Nome do Projeto
A prática da pesquisa na formação discente: ampliando horizontes através da socialização de resultados
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/05/2016 - 20/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O presente projeto de ensino está vinculado principalmente às disciplinas de Pesquisa em Turismo II e Monografia em Turismo, do Curso de Bacharelado em Turismo, e tem por objetivo incentivar os discentes à prática da pesquisa. Busca, também, mostrar aos discentes como a pesquisa auxilia na formação e na aquisição de conhecimento, incentivando-os a prática científica. No Projeto Político Pedagógico - PPC do Curso de Bacharelado em Turismo (2013, p. 9) o perfil do egresso é o seguinte: O profissional formado no Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel está apto para atuar, como gestor e/ou pesquisador, em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O profissional deve compreender a interdisciplinaridade e a complexidade do fenômeno turístico, atuando no crescimento e no desenvolvimento dessa atividade e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das sociedades. Assim, o Bacharel deverá estar preparado para atuar na gestão e na pesquisa. Nesse sentido, os trabalhos de monografia podem apontar contribuições da pesquisa na formação acadêmica profissional. Diante disto, a realização de bancas examinadoras de monografias representa uma oportunidade importante do processo de formação, em que os alunos se dedicam a apresentar os resultados de suas produções. Participar deste momento permite ainda que sejam identificados possíveis caminhos para a atuação profissional na área.

Objetivo Geral

Socializar o conhecimento produzido a partir das monografias de conclusão de curso defendidas pelos alunos do Curso de Bacharelado em Turismo.

Justificativa

Parte-se do princípio que o momento das bancas de defesa de monografia devem ser pensados como um espaço que possibilite articular e inter-relacionar os conteúdos curriculares do curso com as experiências cotidianas, dentro e fora da Instituição, para ratificar, retificar e/ou ampliar o campo de conhecimento; promover o aprimoramento da capacidade investigativa, interpretativa e crítica do estudante; ampliar a capacidade do estudante quanto aos aspectos teórico-metodológicos necessários para o seu desenvolvimento pessoal e profissional; consolidar a importância do uso de rigor metodológico e técnico-científico, na organização, na sistematização e no aprofundamento do tema abordado, respeitando o nível de graduação.
Assim, propõe-se incentivar a participação de alunos nas defesas de monografia e, ao mesmo tempo, possibilitar que os trabalhos monográficos sejam instrumentos de ensino, apresentados pelos autores, nas disciplinas que integram o curso, para que o conhecimento gerado possa ser compartilhado pelo grupo.
Os discentes participarão das defesas de monografia onde é realizada a apresentação do trabalho, aberta ao público, apenas como espectador, sem direito a quaisquer intervenções. Esse momento tem um caráter acadêmico-pedagógico relevante na medida que entende-se a pesquisa como princípio educativo na formação e atuação dos Turismólogos.
Busca-se, com essas experiências novos elementos para subsidiar a prática pedagógica, a fim de trazer benefícios ao processo de formação dos alunos, na medida em que a apropriação dessas experiências propiciem a construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, reforça-se a pesquisa como estratégia pedagógica que pode auxiliar significativamente no processo ensino-aprendizagem.

Metodologia

Para possibilitar esse momento de socialização do conhecimento produzido no curso de Bacharelado em Turismo, primeiramente, será realizada uma triagem das monografias a serem defendidas em cada semestre letivo, separando-as segundo as quatro linhas práticas do curso: Prática I – Turismo, Educação e Comportamento Humano; Prática II – Aspectos socioculturais, memória e história do Turismo, do lazer e da hospitalidade; Prática III – Política e Gestão Pública e Institucional do Turismo; Prática IV – Gestão de Organizações Turísticas.
Feita essa triagem, em um segundo momento, será organizado o calendário de bancas em horários acessíveis para que os alunos a participem como ouvintes das defesas de monografia.
Durante a defesa das monografias, será repassada uma lista de frequência que, posteriormente, será utilizada para a confecção dos atestados de presença dos alunos que acompanharam as defesas. Segundo UFPEL (2013), tal atestado poderá ser utilizado no aproveitamento de Atividades Complementares.

Resultados Esperados

Em concordância com os objetivos deste projeto de ensino, espera-se um aumento na participação dos alunos em bancas de TCC’s; que a apresentação dos TCC’s junto às disciplinas relacionadas seja uma prática efetiva do Curso, de forma a valorizar os trabalhos realizados, e que estas ações auxiliem significativamente no processo ensino-aprendizagem tanto das disciplinas onde os alunos apresentarão suas monografias quanto em outras de especial interesse dos discentes.

Indicadores, Metas e Resultados

A participação dos alunos como ouvintes em bancas de defesa de monografia, dissertações e teses terá aproveitamento de até 10h em Atividades Complementares (2h por defesa) comprovada mediante atestado de comparecimento, conforme consta em UFPEL (2013).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDYARA LIMA BARBOSA116/05/201620/12/2018
BRUNA FRIO COSTA116/05/201620/12/2018
CAROLINE CILIANE CERETTA120/07/201720/12/2018
DALILA MULLER116/05/201620/12/2018
DALILA ROSA HALLAL116/05/201620/12/2018
GISELE SILVA PEREIRA216/05/201620/12/2018
JÉSSICA VIANA PERES416/05/201620/12/2018
MAICON GULARTE MOREIRA120/07/201720/12/2018
MARIA DA GRACA GOMES RAMOS116/05/201620/12/2018
NARA NILCEIA DA SILVA SANTOS116/05/201620/12/2018
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA116/05/201620/12/2018
RODRIGO MESQUITA DE OLIVEIRA416/05/201620/12/2018
SARAH MARRONI MINASI116/05/201620/12/2018
TANIA ELISA MORALES GARCIA116/05/201620/12/2018
ÉVERTON FELIPE KAIZER416/05/201620/12/2018

Página gerada em 23/04/2024 04:32:08 (consulta levou 0.025876s)