Nome do Projeto
Laboratório de História Oral
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 22/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O Laboratório de História Oral (LAHO), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi fundado em 2010, para ser um local de arquivamento do acervo audiovisual e escrito de entrevistas e das demais atividades que englobam a metodologia de História Oral. Este “banco de memórias” é continuamente acrescido por novas narrativas. O arquivo está em fase de organização, motivo pelo qual ainda não foi aberto ao público, porém, muitos acadêmicos já realizam análises sobre sua documentação. O LAHO, além de desenvolver atividades vinculadas ao Núcleo de Documentação Histórica (NDH), como entrevistas, transcrições e guarda de acervo, serve de espaço para práticas de intervenção de alunos dos cursos de História.

Objetivo Geral

- Proporcionar um espaço de aprendizado aos alunos dos cursos de História da UFPel, através da constituição e manutenção de um acervo de narrativas.

Justificativa

O LAHO tem se afirmado como um dos locais de produção do conhecimento histórico dentro da UFPel, pela especificidade de sua documentação e do seu modo de fazer história, pelo debate metodológico e histórico que proporciona, e por persistir no objetivo de organizar documentos para disponibilizá-lo ao público, em respeito a quem produziu e produz estes materiais, ou seja, os narradores e os entrevistadores. Ao agregar arquivamento, debate e acesso, o LAHO se torna não somente um arquivo de narrativas em História Oral, mas um local de reflexão desse modo peculiar de se construir fontes históricas.

Metodologia

Trabalha-se basicamente com História Oral Temática e História Oral de Vida. O LAHO é um dos locais de produção do conhecimento histórico dentro da UFPel, pela especificidade do seu acervo, seus suportes e os projetos desenvolvidos, do seu modo de fazer história. Através do debate metodológico e histórico que proporciona, busca organizar documentos para disponibilizá-los ao público, em respeito aos seus narradores, aos pesquisadores e às futuras gerações, que poderão, através da salvaguarda desta documentação, tentar aprender um pouquinho (PORTELLI, 1997) sobre as nossas e a suas histórias. Ao agregar arquivamento, debate e acesso, o LAHO se torna não somente um arquivo de narrativas em História Oral, mas um local de reflexão desse modo singular de se construir fontes históricas.

Resultados Esperados

- Higienização, organização e disponibilização de material ao público acadêmico e em geral.
- Publicação dos resultados obtidos.
- Constituição de um bom espaço de aprendizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ISHIZAKA PENNY122/05/201722/05/2018
LORENA ALMEIDA GILL222/05/201722/05/2018
MILENA VAZ DA SILVA122/05/201722/05/2018
PAULO LUIZ CRIZEL KOSCHIER122/05/201722/05/2018

Página gerada em 28/03/2024 15:09:15 (consulta levou 0.029160s)