Nome do Projeto
Explorando a Microeletrônica: Ferramentas de CAD
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Eletrônicos
Resumo
De acordo com o Programa Nacional de Microeletrônica (PNM) do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) a Microeletrônica é um novo paradigma técnico-econômico por ser capaz de impulsionar o progresso técnico de forma generalizada em toda cadeia produtiva. O PNM (criado em 2002) foi uma iniciativa do governo federal brasileiro para criar um ecossistema no país para a microeletrônica. Tal iniciativa foi adota ao observar-se, por parte do governo, um déficit exponencialmente crescente na balança comercial em virtude dos semicondutores tendo em vista que em 1992 o déficit apresentado foi aproximadamente de 10 milhões de dólares, enquanto em 2014 o déficit apresentado foi de 5 bilhões de dólares, um crescimento de 500 vezes em 22 anos. O programa se subdivide em três subprogramas: (a) Projeto de Circuitos Integrados, (b) Fabricação de Circuitos integrados e (c) Encapsulamento e Testes. Este projeto de ensino visa contribuir para o desenvolvimento do país, de forma mais específica na divisão de Projeto de Circuitos Integrados do PNM.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo principal, em um primeiro momento, treinar alunos para projetar circuitos digitais utilizando ferramentas de CAD industriais. Em um segundo momento os bolsistas serão instruídos para a construção/elaboração de um material didático na forma de tutoriais que serão utilizados em um terceiro instante pelo próprio bolsista que irá ministrar mini-cursos (com supervisão do coordenador) à comunidade da UFPel e outras universidades (caso seja manifestado interesse externo).
Justificativa
A fim de contribuir para a aceleração do desenvolvimento econômico do Brasil é de suma importância e grande necessidade oferecer uma formação sólida na área de Microeletrônica aos alunos do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este projeto de ensino tem a intenção de incentivar o contato dos alunos com as ferramentas de CAD (Computer Aided Design) voltadas para a área de microeletrônica. Tais ferramentas são programas de computador indispensáveis para o projeto de circuitos integrados. A grande diversidade de tarefas envolvidas faz com que diversas ferramentas estejam envolvidas no fluxo completo de projeto. O ensino de tais ferramentas é crucial contribuindo para o fomento de profissionais para a crescente indústria de projeto de circuitos integrados do país.
Metodologia
O local de realização deste projeto será o Laboratório de Sistemas Digitais do Curso de Engenharia Eletrônica no CEng/COTADA.
Os bolsistas e colaboradores serão iniciados com um treinamento de automatização de scripts em Shell do sistema operacional Linux. Em seguida serão instruídos sobre as linguagens de descrição de hardware VHDL e Verilog. Os bolsistas e colaboradores serão instruídos para realizarem seus próprios projetos de circuitos digitais. Na sequencia serão instruídos sobre cada ferramenta e como utiliza-la. Os bolsistas serão conduzidos a produzir um material com passo-a-passo de cada ferramenta. Este material será utilizado para a realização de mini-cursos para a UFPel e também à comunidade externa.
Os bolsistas e colaboradores serão iniciados com um treinamento de automatização de scripts em Shell do sistema operacional Linux. Em seguida serão instruídos sobre as linguagens de descrição de hardware VHDL e Verilog. Os bolsistas e colaboradores serão instruídos para realizarem seus próprios projetos de circuitos digitais. Na sequencia serão instruídos sobre cada ferramenta e como utiliza-la. Os bolsistas serão conduzidos a produzir um material com passo-a-passo de cada ferramenta. Este material será utilizado para a realização de mini-cursos para a UFPel e também à comunidade externa.
Resultados Esperados
A partir das atividades desenvolvidas durante o período de vigência do projeto espera-se uma melhora no rendimento acadêmico dos alunos envolvidos direta e indiretamente com o projeto. Adicionalmente, acredita-se no fomento de profissionais para indústria e pequisa focados em microeletrônica dentro da Universidade Federal de Pelotas contribuindo com o desenvolvimento local, regional e nacional. Por fim ainda é esperado uma melhora nas dinâmicas dentro da sala de aula das disciplinas correlatas a estre projeto como: Microeletrônica, Eletrônica Fundamental, Eletrônica de Pulso, Sistemas Digitais I, Sistemas Digitais II e Eletrônica Digital e Laboratório de Eletrônica Digital.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO ZATT | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DANIEN LEYES LOPES | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
DENIS TEIXEIRA FRANCO | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GUILHERME DA COSTA FERREIRA | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GUILHERME PEREIRA PAIM | 12 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
HENRIQUE GONÇALVES ANDRADE | 20 | 05/05/2016 | 12/12/2016 |
JONES WILLIAM GÖEBEL | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MARCELO SCHIAVON PORTO | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
MATEUS BECK FONSECA | 8 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
RAPHAEL DORNELLES | 20 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
VLADIMIR AFONSO | 8 | ||
WAGNER ISHIZAKA PENNY | 8 |