Nome do Projeto
Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/10/2017 - 10/11/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Pediatria
Resumo
O Brasil, com uma população ao redor de 200 milhões e 3 milhões de nascimentos por ano, reduziu as mortes de crianças abaixo de 5 anos em 78% entre 1990 e 2013, atingindo a Meta de Desenvolvimento do Milênio número. No país, em 2013, a mortalidade neonatal correspondeu a 69% dos óbitos infantis e, dos 26.730 óbitos neonatais, 76% ocorreram entre 0-6 dias após o nascimento. A mortalidade neonatal precoce associada à asfixia perinatal em recém-nascidos de baixo risco, ou seja, com peso ao nascer ≥2500g e sem malformações congênitas, é elevada em nosso meio. Estudo feito pelo Programa de Reanimação Neonatal mostrou que, entre 2005 e2010 no Brasil, ocorreram 5-6 mortes precoces por dia de neonatos ≥2500g sem anomalias congênitas por causas associadas à asfixia perinatal, sendo duas delas, em cada dia, decorrentes de síndrome de
aspiração de mecônio. A maior parte dessas mortes aconteceu no primeiro dia de vida.
Objetivo Geral
Capacitar estudantes de Medicina no atendimento do recém-bascido em sala de parto
Justificativa
Ao nascimento, cerca de um em cada 10 recém-nascidos (RN) necessita de ajuda para iniciar a respiração efetiva; um em cada 100 precisa de intubação traqueal; e 1-2 em cada 1.000 requer intubação acompanhada de massagem cardíaca e/ou medicações, desde que a ventilação seja aplicada adequadamente.12-14 A necessidade de procedimentos de reanimação é maior quanto menora idade gestacional e/ou peso ao nascer.13,15 O parto cesárea, entre 37 e 39 semanas de gestação, mesmo sem fatores de risco antenatais para asfixia, também eleva a chance de que a ventilação ao nascer seja necessária. Estima-se que, no país a cada ano, ao redor de 300.000 crianças necessitem de ajuda para iniciar e manter a respiração ao nascer.
Metodologia
Curso teórico-prático.
Teórico com aulas expositivas em data show.
Aulas práticas em módulos de 10 alunos com bonecos.
Teórico com aulas expositivas em data show.
Aulas práticas em módulos de 10 alunos com bonecos.
Resultados Esperados
O nascimento de um bebê representa a mais dramática transição fisiológica da vida humana. Em nenhum outro momento, o risco de morte ou lesão cerebral é tão elevado. Um em cada 10 RN precisa de ajuda para fazer a transição da vida intrauterina para a extrauterina. O
treinamento continuado dos profissionais de saúde que participam do cuidado ao RN, além da conscientização da comunidade para a importância da assistência nesse período crítico de transição
para o ambiente extrauterino, mostra que o tema mais importante é a implementação e a disseminação em larga escala de intervenções para melhorar a qualidade da assistência durante o parto e o nascimento. Isso se deve provavelmente, ao fato de a reanimação ao nascer constituir-se na intervenção mais dramática do cuidado neonatal.
treinamento continuado dos profissionais de saúde que participam do cuidado ao RN, além da conscientização da comunidade para a importância da assistência nesse período crítico de transição
para o ambiente extrauterino, mostra que o tema mais importante é a implementação e a disseminação em larga escala de intervenções para melhorar a qualidade da assistência durante o parto e o nascimento. Isso se deve provavelmente, ao fato de a reanimação ao nascer constituir-se na intervenção mais dramática do cuidado neonatal.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA APPELT SOLLA | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
CECILIA FERNANDES LOREA | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
DENISE CARRICONDE MARQUES | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
ELAINE PINTO ALBERNAZ | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
FERNANDA FONTANA | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
LUCIANA CORREA ARGONDIZZO | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 2 | 09/10/2017 | 10/11/2017 |