Nome do Projeto
BOCA HISTOLÓGICA: do Laboratório à Clínica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Resumo
A histologia bucal e embriologia (odontogênese) humana é um dos saberes fundamentais aos profissionais das áreas da saúde bucal, uma vez que fornece elementos importantes para a apropriação dos conhecimentos subsequentes, tais como fisiologia, patologia e odontopediatria, dentre outros. Por ser uma disciplina de ciência básica da saúde bucal, ofertada no segundo semestre da graduação do curso de Odontologia, não obstante sua relevância, ainda é vista com certa cautela e, por vezes, de aplicação limitada na profissão, pelos acadêmicos. No decorrer dos semestres seguintes, a aplicação desta disciplina é reconhecida por suas correlações com a clínica odontológica, entretanto a disponibilidade de tempo extra classe para seu estudo já expirou, pela demanda de outras disciplinas. Pelo exposto, o estudo continuado e paralelo dos conhecimentos abordados na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia através da utilização de material descritivo de lâminas histológicas da disciplina, assistência a seminários sobre correlações clínicas da Histologia Bucal e atendimento extra classe, garantirão o vínculo com a disciplina, possibilitando diminuir insucessos ao final da mesma.
Objetivo Geral
Promover o aumento do vínculo aluno-disciplina, pela correlação clínica da Histologia Bucal e Embriologia, culminando na diminuição à reprovação, retenção e evasão no curso de graduação de Odontologia, atendidos com a disciplina de Histologia Bucal e Embriologia.
Justificativa
O conhecimento da histologia bucal e embriologia (odontogênese) humana e seu vínculo com os processos de formação da face e dos tecidos dentários e bucais é fundamental para a compreensão da fisiologia humana e clínica odontológica. Para alcançar esta compreensão, sabe-se que o processo de aprendizado e conhecimento ocorre de forma mais harmônica quando reforçado por atividades extra classe, consulta a material descritivo de aulas práticas, e seminários de correlações clínicas odontológicas, todas estas auxiliadas por acadêmicos que já cursaram a disciplina, torna possível a consolidação de conceitos previamente trabalhados em sala de aula. Ao fim, este conjunto de atividades auxilia a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tendo como prioridade o combate à reprovação, à retenção e à evasão; fatos estes ocorridos com frequência nos primeiros semestre do curso de Odontologia.
Metodologia
O presente projeto de ensino ocorrerá com as seguintes atividades:
1)O professor regente explicará aos alunos monitores sua metodologia de aulas teóricas e práticas, cronograma e horários;
2)Os alunos monitores terão uma semana para estudo individual sobre o assunto a ser abordado na semana seguinte, tendo após um encontro com o professor regente para alinhar todo e qualquer conceito a ser trabalhado na próxima aula-prática;
3)Nas aulas-práticas, os alunos monitores acompanharão as explanações do professor regente sobre as lâminas histológicas, e após, auxiliarão na elucidação de questionamentos feitos pelos discentes matriculados nas mesmas;
4)Os alunos monitores farão atendimento extra-classe em sala específica de monitoria, aos acadêmicos, de forma orientada;
5)Semanalmente, haverá reunião entre monitores e coordenador e colaboradores, para expor, encaminhar ou dizimar qualquer dúvida fruto dos atendimentos aos acadêmicos matriculados, bem como para orientá-los quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado;
6)Semanalmente os alunos monitores apresentarão a descrição histológica de pelo menos duas lâminas e/ou modelos anatômicos da coleção da disciplina de Histologia Bucal e Embriologia;
7)Quinzenalmente os alunos monitores apresentarão seminários abertos à comunidade acadêmica, com temas previamente definidos entre monitor e professores coordenador e colaboradores, tendo como principal tema correlações entre a Histologia Bucal e Embriologia (odontogênese) e a clínica odontológica;
8)Os alunos monitores, a critério do coordenador do projeto, poderão realizar o preparo de lâminas e modelos histológicos, bem como ministrar aulas teóricas, com a finalidade de melhorar o processo de ensino, foco deste projeto;
9)Os alunos monitores organizarão material didático da disciplina, elaborarão trabalhos e resumos para apresentá-los na SIEPE – da UFPel, ou similar, objetivando apresenta os resultados do projeto, e aprimorar a desenvoltura.
