Nome do Projeto
Educação Ambiental e sua interface com a Educação do Campo: contribuições para a formação inicial de professores
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/05/2018 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Compreendemos a importância da inserção da Educação Ambiental na escola a partir do estudo, planejamento e reflexão crítica sobre as possibilidades que estes espaços educativos engendram na construção de alternativas que tenham como objetivo a superação do processo de degradação ambiental existente na atualidade. Nesta perspectiva, a universidade tem papel relevante, uma vez que possibilita, a partir da formação inicial de professores, o desenvolvimento de processos de aprendizagem em Educação Ambiental e Educação do Campo por meio de estudo teórico e metodológico e reflexão crítica das premissas que fundamentam as pesquisas nestes campos de conhecimento. O presente projeto de ensino se propõe a contribuir com a formação inicial dos alunos da graduação em Pedagogia e Biologia-Licenciatura a partir do aprofundamento teórico e metodológico acerca da Educação Ambiental em sua relação com a Educação do Campo, visando ampliar os estudos sobre as possibilidades de desenvolver práticas educativas e processos de planejamento docente no contexto escolar que tenham como fundamento as referidas áreas de conhecimento. A metodologia será desenvolvida a partir do estudo e debate sobre temáticas que envolvem o contexto de pesquisa em Educação Ambiental e Educação do Campo no contexto escolar. Serão realizadas palestras, oficinas, saídas de campo e/ou visitas técnicas com os alunos da graduação em Pedagogia e Biologia-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas para estudo teórico e metodológico dos assuntos enfatizados.

Objetivo Geral

O presente projeto de ensino se propõe a contribuir com a formação inicial dos alunos da graduação em Pedagogia e Biologia-Licenciatura a partir do aprofundamento teórico e metodológico acerca da Educação Ambiental em sua relação com a Educação do Campo, visando ampliar os estudos sobre as possibilidades de desenvolver práticas educativas e processos de planejamento docente no contexto escolar, especialmente, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que tenham como fundamento as referidas áreas de conhecimento.

Justificativa

Enfatizamos que o presente projeto tem sua relevância destacada, pois pretende contribuir para a formação inicial de professores em Pedagogia e Biologia-Licenciatura, salientando a importância de instrumentalizar teórica e metodologicamente os alunos da graduação para desenvolverem práticas pedagógicas e processos de planejamento docente que tenham como fundamento as temáticas que estão relacionadas à Educação Ambiental em sua interface com a Educação do Campo, refletindo sobre as suas possibilidades de inserção e fortalecimento no contexto escolar. Ante o exposto, consideramos que este projeto de ensino tem sua importância relacionada ao objetivo de ampliar a discussão sobre as problemáticas relacionadas ao meio ambiente, bem como refletir sobre a construção do conhecimento em Educação Ambiental e a Educação do Campo.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida a partir do estudo e debate sobre temáticas que envolvem o contexto de pesquisa em Educação Ambiental e Educação do Campo no contexto escolar. Serão realizadas palestras, oficinas, saídas de campo e/ou visitas técnicas com os alunos da graduação em Pedagogia e Biologia-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas para estudo teórico e metodológico dos temas que envolvem a construção da Educação Ambiental em sua relação com a Educação do Campo no ambiente escolar. O objetivo é propiciar uma formação crítica em Educação Ambiental destes alunos como um modo de fortalecer os temas de preservação ambiental na escola.
Serão desenvolvidas produções escritas dos alunos da graduação em Pedagogia e Biologia em relatórios e/ou Diário de Estudos. Esta metodologia de registro dos estudos empreendidos é enfatizada como sendo um modo de problematização de discursos e expressão das compreensões sobre o campo de conhecimento e pesquisa em Educação Ambiental. Assim, como parte integrante da metodologia, este projeto visa desenvolver atividades de ensino ao longo da sua vigência (de 26/03/2018 a 21/12/2018), estando fundamentado em estudos sobre a Educação Ambiental em sua relação com a Educação do Campo e sua importância para o ambiente escolar a partir da realização das seguintes atividades ao longo do ano:
• Visitas técnicas;
• Cine-Fórum;
• Realização de palestras e oficinas abrangendo, inicialmente, os seguintes temas: Debate conceitual sobre Educação Ambiental e a Educação do Campo; agricultura familiar orgânica; agricultura urbana e Peri-urbana; agrotóxicos; reforma agrária; experiências e práticas pedagógicas de professores que atuam na escola do campo; economia solidária popular: cooperativas agroecológicas; Educação Ambiental no contexto escolar.
• Produções escritas dos alunos da graduação em Pedagogia em Diário de Estudos acerca dos debates sobre as temáticas propostas.

Resultados Esperados

• Contribuir para a qualificação da formação acadêmica dos alunos da graduação em Pedagogia e Biologia-Licenciatura a partir do aprofundamento teórico e metodológico dos temas relacionados à Educação Ambiental e Educação do Campo visando ampliar as práticas pedagógicas que problematizam estes assuntos na escola;
• Contribuir para que os alunos possam articular os elementos teóricos (epistemológicos) e práticos (metodologias de ensino) na área de conhecimento da Educação Ambiental e Educação do Campo;
• Fomentar a produção de conhecimentos em Educação Ambiental no contexto da Educação do Campo no âmbito da Faculdade de Educação da UFPel, qualificando os estudos e debates sobre estas temáticas junto aos alunos da graduação em Pedagogia e Biologia, em seu processo de formação inicial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA221/05/201821/12/2018
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO221/05/201821/12/2018
FILIPI VIEIRA AMORIM221/05/201821/12/2018
LAURA ECHER BARBIERI221/05/201821/12/2018
LUIZA BELEM TEIXEIRA221/05/201821/12/2018
MAURICIO CARDOSO DIAS221/05/201821/12/2018
ROGERIO COSTA WURDIG221/05/201821/12/2018
STEFANIE BENTO MENA221/05/201821/12/2018
TACIANE SCHRÖDER JORGE221/05/201821/12/2018
VANIA GRIM THIES221/05/201821/12/2018

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