O projeto propõe que seja elaborado, de maneira participativa, um laboratório didático para o ensino e a aprendizagem interdisciplinar de ciências para o uso tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio. Estima-se que as principais disciplinas atendidas sejam Química, Física, Biologia e Geografia, embora a estrutura do laboratório permita que sejam desenvolvidas atividades experimentais que extrapolam os limites disciplinares. Por isso sua definição como interdisciplinar, no sentido de estimular e acolher a novidade em termos de aprendizagem científica.
Normalmente, as atividades práticas começam a fazer parte do cotidiano escolar dos estudantes quando ingressam no Ensino Médio e iniciam o estudo das disciplinas mencionadas anteriormente, as quais necessitam do apoio de aulas práticas. É por isso que os laboratórios de ciências das escolas estão geralmente sendo utilizados por alunos do Ensino Médio, mantendo-se distantes do Fundamental. Diante disso, esta proposta parte do questionamento: por que não realizar atividades práticas, para facilitar o estudo da Ciência e estimular os estudantes na iniciação científica, para alunos das séries finais do Ensino Fundamental? Afinal, o ensino e a aprendizagem de ciências com o uso de atividades práticas são muito mais significativos, e até divertidos, o que demonstra a sua pertinência para o Ensino Fundamental.
O ideal é que seja possibilitado aos professores e professoras as condições para integrar teoria e prática em suas aulas, elaborando atividades experimentais em articulação com as bases teóricas pertinentes em cada conteúdo. Inclusive, espera-se que ocorra o trabalho coletivo e interdisciplinar, por meio do qual professores de áreas como Química e Física, por exemplo, desenvolvam, em conjunto, atividades experimentais das suas disciplinas, fomentando a cultura da novidade e da abertura epistemológica (MORIN, 2002; SANTOS, 2002). A própria instalação do laboratório será acompanhada pelos estudantes diretamente vinculados a sua utilização, desde o início, buscando estabelecer uma identidade com o projeto.
O projeto prevê a implementação do laboratório junto ao Colégio Municipal Pelotense, uma escola polo do município de Pelotas-RS, que atende simultaneamente ao Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Situado nessa escola, o laboratório permitirá a interação permanente de alunos e professores de toda a rede municipal de educação interessados em usufruir de suas possibilidades didáticas. Estima-se que sejam desenvolvidas aulas práticas diretamente vinculadas às disciplinas regulares, bem como a organização de turmas para experimentação em turno inverso, na perspectiva do Ensino Médio integral.
A rede municipal de educação de Pelotas conta com oitenta e nove escolas, sendo que vinte e nove são exclusivamente voltadas para a Educação Infantil, cinquenta e nove oferecem Ensino Fundamental completo e uma oferece Ensino Fundamental completo e Ensino Médio. São essas sessenta escolas as beneficiárias diretas da implantação do laboratório, abrangendo cerca de vinte mil alunos nas séries finais dos níveis fundamental e médio.
O projeto terá uma avaliação permanente, sobretudo quanto à pertinência e os impactos que sua implantação acarretará nas práticas pedagógicas da escola e das demais instituições escolares atendidas. Envolvendo os professores da escola, beneficiados diretamente pelo laboratório, a avaliação será executada por meio de reuniões semestrais, envolvendo todo o coletivo docente que o utiliza, os bolsistas, a coordenação e todos os demais docentes da Universidade, colaboradores da proposta. No âmbito discente, haverá no laboratório um documento para avaliação que poderá ser preenchido e depositado no local, sem a necessidade de identificação pessoal. O público externo à escola, constituído pelas demais escolas da rede municipal, também terá à disposição o formulário para avaliação, e serão estimulados a contribuir nesse sentido. As reuniões semestrais de avaliação farão uma análise desses formulários, que serão categorizados previamente de acordo com o teor das respostas. O resultado das reuniões de avaliação será registrado em ata, incluindo as eventuais ações a serem desenvolvidas em atenção ao posicionamento da comunidade escolar.
Após a conclusão das atividades (24 meses previstos no cronograma/edital), o vínculo com a escola será mantido por meio das parcerias já existentes com a instituição.