Nome do Projeto
Atividades de apoio em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
A disciplina de ciência e tecnologia de alimentos (85 horas/aulas) faz parte dos componentes curriculares de formação obrigatória para o curso de Nutrição da UFPel. Anualmente, 110 alunos são matriculados nesta disciplina. Com a inclusão no plano de ensino de estudos de caso, visitas técnicas e debates pertinentes aos temas propostos, tem se conseguido alto índice de aprovação. Neste contexto, o aluno monitor é figura indispensável na busca de melhorias do processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, as monitorias estão se desenvolvendo de forma voluntária.

Objetivo Geral

Proporcionar a inserção do discente como monitor em atividades práticas da disciplina de ciência e tecnologia de alimentos, contribuindo para sua formação acadêmico-profissional.

Justificativa

As aulas da disciplina de ciência e tecnologia de alimentos para o curso de Nutrição são ministradas de forma teórica (51 horas/aula) e prática (34 horas/aula). As aulas práticas ocorrem no Laboratório de dietética, da Faculdade de Nutrição, em dois horários distintos, a fim de possibilitar maior contato do discente com as atividades. No plano de ensino da disciplina são organizadas visitas técnicas a empresas da área e a laboratórios de outras unidades. As atividades práticas, em que o aluno prepara os alimentos com diferentes objetivos ou participa de debates sobre temas determinados, definem uma das avaliações da disciplina e auxiliam na motivação do aluno em participar da aula.
No entanto, o atendimento quase que individualizado necessário para a realização dos cálculos e para a aplicação das tecnologias fica inviabilizado pelo grande número de estudantes em cada turma. o monitor tem o importante papel de buscar tecnologias novas, auxiliar na elaboração de receitas e fichas técnicas, participar das aulas práticas atuando diretamente no auxílio aos colegas e auxiliar na elaboração de material didático novo e apropriado. Trata-se de uma atividade onde há melhorias no processo de ensino-aprendizagem do aluno matriculado na disciplina, ao mesmo tempo em que desperta no monitor a vontade e a possibilidade de ensinar e de procurar formas de possibilitar o maior aproveitamento do conhecimento transmitido.

Metodologia

Durante um turno semanal, o monitor apoiará a professora durante as aulas práticas da disciplina.
Serão definidos dois turnos semanais para buscas por técnicas e receitas novas para serem desenvolvidas na disciplina.
Nos demais turnos, o monitor ficará a disposição dos alunos matriculados para auxiliá-los no desenvolvimento dos cálculos e das técnicas a serem apresentadas e auxiliará a professora no desenvolvimento de material didático apropriado e nas avaliações dos impactos da metodologia aplicada na relação ensino-aprendizagem.

Resultados Esperados

Espera-se que a presença do monitor nas aulas possibilite melhor desempenho dos alunos, maior atenção dos alunos na aula e melhor motivação dos alunos em aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIANE LESTON RODRIGUES405/06/201701/03/2018
HELAYNE APARECIDA MAIEVES405/06/201701/03/2018
LETICIA MASCARENHAS PEREIRA BARBOSA1205/06/201701/03/2018
RAISSA JORDANA DOS SANTOS MASSERON805/06/201701/03/2018

Página gerada em 09/08/2022 16:08:51 (consulta levou 0.037790s)