Nome do Projeto
O processo participativo de elaboração do Atlas Geográfico Escolar de Canguçu-RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Este projeto visa sistematizar a investigação sobre o processo participativo de elaboração do atlas geográfico escolar de Canguçu-RS. Configura-se como uma a metapesquisa (pesquisa sobre pesquisas) que se volta para a análise de uma investigação em desenvolvimento, na área da educação, buscando acompanhar a experiência de uma investigação participativa, sistematizando de maneira crítica o seu desenvolvimento, desde as primeiras ações. Ao mesmo tempo, almeja-se identificar e problematizar limites e possibilidades que o exercício da participação em um processo de pesquisa envolve. Por fim, espera-se compreender melhor a dimensão pedagógica da participação, evidenciando seus impactos junto ao coletivo envolvido com a pesquisa.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Acompanhar e sistematizar o processo de uma pesquisa participante em desenvolvimento, intitulada “Elaboração participativa do atlas geográfico escolar do município de Canguçu-RS.
Objetivos Específicos:
1. Acompanhar a consolidação da parceria e a constituição de grupo de trabalho para o desenvolvimento da pesquisa participante, formado pelo conjunto de sujeitos envolvidos/interessados na proposta (UFPel; SMEEC; escolas);
2. Registrar os diferentes momentos de atuação do coletivo envolvido na pesquisa, com ênfase nas dimensões do protagonismo, da participação, da formação e da concepção sobre o atlas geográfico escolar, ao longo do processo de pesquisa;
3. Sistematizar o processo de pesquisa participante, refletindo sobre os impactos formativos do projeto, associados à construção do conhecimento científico.
Acompanhar e sistematizar o processo de uma pesquisa participante em desenvolvimento, intitulada “Elaboração participativa do atlas geográfico escolar do município de Canguçu-RS.
Objetivos Específicos:
1. Acompanhar a consolidação da parceria e a constituição de grupo de trabalho para o desenvolvimento da pesquisa participante, formado pelo conjunto de sujeitos envolvidos/interessados na proposta (UFPel; SMEEC; escolas);
2. Registrar os diferentes momentos de atuação do coletivo envolvido na pesquisa, com ênfase nas dimensões do protagonismo, da participação, da formação e da concepção sobre o atlas geográfico escolar, ao longo do processo de pesquisa;
3. Sistematizar o processo de pesquisa participante, refletindo sobre os impactos formativos do projeto, associados à construção do conhecimento científico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | 2 | 08/04/2019 | 31/12/2022 |
CAMILA TATIANE SILVEIRA ALVES | 1 | 08/04/2019 | 08/04/2021 |
DEMAICON SCHMIDT PETER | 1 | 08/04/2019 | 08/04/2021 |
GABRIELA DAMBROS | 2 | 08/04/2019 | 07/08/2022 |
GUILHERME DA SILVA CRIZEL | 2 | 08/04/2019 | 31/12/2022 |
MARCO ANTONIO COELHO COI | 2 | 08/04/2019 | 07/08/2022 |
MÁRCIO DA COSTA LEAL JUNIOR | 2 | 08/04/2019 | 31/12/2022 |
NATHANY MIRANDA BLANK | 4 | 08/04/2019 | 31/12/2022 |
SANDRO DE CASTRO PITANO | 2 | 08/04/2019 | 31/12/2022 |