de Engenharia Hídrica através do desenvolvimento de atividades acadêmicas extra classe para auxílio na aprendizagem do aluno.

Justificativa

A formação do profissional em Engenharia Hídrica tem em seu currículo um conjunto de disciplinas que confere ao profissional habilitação para atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Por ser um curso de Engenharia, o número de disciplinas relacionadas a matemática é significativa, mas também, pelo seu caráter multidisciplinar, o curso possui disciplinas na área de ciências humanas, geografia e geopolítica. Essa diversidade de conhecimento e a necessidade de uma base sólida confere ao curso uma carga horária que demanda muito tempo do aluno em atividades teóricas e práticas, e exige do professor um intenso preparo das aulas e atividades extra classe. Somado a isso, o aluno ingressa na universidade com uma base deficiente em matemática acarretando em elevados índices de reprovação e evasão. Apesar do número de vagas em engenharias nas instituições de ensino superior brasileiras ter mais que triplicado entre 2001 e 2011, menos da metade dos estudantes que ocupam estas vagas concluem o curso (G1, 2013). A principal causa da evasão nas universidades públicas é a formação básica deficiente em matemática e ciências, que gera um déficit de profissionais no mercado de trabalho, comprometendo a economia e desenvolvimento do país. Barbosa et al. (2011) apontaram em um estudo com estudantes de Engenharia Elétrica que, entre outros fatores, a falta de conhecimento sobre a realidade do curso e a falta de preparo anterior ao ensino superior contribuem para a evasão do curso. Nesse sentido, o curso de Engenharia Hídrica tem feito uso de várias estratégias, expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo utilizadas e outras planejadas com o intuito de reduzir os índices de reprovação e evasão. Dentre elas está o envolvimento de discentes com conhecimento em determinada área para auxiliar o docente no desenvolvimento da disciplina, especialmente no preparo de aulas práticas (campo e laboratório) e ações diretas de monitoria.

Metodologia

Para desenvolvimento deste projeto serão, inicialmente, identificadas as disciplinas do curso de Engenharia Hídrica que demandam apoio extra classe para auxiliar na aprendizagem.
Após esta identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades através da supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
A partir deste processo, encontros semanais serão definidos para desenvolvimento de atividades entre o professor responsável da disciplina e o aluno selecionado e entre este aluno e os alunos da disciplina nas ações de monitoria.

Resultados Esperados

A partir do desenvolvimento deste projeto espera-se que os alunos com dificuldades em determinada disciplina tenham a possibilidade de sanar suas dificuldades e melhorar sua aprendizagem em atividades extra classe, reduzindo dessa forma os índices de reprovação em disciplinas e evasão do curso.
Espera-se, também, que essa alternativa contribua positivamente na motivação dos alunos especialmente naquelas disciplinas tradicionalmente mais complexas e que apresentam os maiores índices de retenção.

Indicadores, Metas e Resultados

Este projeto é a segunda edição de projeto anteriormente apresentado à PRG, demonstrando a continuidade das ações da Engenharia Hídrica na melhoria do processo de ensino/aprendizagem dos seus alunos e também daqueles alunos de outras graduações que procuram disciplinas ofertadas pela Engenharia Hídrica.

Este projeto ainda não tem alunos na equipe executora uma vez que trata-se de um projeto coletivo de monitorias, para o qual os monitores ainda não foram selecionados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO DA COSTA FONSECA2001/05/201623/12/2016
ANDERSON GARCIA SILVEIRA217/03/201623/12/2016
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA217/03/201623/12/2016
ERIKA MATTE PERALTA2001/05/201623/12/2016
FABRICIO DA SILVA TERRA217/03/201623/12/2016
FELÍCIO CASSALHO2001/05/201623/12/2016
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES217/03/201623/12/2016
GIUSEPE STEFANELLO217/03/201623/12/2016
GUSTAVO ANTONIO CARBINATTO2001/05/201623/12/2016
HENRI MICHEL VIOLA DA SILVA2001/05/201623/12/2016
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI217/03/201623/12/2016
JOAO FRANCISCO CARLEXO HORN217/03/201623/12/2016
JULIANA PERTILLE DA SILVA217/03/201623/12/2016
LAURA KERSTNER2001/05/201623/12/2016
LESSANDRO COLL FARIA217/03/201623/12/2016
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI217/03/201623/12/2016
MAURICIO DAI PRA417/03/201623/12/2016
NATÁLIA ANDRADE NUNES2001/05/201623/12/2016
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI417/03/201623/12/2016
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR417/03/201623/12/2016
SAMUEL BESKOW217/03/201623/12/2016
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA217/03/201623/12/2016

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