Nome do Servidor
SANDRO DE CASTRO PITANO
Matrícula SIAPE
2454228
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
24/08/2006
Data de ingresso na UFPel
24/08/2006
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1454228 - Professor Substituto/Assistente
Matrícula SIAPE
1454228
Data de ingresso no serviço público
17/05/2004
Data de ingresso na UFPel
17/05/2004
Data de ingresso no cargo
17/05/2004
Data de saída do Cargo
29/09/2005
Cargo
Professor Substituto/Assistente
Classe / Nível
5 / 001
Titulação
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 20 horas

Resumo

Possui doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre 2006 e 2019, atualmente é bolsista de produtividade N2 do CNPq/Educação, professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS); vice coordenador do GT6 Educação Popular da ANPED (2021-2023); coordenador do Centro Latino-Americano de Estudos e Pesquisa em Educação (CELAPED) e membro do Comitê de Assessoramento da área de Educação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação e Pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas. É autor, coautor e organizador de obras como: Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica (Appris); Paulo Freire, Jürgen Habermas e o ideal formativo da educação popular: cidadão ou sujeito social? (CRV); Educação popular e docência (Cortez). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e pesquisa participante.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2003)
Especialização em Especialização Em Filosofia Moral e Política (Universidade Federal de Pelotas, 2002)
Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia (Universidade Federal de Pelotas, 1996)

Áreas de atuação

Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação
Fundamentos da Educação - História da Educação
Educação - Educação Popular

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DE PELOTAS/RS29/10/201931/12/20222
O processo participativo de elaboração do Atlas Geográfico Escolar de Canguçu-RS08/04/201931/12/20222
AS DIMENSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DA PARTICIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRECOORDENADOR DO PROJETO01/03/201928/02/20228
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE CANGUÇU-RSCOORDENADOR DO PROJETO27/05/201928/05/20214
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ARROIO DO PADRE-RSCOORDENADOR DO PROJETO03/04/201902/10/20194
AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveisCOORDENADOR DO PROJETO01/09/201831/08/20198
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ARROIO DO PADRE-RSCOORDENADOR DO PROJETO03/04/201702/04/20194
AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveisCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201831/08/20188
AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveisCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201628/02/20188
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Laboratório de Ensino de Cartografia08/04/201931/12/20194
Seminário de Monografias dos Cursos de Geografia09/12/201921/12/201910
Laboratório de Ensino de Cartografia11/04/201819/03/20192
Seminário de Monografias dos Cursos de Geografia04/11/201822/12/20186
Seminário de Integração Universidade-Escola Geografia/UFPel: narrar histórias, geografar trajetórias docentes01/10/201830/11/20184
Programa de Monitoria da UFPEL01/04/201901/03/20231
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
A Ciência começa na escola: laboratório interdisciplinar de Ciências para a Educação BásicaCOORDENADOR DO PROJETO02/01/202001/01/20224
Elaboração Participativa do Atlas Geográfico Escolar de Canguçu-RS08/04/201908/04/20214
Organização do Acervo Mineralógico da Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Fetter – Pelotas RS05/11/201931/12/20201
II Seminário de Integração entre Universidade e Escola: Ciências Humanas01/10/201930/11/201926
ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA DO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ARROIO DO PADRE-RSCOORDENADOR DO PROJETO03/04/201702/04/20194

Página gerada em 04/10/2022 17:38:23 (consulta levou 1.215663s)