Nome do Projeto
RODAS/REDES DE CONVERSA - “NÓS” DA EDUCAÇÃO POPULAR
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2023 - 05/09/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Tomando o(s) caminho(s) já percorrido(s) pelos pesquisador@s do Gt -06 e os grupos de pesquisa e extensão que constituem e produzem Educação Popular junto à ANPED, propomos como desdobramento das ações em 2023, a realização de um Evento de Extensão – sob a forma de web colóquios, aberto junto aos/às estudantes e pesquisador@s do cursos de Graduação e Pós-Graduação das instituições parceiras, bem como coletivos e grupos de Educação Popular a partir do uso de plataforma digitais para a realização de cinco encontros virtuais, veiculados sempre às terças-feiras de cada mês, no horário das 18:30 às 20:30, com duas horas de duração, no período de maio de 2023 a setembro de 2023, sendo todos os encontros comemorativos do 40º. aniversário do GT06/ANPEd. O presente evento pretende fortalecer os laços entre o GT6, os movimentos sociais, a escola básica, outras universidades nacionais e internacionais, além de diferentes coletivos e pesquisador@s, favorecendo o diálogo entre os múltiplos saberes e fazeres que envolvem a vida social mais ampla, nas lutas cotidianas, na escola e na universidade.

Objetivo Geral

Promover debates sobre a Educação Popular na América Latina, seus desafios e tendências, suas lutas e resistências, suas experiências e que-fazeres em torno do necessário enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas e educacionais nas escalas locais, nacionais e internacionais.

Justificativa

O projeto se justifica pela necessária aproximação entre docentes, discentes, pesquisadores e pesquisadoras, movimentos populares e comunidade em geral, visando contribuir na construção de espaços de diálogos possíveis, nos quais as experiências de produção da vida, da prática educativa na universidade, na escola e em contextos não escolares sejam reconstruídas por meio de encontros virtuais, dialógicos, oportunizando intercâmbios de saberes e processos formativos no campo da Educação Popular.

Metodologia

O evento se estrutura por meio de webconversas a partir de cinco encontros virtuais, de duas (2) horas de duração, realizados sempre às terças-feiras de cada mês, no horário das 18:30 às 20:30, no período de maio de 2023 a setembro de 2023, sendo todos os encontros comemorativos do 40º. aniversário do GT06 - Educação Popular/ANPEd. Os cinco encontros ao longo do evento de extensão, envolverão pelo menos dois (2) pesquisador@ do GT, e um/a (1) professor@ de universidade brasileira e/ou Latino-americana, estudioso/a da EP e suas repercussões na educação contemporânea. Procuraremos dialogar com principais ideias-força e pressupostos político-epistemológicos que (re)dimensionam histórica e filosoficamente a EP: o alargamento do conceito de educativo para além da educação estritamente escolar; a politicidade inerente ao campo da educação; o conhecimento dos limites e contradições da prática educativa; a inclusão de uma outra cultura política afirmada pelo protagonismo dos sujeitos e dos movimentos sociais; o princípio da gestão democrática como fundamento do projeto político-pedagógico includente e emancipatório; uma “pedagogia da pergunta” como balizadora de relações dialógicas e democráticas no mundo escolar e na esfera educativa mais ampla; as relações entre educação popular e saúde no enfrentamento e resistências ao contexto pandêmico, dentre outras questões. Será enfocado o pensamento Freiriano, de forma dialógica, adotando a “curiosidade epistemológica” como condição necessária à discussão e atualização das obras de Paulo Freire, tais como Pedagogia do Oprimido; Pedagogia da Pergunta, Pedagogia da indignação, Pedagogia da Autonomia, bem como outras obras pouco conhecidas (e debatidas) de Freire, tais como “Extensão ou Comunicação (1977), Educação e Mudança (1979), Ação Cultural para a Liberdade (1982), Cartas à Guiné- Bissau: Registro de uma experiência em Processo (1977), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (1992), dentre outras.

Indicadores, Metas e Resultados

As conversas virtuais do evento de extensão serão avaliadas junto aos/às participantes através de uma ficha a ser preenchida e encaminhada à coordenação pelos participantes, após a realização de cada encontro. Pretende-se com a ficha de avaliação ouvir os/as cursistas, suas opiniões e registros sobre a qualidade das palestras, d@s palestrantes, da rede utilizada, bem como das questões propostas pel@s palestrantes na experiência dos encontros. As fichas também serão utilizadas com parâmetros avaliativos e certificação da presença/frequência e envolvimento d@s cursistas com a atividade extensionista. Os resultados esperados envolvem, principalmente, a ampliação do diálogo político em torno da Educação Popular desenvolvida na América Latina. Como produto desse projeto está aprovada a publicação de um dossiê temático na Revista Cocar para o ano de 2024.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
*Gercina Santana Novais
Cheron Zanini Moretti
Danilo Seithi Kato
EDLA EGGERT
Fabiana Rodrigues de Souza
Fernanda Priscila Alves da Silva
GILDA RODRIGUES DUARTE
Janine Moreira
Kelma Beltrão de Souza
Maria Teresa Esteban do Valle
Maria Tereza Goudard Tavares
Nicolás Aguilar Forero
SANDRO DE CASTRO PITANO10
Sulivan Ferreira de Souza
Tiago Zanquêta de Souza
Valéria Oliveira de Vasconcelos

Página gerada em 29/04/2024 09:37:26 (consulta levou 0.165686s)