Nome do Projeto
Núcleo de Estudos Sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2017 - 01/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
Trata-se da criação de um Núcleo intercolaborativo capaz de agregar ações de ensino, pesquisa e extensão, ligadas às áreas da divulgação científica em espaços museológicos, atentando aos seus
aspectos e implicações socioculturais. Os Projetos desenvolvidos pelo NEMuCS, atendendo, em especial, às demandas do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Museologia, e do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, abarcarão originalmente áreas de atuação que priorizam as ações relacionadas às disciplinas Museus e Novas Tecnologias; Patrimônio Científico, Museu e Divulgação Científica; Ciência, Divulgação Científica e Museus; e Introdução à Sociologia; e demais projetos que tenham vinculação com o Curso de Museologia/UFPel, com o PPPG em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, e com instituições e demais organizações parceiras.
Prevê, neste sentido, realizar atividades em parceria com pesquisadores, profissionais, instituições e coletivos diversos, vinculados a tais campos de interesse, com intuito de aprofundar e difundir teorias, métodos e práticas apropriadas ao seu desenvolvimento.
Objetivo Geral
Implementar um núcleo intercolaborativo capaz de agregar ações de ensino, pesquisa e extensão, ligadas às áreas da divulgação científica em espaços museológicos, atentando aos seus aspectos e implicações socioculturais. Para tanto, prevê ainda, realizar atividades em parceria com pesquisadores, profissionais, instituições e coletivos diversos, vinculados a tais campos de interesse, com intuito de aprofundar e difundir teorias, métodos e práticas apropriadas ao seu desenvolvimento. Atende, ainda, demandas pedagógicas do Curso de Bacharelado em Museologia e do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural, nomeadamente as de disciplinas específicas aos Regulamentos de tais Cursos.
Justificativa
Diante da importância do aprofundamento e consolidação de temáticas e áreas de atuação, ligadas aos museus a ciência e à divulgação científica, se faz clara a relevância de um projeto no âmbito da Universidade Federal de Pelotas que se concretizará, formalmente, num núcleo intercolaborativo que reunirá esforços no sentido de mapear, compreender com maior profundidade e, propor
ações de aprimoramento dos fenômenos que recobrem as relações sociais interfronteiriças entre os fenômenos aqui objetificados. O Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS), como um ambiente que , além de atender demandas curriculares de um Curso de Bacharelado e outro de Pós-Graduação, mais especificamente, promoverá também diversos tipos de estudos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, pretende, portanto,
viabilizar ainda o intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de
saber e áreas de atuação.
ações de aprimoramento dos fenômenos que recobrem as relações sociais interfronteiriças entre os fenômenos aqui objetificados. O Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS), como um ambiente que , além de atender demandas curriculares de um Curso de Bacharelado e outro de Pós-Graduação, mais especificamente, promoverá também diversos tipos de estudos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, pretende, portanto,
viabilizar ainda o intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de
saber e áreas de atuação.
Metodologia
Consistirá numa série de atividades que podem, por um lado, estar inseridas em projetos de caráter diverso e interinstitucional e, por outro lado, ser propostas de forma autoral e especificamente institucional; dentre as quais se destaca:
Organização e sistematização de acervo e bibliografia concernentes às temáticas de interesse;
Viabilização de aulas, reuniões e discussões teórico-metodológicas, contando com a participação de diferentes especialistas, estudantes e profissionais das áreas envolvidas, tanto brasileiros quanto estrangeiros;
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão com caráter aplicado de divulgação científica;
Promoção de seções de vídeos que impulsionem o debate acerca da relação ciência e sociedade;
Promoção de seminários, ciclos de debates, palestras e demais eventos de ampla abrangência;
Promoção de vivências integradoras e horizontais com grupos e setores tradicionalmente marginalizados e/ou periféricos às temáticas e atividades científicas;
Proposição de cursos de educação continuada e de educação à distância, em parceria com professores e estudantes da rede pública de ensino, em diferentes níveis, tendo como tema ciência e sociedade;
Criação, no sitio do NEMuCS, de base dados de caráter dinâmico e permanentemente alimentada, com materiais e informações sobre ciência, museus e divulgação científica.
