Nome do Projeto
RODAS/REDES DE CONVERSA - “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULAR
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2023 - 05/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Tomando o(s) caminho(s) já percorrido(s) pelos pesquisador@s do Gt -06 e os grupos de pesquisa e extensão que constituem e produzem Educação Popular junto à ANPED, propomos como desdobramento das ações em 2023, a realização de um Evento de Extensão – sob a forma de web colóquios, aberto junto aos/às estudantes e pesquisador@s do cursos de Graduação e Pós-Graduação das instituições parceiras, bem como coletivos e grupos de Educação Popular a partir do uso de plataforma digitais para a realização de cinco encontros virtuais, veiculados sempre às terças-feiras de cada mês, no horário das 18:30 às 20:30, com duas horas de duração, no período de maio de 2023 a setembro de 2023, sendo todos os encontros comemorativos do 40º. aniversário do GT06/ANPEd. O presente evento pretende fortalecer os laços entre o GT6, os movimentos sociais, a escola básica, outras universidades nacionais e internacionais, além de diferentes coletivos e pesquisador@s, favorecendo o diálogo entre os múltiplos saberes e fazeres que envolvem a vida social mais ampla, nas lutas cotidianas, na escola e na universidade.
Objetivo Geral
Promover debates sobre a Educação Popular na América Latina, seus desafios e tendências, suas lutas e resistências, suas experiências e que-fazeres em torno do necessário enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e educacionais nas escalas locais, nacionais e internacionais.
Justificativa
O projeto se justifica pela necessária aproximação entre docentes, discentes, pesquisadores e pesquisadoras, movimentos populares e comunidade em geral, visando contribuir na construção de espaços de diálogos possíveis, nos quais as experiências de produção da vida, da prática educativa na universidade, na escola e em contextos não escolares sejam reconstruídas por meio de encontros virtuais, dialógicos, oportunizando intercâmbios de saberes e processos formativos no campo da Educação Popular.
Metodologia
O evento se estrutura por meio de webconversas a partir de cinco encontros virtuais, de duas (2) horas de duração, realizados sempre às terças-feiras de cada mês, no horário das 18:30 às 20:30, no período de maio de 2023 a setembro de 2023, sendo todos os encontros comemorativos do 40º. aniversário do GT06 - Educação Popular/ANPEd. Os cinco encontros ao longo do evento de extensão, envolverão pelo menos dois (2) pesquisador@ do GT, e um/a (1) professor@ de universidade brasileira e/ou Latino-americana, estudioso/a da EP e suas repercussões na educação contemporânea. Procuraremos dialogar com principais ideias-força e pressupostos político-epistemológicos que (re)dimensionam histórica e filosoficamente a EP: o alargamento do conceito de educativo para além da educação estritamente escolar; a politicidade inerente ao campo da educação; o conhecimento dos limites e contradições da prática educativa; a inclusão de uma outra cultura política afirmada pelo protagonismo dos sujeitos e dos movimentos sociais; o princípio da gestão democrática como fundamento do projeto político-pedagógico includente e emancipatório; uma “pedagogia da pergunta” como balizadora de relações dialógicas e democráticas no mundo escolar e na esfera educativa mais ampla; as relações entre educação popular e saúde no enfrentamento e resistências ao contexto pandêmico, dentre outras questões. Será enfocado o pensamento Freiriano, de forma dialógica, adotando a “curiosidade epistemológica” como condição necessária à discussão e atualização das obras de Paulo Freire, tais como Pedagogia do Oprimido; Pedagogia da Pergunta, Pedagogia da indignação, Pedagogia da Autonomia, bem como outras obras pouco conhecidas (e debatidas) de Freire, tais como “Extensão ou Comunicação (1977), Educação e Mudança (1979), Ação Cultural para a Liberdade (1982), Cartas à Guiné- Bissau: Registro de uma experiência em Processo (1977), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1992), dentre outras.
Indicadores, Metas e Resultados
As conversas virtuais do evento de extensão serão avaliadas junto aos/às participantes através de uma ficha a ser preenchida e encaminhada à coordenação pelos participantes, após a realização de cada encontro. Pretende-se com a ficha de avaliação ouvir os/as cursistas, suas opiniões e registros sobre a qualidade das palestras, d@s palestrantes, da rede utilizada, bem como das questões propostas pel@s palestrantes na experiência dos encontros. As fichas também serão utilizadas com parâmetros avaliativos e certificação da presença/frequência e envolvimento d@s cursistas com a atividade extensionista. Os resultados esperados envolvem, principalmente, a ampliação do diálogo político em torno da Educação Popular desenvolvida na América Latina. Como produto desse projeto está aprovada a publicação de um dossiê temático na Revista Cocar para o ano de 2024.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
*Gercina Santana Novais | |||
Cheron Zanini Moretti | |||
Danilo Seithi Kato | |||
EDLA EGGERT | |||
Fabiana Rodrigues de Souza | |||
Fernanda Priscila Alves da Silva | |||
GILDA RODRIGUES DUARTE | |||
Janine Moreira | |||
Kelma Beltrão de Souza | |||
Maria Teresa Esteban do Valle | |||
Maria Tereza Goudard Tavares | |||
Nicolás Aguilar Forero | |||
SANDRO DE CASTRO PITANO | 10 | ||
Sulivan Ferreira de Souza | |||
Tiago Zanquêta de Souza | |||
Valéria Oliveira de Vasconcelos |