Nome do Projeto
Formação científica: da filosofia à redação de textos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 23/08/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
A proposta desse curso de formação científica pretende criar um espaço institucional que permita aos alunos de graduação, iniciantes no processo de construção do conhecimento científico, desenvolver suas habilidades para a pesquisa científica. Inicialmente estamos propondo um projeto piloto abrangendo, em um primeiro momento, apenas as áreas de ciências biológicas e agrárias. Todavia, na medida em que o curso ganhar fôlego com novos colaboradores, pode-se ampliar seu espectro de ação para diferentes áreas do saber. O curso está organizado em três módulos: epistemologia, metodologia, redação científica. Cada módulo será ministrado em dois encontros a cada quinze dias, totalizando 8 horas cada módulo. Total do curso será de 24 horas.

Objetivo Geral

O curso de formação científica tem como objetivo principal apresentar e discutir os fundamentos de um processo científico, desde suas bases epistemológicas, passando por questões metodológicas, até os padrões de redação de textos científicos.

Justificativa

Apesar dos amplos programas de bolsas de iniciação científica ofertados pela UFPel incentivarem a participação de alunos em inúmeros projetos de pesquisa nos diferentes departamentos e laboratórios da instituição, não há um programa específico (fora das grades curriculares regulares dos cursos de graduação) para a formação científica com vistas a discutir desde as questões epistemológicas que envolvem o processo de construção do conhecimento até as técnicas de redação científica.
Dessa forma, esse curso visa a complementação, para um público com evidente inclinação científica, de sua formação básica.

Metodologia

- Aulas expositivas com o intuito principal de estimular o debate em sala de aula.

Resultados Esperados

- Despertar o espírito crítico dos alunos;
- Desenvolver autonomia intelectual;
- Domínio do método científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR VALMOR ROMBALDI231/05/201723/08/2017
GABRIEL RICARDO AGUILERA DE TOLEDO231/05/201723/08/2017
GUSTAVO MAIA SOUZA231/05/201723/08/2017

Página gerada em 26/04/2024 22:26:15 (consulta levou 0.024135s)