Nome do Projeto
Ressignificando a Bioquímica: da sala de aula para prática profissional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2016 - 01/07/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Resumo
A disciplina de Bioquímica é oferecida normalmente nos primeiros semestres dos diversos cursos de graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas. Desta forma o aluno ingressante ainda não possui maturidade suficiente para agregar conhecimentos tão complexos aos seus saberes prévios. Alguns estudos já relatam que a Bioquímica vem sendo apontada por alunos de graduação como uma disciplina de nível complexo e de difícil assimilação (PINHEIRO et al, 2009; YOKAICHIYA et al.2004). Uma vez que a disciplina trabalha conceitos complexos que muitas vezes, mesmo com o recurso de utilização de atividades práticas, que facilitam a transposição de conhecimentos, não são suficientes para despertar no aluno a interrelação entre a teoria e a prática profissional, bem como relacionar ao cotidiano do mesmo. Dados da literatura têm demonstrado que muitos alunos e profissionais não sabem vincular os tópicos de Bioquímica à sua realidade profissional (PINHEIRO et al., 2009; FERNANDES, 2003 ; MONERAT e ROCHA, 2015; OLIVEIRA et al., 2007). Devido a organização curricular de cada curso, as disciplinas básicas acabam por ter função de ministrar os conteúdos que apenas mais tarde irão ser significativos para a formação tecnicista dentro de cada área. Vários educadores tem demonstrado que o aprendizado só será efetivo para o aluno se este fizer sentido para o mesmo (VYGOTSKY, 1984; BRUNER, 1985, PIAGET, 1987). A utilização de práticas pedagógicas que aproximam os saberes escolares ao cotidiano do educando são importantes ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem (FREIRE, 2002 REZENDE et al.; 2007; BORGES, 2002; KRASILCHIK, 2000). Este tipo de atividade é de grande importância para ressignificação do conhecimento para o educando. Nesse contexto é importante utilizar estratégias que possam auxiliar na ressignificação da bioquímica para prática profissional dos alunos.

Objetivo Geral

Proporcionar um ambiente de troca de experiências entre os alunos de diferentes cursos de graduação e professores.

Justificativa

Atualmente existe uma dificuldade de integração dos conhecimentos aprendidos na graduação com a prática profissional e acadêmica. Disciplinas básicas geralmente alocadas nos semestres iniciais dos cursos, não possuem integração com a prática profissional. Sabe-se que para que o conhecimento seja realmente aprendido pelos alunos é preciso que este tenha um significado. Além disso, em algumas áreas do conhecimento existe um afastamento entre a ciência produzida nos ambientes acadêmicos de pesquisa e a divulgação e aplicação dos mesmos na graduação. Desta forma torna-se necessária a criação de espaços que estimulem a discussão de temas multidisciplinares relacionados com a prática acadêmica e profissional. Este tipo de ambiente estimulará a discussão dos achados de pesquisa acadêmica e sua aplicação no cotidiano, ou sua aplicação em outras áreas do conhecimento. Tal ação permitirá a ressignificação dos conhecimentos aprendidos na bioquímica e sua relevância com a prática profissional.

Metodologia

O grupo de estudo será composto por alunos de graduação de diferentes cursos da UFPel e de diferentes semestres possibilitando a multidisciplinariedade estimulando um ambiente de trocas rico. Além disso, poderão fazer parte do grupo alunos de pós graduação da UFPel. Além da presença de dois professores responsáveis pelo grupo e pela organização do mesmo.
Serão realizados encontros semanais de duas horas de duração em horário previamente agendado no início de cada semestre. Para agendamento dos horários serão levados em conta horários livres e disponíveis dos alunos e professores com intuito de não entrar em conflito com as demais atividades acadêmicas dos mesmos.
Em cada encontro serão discutidos artigos científicos atuais que tragam os achados da pesquisa acadêmica na área de bioquímica aplicada nos diversos cursos de graduação. A metodologia adotada será flexível. Serão adotadas diferentes formas didático-pedagógicas:
1) Os alunos poderão ser divididos em pequenos grupos de discussão, para posterior discussão com o grupo maior.
2) Por meio de sorteio os alunos serão responsáveis pela leitura e apresentação individual de um artigo ao grupo.
3) Será escolhido um artigo para que todos leiam para posterior discussão com o grande grupo em conjunto.
4) Os alunos irão aplicar o método científico buscando auxiliar no desenvolvimento de ferramentas para melhorar a aplicação e contextualização da bioquímica ao longo do curso.
Durante a leitura e discussão dos artigos será estimulada a visão crítica do aluno questionando as metodologias utilizadas pelos pesquisadores, bem como o desenho experimental e análise dos resultados. Além disso, os conhecimentos aprendidos em disciplinas básicas e profissionalizantes serão questionados e estimulados a serem utilizados para auxilio na discussão dos artigos.
Baseado na experiência prévia de cada aluno e sua vivência nos cursos de origem os alunos serão estimulados a aplicar o método científico. Desta forma poderão auxiliar na const

Resultados Esperados

Ao final de cada semestre é esperado que os alunos participantes do projeto possam ressignificar a importância da disciplina de bioquímica ao longo de seu curso.
Espera-se que a troca de saberes entre alunos e professores seja satisfatória e que permita a dialogicidade entre ambos desmistificando conceitos prévios.
A cada semestre espera-se que possamos identificar pontos vulneráveis da prática acadêmica e minimizar a distância entre alunos e professores. A partir de um a boa ferramenta de diagnóstico é esperado que os professores possam compreender a vivência dos alunos e estimular um ambiente de aprendizagem mais contextualizado e relacionado à prática profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA GOMES E MELO106/06/201704/12/2017
ANA ANDREA VARGAS ZORZI201/08/201603/03/2017
CHAIANA MOURA DOS SANTOS201/08/201601/09/2016
DEBORAH KAZIMOTO ALVES201/08/201601/04/2017
DENISE DOS SANTOS COLARES DE OLIVEIRA207/03/201701/07/2019
FERNANDA DOMINGUES DUARTE106/06/201701/12/2017
FRANCIELI MORO STEFANELLO201/08/201601/07/2019
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO201/08/201601/07/2019
GIOVANA DUZZO GAMARO201/08/201601/07/2019
GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS201/08/201601/07/2018
GUSTAVO DAVILA NUNES201/07/201801/07/2019
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA201/08/201601/07/2019
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS201/07/201801/07/2019
MARIANA CAMINHA MACHADO2005/06/201701/07/2018
MATHEUS ACOSTA SILVA201/08/201601/12/2017
REJANE GIACOMELLI TAVARES201/08/201601/07/2019
ROSELIA MARIA SPANEVELLO201/08/201601/07/2019
TACIA KATIANE HALL229/04/201901/07/2019

Página gerada em 17/11/2019 20:48:18 (consulta levou 0.054033s)