Nome do Projeto
HISTOLOGIA PRODUTIVA DOS ANIMAIS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Resumo
A histologia dos sistemas dos animais é um dos saberes fundamentais aos profissionais das áreas das ciências agrárias e biológicas, uma vez que fornece elementos importantes ao processo de apropriação dos conhecimentos subsequentes, tais como fisiologia, produção animal, dentre outros. Por ser uma disciplina de ciência básica da saúde animal, ministrada nos primeiros semestres da graduação dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, não obstante sua relevância, é vista com certa cautela e, por que não registrar, de dificuldade elevada, pelos acadêmicos. Ao longo dos cursos, estes são gradativamente expostos ao ambiente profissional e, cada vez mais, precisam resgatar os conhecimentos básicos, por onde faz-se necessária a associação entre a teoria e a prática histológica. O estudo continuado e paralelo dos conhecimentos abordados nas aulas de histologia dos sistemas garantem o vínculo com a disciplina e podem diminuir insucessos ao final da mesma.

Objetivo Geral

Melhorar da qualidade do processo de ensino-aprendizagem da morfologia microscópica, culminando na diminuição à reprovação, retenção e evasão nos cursos de graduação de Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, atendidos com as disciplinas de Histologia dos Animais Domésticos I, Histologia dos Animais Domésticos II, Histologia Especial Comparada, respectivamente; mediante a atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento destas disciplinas.

Justificativa

O conhecimento da histologia dos sistemas animais é fundamental para o raciocínio lógico na compreensão das estruturas necessárias ao funcionamento fisiológico dos animais. Nesta seara, é conhecido o fato de que o processo de conhecimento dá-se de forma mais harmônico quando reforçado por atividades extraclasse auxiliadas por acadêmicos que já cursaram a disciplina, possibilitando a consolidação dos conceitos trabalhados nesta, e culminando na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tendo como prioridade o combate à reprovação, à retenção e à evasão nos cursos de graduação atendidos.

Metodologia

O presente projeto de ensino ocorrerá com as seguintes atividades:
1) Os professores regentes das disciplinas explanarão aos discentes monitores sua metodologia de aulas teóricas e práticas, cronograma e horários;
2) Os discentes monitores terão uma semana para estudo individual sobre o assunto a ser abordado nas aulas das disciplinas, na semana seguinte, tendo após um encontro com o professor regente para alinhar todo e qualquer conceito a ser trabalhado na próxima aula-prática;
3) Nas aulas-práticas, os discentes monitores acompanharão as explanações do professor regente sobre as lâminas histológicas e, após, auxiliarão na elucidação de questionamentos feitos pelos discentes matriculados nas mesmas;
4) Os discentes monitores farão atendimento extraclasse em sala específica de monitoria, aos discentes matriculados nas disciplinas atendidas, de forma orientada;
5) Quinzenalmente, haverá reunião entre os discentes monitores e o coordenador e colaboradores, para expor, encaminhar ou dizimar qualquer dúvida fruto dos atendimentos aos discentes matriculados nas disciplinas, bem como para orientá-los quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado;
6) Bimensalmente os discentes monitores apresentarão seminários abertos à comunidade acadêmica, com temas previamente definidos entre monitor e professores coordenador e colaboradores, tendo como principal assunto, as peculiaridades histológicas dos animais de produção;
7) Os discentes monitores, a critério do coordenador do projeto, poderão realizar o preparo de lâminas e modelos histológicos, com a finalidade de melhorar o processo de ensino, foco deste projeto;
8) Os discentes monitores serão estimulados a organizar o material didático das disciplinas, elaborar trabalhos e resumos para apresentá-los na SIEPE-UFPel, bem como outras formas de apresentação oral, objetivando apresentar os resultados do presente projeto e aprimorar a desenvoltura dos discentes monitores, fruto da sua inserção nas ati

Resultados Esperados

• Diminuir a evasão nas disciplinas de Histologia dos Animais Domésticos I e II, ofertada ao curso de Zootecnia e Medicina Veterinária-Bacharelado;
• Diminuir a evasão na disciplina de Histologia Especial Comparada, ofertada ao curso de Ciências Biológicas-Bacharelado;
• Diminuir a evasão na disciplina de Histologia Especial Comparada, ofertada ao curso de Ciências Biológicas-Licenciatura;
• Aumentar os índices de aprovação na disciplina de Histologia dos Animais Domésticos I e II no curso de Zootecnia –Bacharelado;
• Aumentar dos índices de aprovação na disciplina de Histologia Especial Comparada-Bacharelado;
• Aumentar dos índices de aprovação na disciplina de Histologia Especial Comparada-Licenciatura;
• Ao final do projeto, os discentes monitores terão aprimorado seu conhecimento em Histologia dos Sistemas, através da formação acadêmica desenvolvida nas atividades didáticas, apresentação de seminários e trabalhos acadêmicos; aumentando sua criticidade quanto ao processo de ensino/aprendizagem das ciências básicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA NUNES401/06/201731/12/2017
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA101/06/201731/12/2017
MARLA PIUMBINI ROCHA101/06/201731/12/2017
RAQUEL PEDROSO MELLO1201/06/201731/12/2017
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES101/06/201731/12/2017

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