Nome do Projeto
CD Interativo de Anatomia do esqueleto cefálico 2 Edição
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2017 - 07/07/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A idéia da elaboração de um CD Interativo de Anatomia do esqueleto cefálico surgiu da percepção da necessidade de complementação das aulas de Anatomia com um material didático mais acessível aos alunos do que os livros e atlas disponíveis nas bibliotecas da Universidade, que existem em número limitado, insuficiente para o elevado número de alunos, de vários cursos, com as disciplinas de Anatomia semestralmente. Além disso, os livros e atlas existentes no mercado são inacessíveis à maior parte dos alunos, devido ao alto custo, sendo que as fotocópias destes, muitas vezes utilizadas pelos alunos, são ilegais e como tal, devem ser desestimuladas pelos professores. O CD de Anatomia do Esqueleto cefálico servirá como complemento importante do ensino da Anatomia, não só das aulas práticas, como das teóricas. Os alunos poderão utilizar o CD nos vários laboratórios de informática da UFPel ou em suas próprias residências.

Objetivo Geral

Complementar o estudo da Anatomia pelos acadêmicos que cursam estas disciplinas, semestralmente, informando, discutindo e enaltecendo tópicos relevantes ao seu aprendizado, buscando uma nova alternativa de ensino.

Justificativa

Já existe um CD, com anatomia do Esqueleto Cefálico, elaborado pelos professores deste departamento em 2009, e é utlizado nas aulas teóricas e práticas ministradas ao curso de Odontolgia, Pois fazendo uma revisão neste conteúdo, notou-se a necessidade de correções a modificações, elaborando assim a segunda edição, revisada e modificada de uma excelente ferramenta de ensino a disposição do alunos. E visto que a primeira edição encontra-se esgotada e existe a concreta necessidade de evolução e revisão do material periodicamente, faz-se então necessária a segunda edição deste material.

Metodologia

O CD Interativo de Anatomia do Esqueleto cefálico 2, constará de um volume e apresentará de uma forma resumida e didática todo o capítulo de osteologia do esqueleto cefálico da disciplina de Anatomia Humana, revisado e modificado. As aulas serão preparadas de acordo com o material bibliográfico que a disciplina de Anatomia do Departamento de Morfologia desta Universidade dispõe, sendo colocadas no CD de uma forma seqüencial, procurando facilitar de forma explicativa o estudo e acesso dos alunos a este conteúdo.
Todas as imagens de peças anatômicas utilizadas serão obtidas do acervo anatômico do departamento de morfologia desta universidade.
Após elaboração de todas as aulas o material será revisado por todos os participantes do projeto e então será feita a edição final do CD.

Resultados Esperados

Com a confecção do material didático digital sobre o esqueleto cefálico, espera-se que os alunos consigam um maior e mais facilitado contato com as peças anatômicas, podendo fixar o conteúdo a qualquer hora, inclusive em sua residência, utilizando para isso um computador pessoal. Esperamos encaminhar este material as diversas universidades do estado do Rio Grande do Sul, e até mesmo á nível nacional, para divulgarmos nosso trabalho e o acervo de peças anatômicas em bom estado de conservação que aqui mantemos.

Indicadores, Metas e Resultados

o Material do CD Interativo de Anatomia do esqueleto cefálico 2, será disponibilizado de forma 'on line", com acesso via internet, na página da UFPel, facilitando assim a divulgação do material produzido dentro da nossa Universidade a todo mundo, democratizando o acesso a uma ferramenta de ensino anatômico de grande valor, e se tornando uma fonte de pesquisa e estudo de disposição permanente, via internet.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADEMAR FONSECA230/04/201707/07/2017
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA230/04/201707/07/2017
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES230/04/201707/07/2017
DOUGLAS SILVA DE ALMEIDA230/04/201707/07/2017
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO230/04/201707/07/2017

Página gerada em 25/04/2024 23:22:48 (consulta levou 0.031607s)