Nome do Projeto
Laboratório de Ensino de Cartografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/04/2018 - 19/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Vinculado ao Laboratório didático de Cartografia, este projeto visa, primeiramente, subsidiar o ensino de disciplinas de cartografia junto aos cursos de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (Licenciatura e Bacharelado).
Os cursos de Geografia possuem em sua grade curricular disciplinas como Cartografia Geral, Cartografia Temática, Ensino de Cartografia na Geografia, Analise e Interpretação de Cartas Topográficas, Cartografia, Geoprocessamento e Metodologia e Prática do Ensino de Geografia além de oficinas, cursos de extensão e demais ações de cunho didático-pedagógico que necessitam do Laboratório para o desenvolvimento adequado de suas atividades. Trata-se, portanto, de ações de ensino e aprendizagem em um espaço diferenciado, adequado às diferentes características práticas das disciplinas, como o manuseio de cartas topográficas, elaboração de mapas convencionais e táteis, gráficos e redes bem como maquetes em diferentes níveis de análise. No laboratório são desenvolvidas atividades regulares e extraordinárias de ensino, de reforço e complementação didática em períodos alternados.
Objetivo Geral
Subsidiar as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas no laboratório didático de cartografia, com funcionamento permanente, voltado para a realização de aulas práticas, minicursos, oficinas, grupos de estudos e outras atividades relacionadas ao ensino de cartografia na graduação e na pós-graduação em Geografia.
Justificativa
O projeto de ensino se justifica pela necessidade de subsidiar institucionalmente o conjunto de atividades didáticas executadas no Laboratório didático de Cartografia. As disciplinas relacionadas aos conteúdos de cartografia, são historicamente, as que concentram os maiores índices de reprovação e retenção de alunos nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia (cerca de 30% dos matriculados). Este fator é considerado decisivo para o abandono do curso (evasão), principalmente no segundo e terceiro semestres. A monitoria é considerada uma atividade de apoio aos alunos com dificuldade, capaz de interferir positivamente reduzindo a reprovação e a retenção, bem como a evasão. Além do ensino vinculado às disciplinas que compõem a grade curricular, oferece regularmente atividades complementares em turno inverso.
Atendendo os cursos de Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, também proporciona a execução de atividades didáticas do programa de pós-graduação - Mestrado. Atualmente o referido laboratório também é utilizado para aulas de Cartografia e Geoprocessamento do Curso de Antropologia.
Atendendo os cursos de Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, também proporciona a execução de atividades didáticas do programa de pós-graduação - Mestrado. Atualmente o referido laboratório também é utilizado para aulas de Cartografia e Geoprocessamento do Curso de Antropologia.
Metodologia
Os procedimentos metodológicos preveem a realização de aulas práticas, oficinas, minicursos, confecção de maquetes e outras atividades que envolvam o ensino de cartografia. O projeto será desenvolvido laboratório didático e terá o funcionamento permanente para as atividades de ensino regulares, atendendo sob demanda e planejamento as atividades complementares de graduação e pós-graduação pertinentes à área. Considerando a capacidade das condições didáticas e estruturais, proporcionará tanto o uso por turmas compostas por quarenta alunos como ações em pequenos grupos e ensino individualizado. Estão previstas atividades apoiadas por monitores discentes, capacitados para o suporte às disciplinas regulares em turno inverso (tarde), principalmente.
Resultados Esperados
São esperados resultados na qualificação da aprendizagem dos discentes nas disciplinas vinculadas à cartografia, as quais apresentam altos índices de reprovação, impactando na evasão dos cursos de Geografia. Com as atividades desenvolvidas pelo projeto, espera-se que haja uma redução significativa na alta taxa de reprovação que tem ocorrido no segundo e terceiro semestres da Licenciatura e do Bacharelado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME PEREIRA DE LELLIS | 4 | 29/08/2018 | 31/12/2018 |
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | 4 | 11/04/2018 | 19/03/2019 |
NATHANY MIRANDA BLANK | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
ROSA ELENA NOAL | 4 | 11/04/2018 | 19/03/2019 |
SANDRO DE CASTRO PITANO | 2 | 11/04/2018 | 19/03/2019 |
VALMIRO DA SILVA LANGE | 4 | 01/10/2018 | 30/11/2018 |
VERÔNICA CAMPOS BLANK | 4 | 01/05/2018 | 30/11/2018 |
VICTÓRIA SABBADO MENEZES | 4 | 01/05/2018 | 19/03/2019 |