Nome do Projeto
Roda de Conversa: uma proposta para o ensino de Genética do Metabolismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Na atualidade, a Nutrição prioriza a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. Compreender como os diferentes meios de interação entre genes e dieta podem contribuir para o alcance desse objetivo é de fundamental importância. Esse tema complexo, porém fascinante, tem despertado o olhar no mundo da Ciência.
A nutrição há muito tempo é reconhecida como um dos principais fatores ambientais envolvidos com o surgimento e/ou desenvolvimento de uma série de doenças, entre elas as crônicas, as quais têm etiologia bastante complexa, com contribuição importante do componente genético. O reconhecimento de que o perfil genético faz com que os indivíduos respondam de forma diferente aos alimentos ou a nutrientes específicos e, também, de que os nutrientes possuem a habilidade de modular inúmeras funções fisiológicas do organismo através de mecanismos moleculares tem sido destaque e foco de muitos estudos. Portanto, a pesquisa nessa área da Nutrição traz como consequência premente a necessidade de apropriação de uma terminologia até então desconhecida ou pouco utilizada por Nutricionistas (BEZERRA, 2009).
Objetivo Geral
Compor um espaço permanente e dinâmico de estudos e discussões das relações entre genética, metabolismo e ambiente.
Justificativa
Por respeito e valorização ao saber dos educandos e pela importância da interação para o aprendizado está sendo proposto o trabalho do tipo grupo de estudo, uma dinâmica que auxilia a desenvolver a autonomia, a capacidade de compreensão e envolvimento, a troca de ideias e conhecimentos, a habilidade de argumentação e de cooperação. Para tanto, desafios serão lançados aos participantes do Projeto a fim de que utilizem os conhecimentos prévios e os adquiridos na disciplina Genética do Metabolismo (0050051), componente curricular obrigatório do Curso de Nutrição da UFPel, ministrada para ingressantes pelas proponentes.
A elaboração desta proposta de projeto de ensino foi desencadeada pelo interesse manifestado por acadêmicos do Curso em aprofundar e atualizar temas interdisciplinares e de ampla abordagem da área de Genética que estão presentes no seu cotidiano e inter-relacionados com a Nutrição como os de nutrigenética, nutrigenômica, epigenética, doenças crônicas e não crônicas, entre outros, para os quais uma exploração mais minuciosa é inviabilizada numa carga horária de 51 horas, no decorrer de um semestre letivo .
A elaboração desta proposta de projeto de ensino foi desencadeada pelo interesse manifestado por acadêmicos do Curso em aprofundar e atualizar temas interdisciplinares e de ampla abordagem da área de Genética que estão presentes no seu cotidiano e inter-relacionados com a Nutrição como os de nutrigenética, nutrigenômica, epigenética, doenças crônicas e não crônicas, entre outros, para os quais uma exploração mais minuciosa é inviabilizada numa carga horária de 51 horas, no decorrer de um semestre letivo .
Metodologia
Será formado um grupo de estudos composto por discentes do Curso de Nutrição, que já cursaram a disciplina Genética do Metabolismo, e por docentes.
Haverá encontros presenciais quinzenais (dia da semana e horário a combinar), a fim de estimular e provocar o acesso as informações, na literatura e na web, depurá-las e eleger os conteúdos relevantes que responderão aos questionamentos propostos ao longo do Projeto, possibilitando dessa forma desenvolver o processo de aprender a aprender, que implica em saber formular questões, observar, investigar, localizar as fontes de informação, entre outros.
Durante o período de realização do Projeto serão convidados palestrantes os quais abordarão os temas: redação técnico-científica e metodologia científica para realização de pesquisas online, com enfoque especial para as bases de dados de livre acesso, além de conteúdos envolvendo genética-metabolismo-ambiente.
A escolha e a definição dos temas sobre genética-metabolismo-ambiente será feita pelo grupo, para atender as expectativas dos envolvidos;
Será realizado, semestralmente, um evento com apresentações de seminários dos tópicos especiais que foram trabalhados durante os períodos letivos 2017/1 e 2017/2.
“A construção do conhecimento é o momento do desenvolvimento
operacional, da atividade do aluno por meio da pesquisa, do estudo
individual, dos seminários, dos exercícios, no qual se explicitam as
relações que permitem identificar como o objeto de conhecimento
se constitui ” (LIBANEO.1985, p.215).
Haverá encontros presenciais quinzenais (dia da semana e horário a combinar), a fim de estimular e provocar o acesso as informações, na literatura e na web, depurá-las e eleger os conteúdos relevantes que responderão aos questionamentos propostos ao longo do Projeto, possibilitando dessa forma desenvolver o processo de aprender a aprender, que implica em saber formular questões, observar, investigar, localizar as fontes de informação, entre outros.
Durante o período de realização do Projeto serão convidados palestrantes os quais abordarão os temas: redação técnico-científica e metodologia científica para realização de pesquisas online, com enfoque especial para as bases de dados de livre acesso, além de conteúdos envolvendo genética-metabolismo-ambiente.
A escolha e a definição dos temas sobre genética-metabolismo-ambiente será feita pelo grupo, para atender as expectativas dos envolvidos;
Será realizado, semestralmente, um evento com apresentações de seminários dos tópicos especiais que foram trabalhados durante os períodos letivos 2017/1 e 2017/2.
“A construção do conhecimento é o momento do desenvolvimento
operacional, da atividade do aluno por meio da pesquisa, do estudo
individual, dos seminários, dos exercícios, no qual se explicitam as
relações que permitem identificar como o objeto de conhecimento
se constitui ” (LIBANEO.1985, p.215).
Resultados Esperados
Que os momentos de discussão em grupo possam servir como espaço de estudo e reflexão, de estimulo ao aprendizado de Genética e suas inter-relações com as diversas interfaces da Nutrição, a fim de ampliar as perspectivas da futura atuação profissional dos discentes e a melhoria da qualidade técnica. Pois, para a formação do Nutricionista há necessidade da contribuição de diferentes áreas de conhecimento, que desenvolvam o saber sobre: o alimento, o homem e a relação entre esses e o meio ambiente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALÍTCIA MORAES KLEINOWSKI | 5 | ||
ANTONIO ORLANDO FARIAS MARTINS FILHO | 3 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
ARIANE DE FREITAS ULGUIM | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
DULCINEA BLUM MENEZES | 5 | 06/07/2017 | 03/08/2017 |
ELLEN LOPES VIEIRA | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
JULIENDRY MEDEIROS SILVEIRA | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
LETICIA MASCARENHAS PEREIRA BARBOSA | 5 | 28/09/2017 | 27/10/2017 |
LUANA CARRET MACHADO | 3 | 29/09/2017 | 01/03/2018 |
MARIANI PEREIRA SOARES | 2 | 31/05/2017 | 07/12/2017 |
MILENE GOMES FIGUEIREDO | 2 | 29/09/2017 | 01/03/2018 |
PAULO ROMEU GONCALVES | 5 | 01/06/2017 | 29/06/2017 |
REGINA HOBUS | 2 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |
SIMONE BRIGNOL GOTUZZO | 2 | 31/05/2017 | 07/12/2017 |
TAIANE SOUZA KNEIP | 2 | 31/05/2017 | 07/12/2017 |
VERA LUCIA BOBROWSKI | 1 | 31/05/2017 | 01/03/2018 |