Nome do Projeto
Apoio Acadêmico no Ensino de Engenharia Hídrica - Etapa 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/03/2016 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O curso de graduação em Engenharia Hídrica possui em seu currículo um conjunto de disciplinas que confere ao curso um caráter multidisciplinar necessário a formação do profissional de Engenharia Hídrica habilitado a atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Os índices de reprovação e evasão nos cursos de Engenharia são elevados, justificados por vários fatores, mas especialmente pela dificuldade das disciplinas ligadas à cálculo e ciências e a base deficiente em matemática do aluno ao ingressar na universidade. Como forma a reduzir estes índices, o curso de Engenharia Hídrica tem utilizado de várias estratégias expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo planejadas e colocadas em prática.
Objetivo Geral
Reduzir o índice de reprovação em disciplinas e evasão do curso de Engenharia Hídrica através do desenvolvimento de atividades acadêmicas extra classe para auxílio na aprendizagem do aluno.
Justificativa
A formação do profissional em Engenharia Hídrica tem em seu currículo um conjunto de disciplinas que confere ao profissional habilitação para atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Por ser um curso de Engenharia, o número de disciplinas relacionadas a matemática é significativa, mas também, pelo seu caráter multidisciplinar, o curso possui disciplinas na área de ciências humanas, geografia e geopolítica. Essa diversidade de conhecimento e a necessidade de uma base sólida confere ao curso uma carga horária que demanda muito tempo do aluno em atividades teóricas e práticas, e exige do professor um intenso preparo das aulas e atividades extra classe. Somado a isso, o aluno ingressa na universidade com uma base deficiente em matemática acarretando em elevados índices de reprovação e evasão. Apesar do número de vagas em engenharias nas instituições de ensino superior brasileiras ter mais que triplicado entre 2001 e 2011, menos da metade dos estudantes que ocupam estas vagas concluem o curso (G1, 2013). A principal causa da evasão nas universidades públicas é a formação básica deficiente em matemática e ciências, que gera um déficit de profissionais no mercado de trabalho, comprometendo a economia e desenvolvimento do país. Barbosa et al. (2011) apontaram em um estudo com estudantes de Engenharia Elétrica que, entre outros fatores, a falta de conhecimento sobre a realidade do curso e a falta de preparo anterior ao ensino superior contribuem para a evasão do curso. Nesse sentido, o curso de Engenharia Hídrica tem feito uso de várias estratégias, expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo utilizadas e outras planejadas com o intuito de reduzir os índices de reprovação e evasão. Dentre elas está o envolvimento de discentes com conhecimento em determinada área para auxiliar o docente no desenvolvimento da disciplina, especialmente no preparo de aulas práticas (campo e laboratório) e ações diretas de monitoria.
Metodologia
Para desenvolvimento deste projeto serão, inicialmente, identificadas as disciplinas do curso de Engenharia Hídrica que demandam apoio extra classe para auxiliar na aprendizagem.
Após esta identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades através da supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
A partir deste processo, encontros semanais serão definidos para desenvolvimento de atividades entre o professor responsável da disciplina e o aluno selecionado e entre este aluno e os alunos da disciplina nas ações de monitoria.
Após esta identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades através da supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
A partir deste processo, encontros semanais serão definidos para desenvolvimento de atividades entre o professor responsável da disciplina e o aluno selecionado e entre este aluno e os alunos da disciplina nas ações de monitoria.
Resultados Esperados
A partir do desenvolvimento deste projeto espera-se que os alunos com dificuldades em determinada disciplina tenham a possibilidade de sanar suas dificuldades e melhorar sua aprendizagem em atividades extra classe, reduzindo dessa forma os índices de reprovação em disciplinas e evasão do curso.
Espera-se, também, que essa alternativa contribua positivamente na motivação dos alunos especialmente naquelas disciplinas tradicionalmente mais complexas e que apresentam os maiores índices de retenção.
Espera-se, também, que essa alternativa contribua positivamente na motivação dos alunos especialmente naquelas disciplinas tradicionalmente mais complexas e que apresentam os maiores índices de retenção.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto é a segunda edição de projeto anteriormente apresentado à PRG, demonstrando a continuidade das ações da Engenharia Hídrica na melhoria do processo de ensino/aprendizagem dos seus alunos e também daqueles alunos de outras graduações que procuram disciplinas ofertadas pela Engenharia Hídrica.
Este projeto ainda não tem alunos na equipe executora uma vez que trata-se de um projeto coletivo de monitorias, para o qual os monitores ainda não foram selecionados.
Este projeto ainda não tem alunos na equipe executora uma vez que trata-se de um projeto coletivo de monitorias, para o qual os monitores ainda não foram selecionados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDERSON GARCIA SILVEIRA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
Alessandro da Costa Fonseca | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
ERIKA MATTE PERALTA | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
FABRICIO DA SILVA TERRA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
FELÍCIO CASSALHO | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
GIUSEPE STEFANELLO | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
GUSTAVO ANTONIO CARBINATTO | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
HENRI MICHEL VIOLA DA SILVA | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
JOAO FRANCISCO CARLEXO HORN | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
JULIANA PERTILLE DA SILVA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
LAURA KERSTNER | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
LESSANDRO COLL FARIA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
MAURICIO DAI PRA | 4 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
NATÁLIA ANDRADE NUNES | 20 | 01/05/2016 | 23/12/2016 |
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI | 4 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR | 4 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
SAMUEL BESKOW | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA | 2 | 17/03/2016 | 23/12/2016 |