1)O professor regente explicará aos alunos monitores sua metodologia de aulas teóricas e práticas, cronograma e horários;
2)Os alunos monitores terão uma semana para estudo individual sobre o assunto a ser abordado na semana seguinte, tendo após um encontro com o professor regente para alinhar todo e qualquer conceito a ser trabalhado na próxima aula-prática;
3)Nas aulas-práticas, os alunos monitores acompanharão as explanações do professor regente sobre as lâminas histológicas, e após, auxiliarão na elucidação de questionamentos feitos pelos discentes matriculados nas mesmas;
4)Os alunos monitores farão atendimento extra-classe em sala específica de monitoria, aos acadêmicos, de forma orientada;
5)Semanalmente, haverá reunião entre monitores e coordenador e colaboradores, para expor, encaminhar ou dizimar qualquer dúvida fruto dos atendimentos aos acadêmicos matriculados, bem como para orientá-los quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado;
6)Semanalmente os alunos monitores apresentarão a descrição histológica de pelo menos duas lâminas e/ou modelos anatômicos da coleção da disciplina de Histologia Bucal e Embriologia;
7)Quinzenalmente os alunos monitores apresentarão seminários abertos à comunidade acadêmica, com temas previamente definidos entre monitor e professores coordenador e colaboradores, tendo como principal tema correlações entre a Histologia Bucal e Embriologia (odontogênese) e a clínica odontológica;
8)Os alunos monitores, a critério do coordenador do projeto, poderão realizar o preparo de lâminas e modelos histológicos, bem como ministrar aulas teóricas, com a finalidade de melhorar o processo de ensino, foco deste projeto;
9)Os alunos monitores organizarão material didático da disciplina, elaborarão trabalhos e resumos para apresentá-los na SIEPE – da UFPel, ou similar, objetivando apresenta os resultados do projeto, e aprimorar a desenvoltura.
Resultados Esperados
• Diminuir a evasão na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia, ofertada ao curso de Odontologia;
• Aumentar os índices de aprovação na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia, ofertada ao curso de Odontologia;
• Reforçar aos acadêmicos matriculados na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia a estreita relação entre a disciplina e atividades profissionais odontológicas, vistas como correlações clínicas entre o laboratório de histologia e a cavidade oral humana.
• Ao final do projeto, os alunos monitores terão aprimorado seu conhecimento em Histologia Bucal e Embriologia (odontogênese) humana, através da formação acadêmica desenvolvida nas atividades didáticas, apresentação de seminários e trabalhos acadêmicos; aumentando sua criticidade quanto ao processo de ensino/aprendizagem das ciências básicas.
• Aumentar os índices de aprovação na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia, ofertada ao curso de Odontologia;
• Reforçar aos acadêmicos matriculados na disciplina de Histologia Bucal e Embriologia a estreita relação entre a disciplina e atividades profissionais odontológicas, vistas como correlações clínicas entre o laboratório de histologia e a cavidade oral humana.
• Ao final do projeto, os alunos monitores terão aprimorado seu conhecimento em Histologia Bucal e Embriologia (odontogênese) humana, através da formação acadêmica desenvolvida nas atividades didáticas, apresentação de seminários e trabalhos acadêmicos; aumentando sua criticidade quanto ao processo de ensino/aprendizagem das ciências básicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA NUNES | 4 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
CARLOS EDUARDO MELLO DA ROCHA | 20 | 11/04/2016 | 31/05/2016 |
EDUARDO TROTA CHAVES | 10 | 20/06/2016 | 16/12/2016 |
ELIANE FREIRE ANTHONISEN | 1 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA | 20 | 11/04/2016 | 23/06/2016 |
GIULIA TARQUINIO DEMARCO | 20 | 11/04/2016 | 28/07/2016 |
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 1 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
LAURA BORGES KIRSCHNICK | 20 | 11/04/2016 | 17/08/2016 |
LETÍCIA REGINA MORELLO SARTORI | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO | 1 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
LUIZ FERNANDO MINELLO | 1 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
NATANIELE LOPES DIAS | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | 1 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
SABRINE AGUIAR DE SOUZA | 20 | 11/04/2016 | 16/12/2016 |
TIAGO SCHLINDVEIN DE ARAUJO | 10 | 03/08/2016 | 16/12/2016 |