Nome do Projeto
Ensinando e Aprendendo Ecologia - Edição 2016
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/04/2016 - 03/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Resumo
A palavra "ecologia" é derivada do grego "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo". Portanto, o estudo da casa ambiental inclui todos os organismos dentro dela e todos os processos funcionais que tornam a casa habitável. A palavra ecologia tem origem recente, foi proposta inicialmente pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1869. Haeckel definiu ecologia como "o estudo do ambiente natural, inclusive das relações dos organismos entre si e com seus arredores" (Odum & Barrett., 2007). Conceitos mais recentes postulam que ecologia é "o estudo científico da distribuição e abundância de organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância" (Townsend et al., 2010). A ecologia é uma disciplina holística, com raízes nas ciências biológicas, físicas e sociais, em vez de ser apenas uma subdisciplina da biologia. O melhor modo de delimitar a ecologia moderna é considerar o conceito de níveis de organização, visto como um espectro ecológico e como uma hierarquia ecológica estendida. A ecologia preocupa-se de forma mais ampla com os sistemas acima de organismos, incluindo organismos, populações, comunidades, ecossistemas, paisagens, biomas e biosfera (Odum & Barrett, 2007). Além da importância da ecologia em termos teóricos, cada vez mais ela tem se mostrado relevante no entendimento e análise de problemas ambientais em múltiplas escalas espaciais e temporais.

Objetivo Geral

O objetivo do presente Projeto de Ensino é qualificar o corpo discente dos cursos das áreas ambientais formado na UFPel, disponibilizando para o mercado e a sociedade um profissional com embasamento teórico sólido, assim como um bom conhecimento de questões ambientais relevantes na atualidade.

Justificativa

Este Projeto de Ensino justifica-se pelo número considerável de cursos de graduação existentes na UFPel com disciplinas de ecologia nos seus currículo. Desta forma, há necessidade de padronizar os procedimentos didáticos pedagógicos referentes as aulas teóricas e práticas das disciplinas. A atuação de alunos monitores voluntários e bolsistas nesse processo é de fundamental importância para auxiliar os professores e acelerar e qualificar o processo.
A Área de Ecologia do DEZG atende a oito cursos distintos: Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Industrial Madeireira, Meteorologia e Nutrição. O maior número de disciplinas obrigatórias é oferecido para os cursos de Ciências Biológicas, incluindo Ecologia I, Ecologia II e Ecologia III, Fundamentos de Biogeografia, Gestão e Licenciamento Ambiental, Biologia da Conservação e Educação Ambiental, além de disciplinas optativas como, por exemplo, Inventários de Fauna e Análise de Diversidade Animal. Para o curso de Agronomia são oferecidas as disciplinas de Ecologia e Gestão Ambiental. Para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária são oferecidas as disciplinas de Ecologia Geral I, Ecologia Geral II e Biologia da Conservação, todas obrigatórias. Para os demais cursos atendidos é oferecido uma disciplina de ecologia geral com carga horária variável.

Metodologia

Para atingir os objetivos do presente projeto de ensino serão adotadas várias metodologia e/ou ações executadas conjuntamente pelos professores da área de ecologia e os monitores voluntários e bolsistas. Essas metodologias são descritas brevemente a seguir:
- Será realizada permanentemente revisão bibliográfica utilizando bases do Periódicos Capes (Scopus e Biological Abstracts) sobre temas atuais da ecologia auxiliando os professores da área a compilar material para atualização das disciplinas;
- Também serão acompanhadas e lidas as principais revistas de divulgação científica do Brasil e serão selecionados os artigos da área de ecologia. As revistas serão as seguintes: Scientific American, Galileu e National Geographic;
- Preparar e atualizar o material audiovisual utilizado em aulas teóricas das disciplinas de ecologia, incluindo as aulas teóricas em power point e os filmes;
- Preparar os roteiros das aulas práticas das disciplinas de ecologia, tanto as de laboratório, quanto as de campo;
- Organização e participação nas saídas à campo das disciplinas de ecologia dos cursos de Ciências Biológicas;
- Preparar e organizar o material biológico eventualmente coletado nas aulas práticas encaminhando para as coleções didáticas do DEZG;
- Organizar o material de laboratório utilizado nas aulas práticas das disciplinas de ecologia;
- Correção de exercícios e estudos dirigidos realizados pelos alunos das disciplinas.

Resultados Esperados

Os principais resultados e/ou impactos são esperados com o desenvolvimento do presente Projeto de Ensino:
- Atualização e melhoria geral da qualidade das aulas teóricas e práticas das disciplinas da área de Ecologia;
- Qualificação do profissional formado nos cursos das áreas ambientais da UFPel, tanto do ponto de vista da formação teórica quanto prática;
- Consolidação de vocações na área formando alunos que procurem complementar sua formação em Programas de Pós-Graduação das áreas ambientais, principalmente na ecologia;
- Colaborar para impedir a evasão de alunos nos cursos das áreas ambientais na UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA RUI304/04/201603/04/2017
CLOVIS CAMPOS ALT204/04/201603/04/2017
CRISTIANO AGRA ISERHARD204/04/201603/04/2017
ISADORA BRAUNER LOBATO2015/09/201630/12/2016
KARINE GAWLINSKI2002/05/201614/09/2016
PRISCILA ROCKENBACH PORTELA504/04/201615/07/2016
RAFAEL ANTUNES DIAS204/04/201603/04/2017

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