Organização e sistematização de acervo e bibliografia concernentes às temáticas de interesse;
Viabilização de aulas, reuniões e discussões teórico-metodológicas, contando com a participação de diferentes especialistas, estudantes e profissionais das áreas envolvidas, tanto brasileiros quanto estrangeiros;
Desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão com caráter aplicado de divulgação científica;
Promoção de seções de vídeos que impulsionem o debate acerca da relação ciência e sociedade;
Promoção de seminários, ciclos de debates, palestras e demais eventos de ampla abrangência;
Promoção de vivências integradoras e horizontais com grupos e setores tradicionalmente marginalizados e/ou periféricos às temáticas e atividades científicas;
Proposição de cursos de educação continuada e de educação à distância, em parceria com professores e estudantes da rede pública de ensino, em diferentes níveis, tendo como tema ciência e sociedade;
Criação, no sitio do NEMuCS, de base dados de caráter dinâmico e permanentemente alimentada, com materiais e informações sobre ciência, museus e divulgação científica.
Resultados Esperados
Qualificação do ensino promovido nos Cursos de Graduação em Museologia e Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, através do atendimento a demandas específicas a cada um dos seus respectivos Projetos Pedagógicos.
Produção de meios para se tornar mais clara a compreensão e avaliação de como se estrutura e opera a representação da ciência por meio da divulgação científica peculiar aos museus;
Apontamento mais específico de quais são os critérios considerados quando da seleção e composição dos elementos que subsidiam as linguagens info-comunicacionais das exposições museológicas sobre ciência e tecnologia;
Explicitação de quais sãos as principais implicações e impactos de tais recortes linguísticos na comunicação entre museu e sociedade;
Apresentação de um diagnóstico sobre o sucesso da divulgação científica em museus no que tange ao cumprindo efetivo de seu objetivo assumido de promover um diálogo público e democrático, indo além de uma mera apresentação inócua e superficial sobre a ciência;
Consolidação de um espaço de aprofundamento de discussões, propositor de ações que aprimorem as relações sociais interfronteiriças entre ciência, museu, divulgação científica;
Viabilização de um intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de saber e áreas de atuação;
Produção de trabalhos teóricos resultantes das discussões e ações práticas promovidas pelo Núcleo.
Produção de meios para se tornar mais clara a compreensão e avaliação de como se estrutura e opera a representação da ciência por meio da divulgação científica peculiar aos museus;
Apontamento mais específico de quais são os critérios considerados quando da seleção e composição dos elementos que subsidiam as linguagens info-comunicacionais das exposições museológicas sobre ciência e tecnologia;
Explicitação de quais sãos as principais implicações e impactos de tais recortes linguísticos na comunicação entre museu e sociedade;
Apresentação de um diagnóstico sobre o sucesso da divulgação científica em museus no que tange ao cumprindo efetivo de seu objetivo assumido de promover um diálogo público e democrático, indo além de uma mera apresentação inócua e superficial sobre a ciência;
Consolidação de um espaço de aprofundamento de discussões, propositor de ações que aprimorem as relações sociais interfronteiriças entre ciência, museu, divulgação científica;
Viabilização de um intercâmbio e produção de conhecimentos transfronteiriços, através do diálogo entre diversas instituições, pesquisadores e demais profissionais, de múltiplos campos de saber e áreas de atuação;
Produção de trabalhos teóricos resultantes das discussões e ações práticas promovidas pelo Núcleo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA FERREIRA DE GONÇALVES | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
ANA DELICADO | 3 | ||
ANGÉLICA SOARES BOSENBECKER | 3 | ||
ARIANA APARECIDA COELHO COSTA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
CAMILA ALVES DE OLIVEIRA | 3 | ||
CAMILA DE MACEDO SOARES SILVEIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
CAROLINA GOMES NOGUEIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA | 8 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
DIEGO LEMOS RIBEIRO | 3 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
ELLEN DE SOUZA GUILHERME | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
GABRIELA GONÇALVES DA ROSA FERREIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
GERALDO MOREIRA PRADO | 3 | ||
GUILHERME BRANDÃO | 3 | ||
JANAÍNA VERGAS DA SILVA RANGEL | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
JOICE PADILHA DE AVILA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
JOSE EDUARDO FIGUEIREDO DORNELLES | 3 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
LAURA ABELAIRA DA SILVA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
LISIANE GASTAL PEREIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
LUHANA OLIVEIRA DE ARRUDA COSTA LOPES | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
LÚCIA MARIA TIMM MASKE | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
MARCELO LOPES LIMA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
MARINA DUARTE GUTIERRE | 3 | ||
MARINA MONTEIRO NASCIMENTO | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
MARTA HELENA BARBACHAM DA SILVA SILVEIRA | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
MAÍRA BAUMGARTEN CORREA | 3 | ||
PEDRO LUIS MACHADO SANCHES | 3 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
Rafael Teixeira Chaves | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
SAMILA DE FARIAS JACOB | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI | 3 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
VIRGINIA MELLO ALVES | 3 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |
Victoria Raupp Alves | 6 | 01/04/2017 | 01/04/2019 |