Nome do Projeto
Incentivo a Integração discente no compartilhamento do ensino da anatomia odontológica 2
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/11/2016 - 06/11/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O Ensino Superior brasileiro na última década passou por uma transformação bastante intensa, iniciando com a qualificação do quadro de docentes e técnicos administrativos, com a ampliação de Cursos e vagas. Isto acabou por fazer um distanciamento do participantes do binômio ensino/aprendizagem, ou seja, corpo docente e corpo discente, visto que os professores necessitam conduzir um número crescente de alunos, onde o número de professores não foi corrigido na mesma proporção. Nas disciplinas de anatomia humana, anatomia odontológica e escultura dental, o desenvolvimento das aulas práticas, necessita de uma proximidade entre professor aluno, visto que a orientação é quase que individualizada, cenário este, onde a pessoa do monitor voluntário, se faz como uma peça de contribuição fundamental e melhoradora da relação de ensino/aprendizagem.

Objetivo Geral

Oportunizar aos discentes do Curso de Odontologia, a oportunidade de desempenhar atividades voltadas ao Ensino através do acompanhamento a atividades docentes;
Ampliar a oferta e acesso às atividades desempenhadas pelos docentes e servidores técnico–administrativos do Departamento de Morfologia oportunizando caminhos alternativos na construção curricular complementar própria de cada discente de forma que seja possível atender ao maior volume possível da demanda existente;

Justificativa

Nesse contexto, levando em consideração que, em relação à oferta de atividades complementares oficiais,
O número de alunos supera, de forma significativa, a disponibilidade e capacidade dos docentes de manter o acompanhamento individual das tarefas práticas.
A lotação quase que em tempo integral dos laboratórios anatômicos faz com os alunos necessitem estudar fora do seu horário da grade normal de aulas, e nem sempre os docentes estão disponíveis para a orientação deste estudo, criando a necessidade da figura do monitor voluntário, para preencher esta lacuna, de acompanhamento do professor, para auxiliá-lo no desenvolvimento das atividades didáticas.

Metodologia

O projeto será executado pelo corpo docente participante, que realizará a orientação dos discentes.
Serão ofertadas três vagas para monitores voluntários, que sabem que o projeto em hipótese nenhuma irá oferecer qualquer tipo de remuneração pela monitoria, que será de forma voluntariada.
Os discentes cumprirão o período de duas horas (02h00min) de atividades semanais sob supervisão docente.
Semestralmente o Departamento receberá dos docentes um relatório parcial para avaliação e que será depois de aprovado utilizado para a elaboração do relatório anual a ser enviado a PRG.

Resultados Esperados

Espera-se a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da(s) disciplina(s);
o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria;
a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADEMAR FONSECA307/11/201606/11/2017
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA307/11/201606/11/2017
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES307/11/201606/11/2017
GABRIEL BITTENCOURT DAMIN207/11/201606/11/2017
LUIZ FERNANDO SCHENQUE TAVARES307/11/201606/11/2017
PEDRO MANOEL DO AMARAL BOANOVA207/11/201606/11/2017
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO307/11/201606/11/2017
RODGER PABLO SILVA DE OLIVEIRA207/11/201606/11/2017

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