Nome do Projeto
AS DIMENSÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DA PARTICIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2019 - 28/02/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
Atrelada a uma concepção educacional, política e econômica específica, a participação é concebida como instância elementar ao processo formativo do sujeito democrático. Este projeto de pesquisa almeja compreender as dimensões políticas e pedagógicas da participação que permeiam a elaboração do pensamento e da obra de Paulo Freire, sob o entrelaçamento dos contextos concreto e teórico. Para isso, busca identificar e analisar as experiências históricas, direta ou indiretamente vivenciadas, que o teriam influenciado na incorporação da participação como premissa fundamental. Também estudará as influências teóricas e seus principais conceitos identificados com a esfera participativa, incorporados pelo autor. A metodologia da pesquisa se caracteriza como teórica de base bibliográfica, pois concentrará o trabalho analítico em todos os livros de Freire publicados em língua portuguesa. Na investigação sobre as experiências pessoais e profissionais serão priorizadas obras de viés narrativo, tais como Cartas a Guiné-Bissau, Aprendendo com a própria história (VI), A educação na cidade, Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, À sombra desta mangueira e Cartas a Cristina. Sobre as influências teóricas serão estudadas obras previamente identificadas e selecionadas, abrangendo todos os períodos da produção intelectual do autor, tais como Educação e atualidade brasileira, Pedagogia do oprimido, Extensão ou comunicação, Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, Política e educação e Pedagogia da autonomia. Acredita-se que o projeto possa contribuir para o movimento de reinvenção do pensamento de Paulo Freire, considerando a coerência indispensável às bases teóricas e práticas que o fundamentam.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Investigar a vida e a obra de Paulo Freire, buscando compreender as dimensões pedagógicas e políticas da participação entrelaçadas a partir de experiências e referenciais teóricos na elaboração de seu pensamento, consolidando uma proposta transformadora.

Objetivos específicos:

1. Identificar e analisar um conjunto de experiências vivenciadas por Paulo Freire, capazes de possibilitar uma compreensão empírica da participação na sua obra;

2. Classificar as experiências narradas por Freire e seus principais biógrafos em duas categorias analíticas: pessoais e profissionais, analisando a conexão entre ambas ao longo da sistematização de sua práxis;

3. Identificar e analisar as influências teóricas sobre a participação no pensamento de Paulo Freire, buscando compreender seus principais conceitos e verificar como eles são apropriados pelo autor;

4. Relacionar cronologicamente os achados empíricos e teóricos sobre a participação na obra de Freire, visando compreender e demonstrar as dimensões políticas e pedagógicas da participação e de que formas ele as incorpora, elabora e reelabora nas tramas de seu pensamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA2001/08/201929/02/2020
JULIANA TAVARES PEREIRA401/03/201931/07/2020
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR2001/08/201929/02/2020

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