Nome do Projeto
Guia prático de Microbiologia aplicada a Odontologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Microbiologia
Resumo
No decorrer de uma graduação, o recurso de aulas práticas nas diversas disciplinas ministradas favorece a compreensão do aluno e viabiliza a discussão quanto a aplicação do conhecimento teórico, garantindo um ensino problematizado e contextualizado. As atividades práticas em Microbiologia são fundamentais para o desenvolvimento do estudante na área da saúde, estando a disciplina presente em nove cursos ofertados pelo Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia da UFPel, sendo ministrada em ambos os semestres letivos como disciplina obrigatória. O curso de Odontologia é um dos que compreende esta temática, com uma carga horária total de 102 horas, distribuídas em 06 horas semanais, nas quais 2 horas são dedicadas ao conhecimento prático, contemplando temas que envolvem Microbiologia Geral e Microbiologia Oral. A disciplina depende de preparo prévio de materiais como meios de cultura para micro-organismos e soluções, coleta de amostras biológicas, preparo de lâminas, entre outros. Demanda ainda auxílio durante o desenvolvimento das aulas, para colaborar com os alunos na aplicação das técnicas e construção dos experimentos propostos pelo docente. E esta é uma oportunidade para um bolsista de ensino participar de processos de organização e elaboração da disciplina e aulas práticas, que o despertam a docência.

Objetivo Geral

Organizar as aulas práticas de Microbiologia através do preparo, auxílio e documentação de cada etapa das mesmas, e posteriormente, produzir uma apostila de aulas práticas.

Justificativa

Os micro-organismos são seres de grande relevância na saúde humana. A compreensão de seus mecanismos de patogenicidade e modo de transmissão é de suma importância em saúde pública. Por ser ministrada com uma disciplina teórico-prática, o estudo em Microbiologia na Odontologia proporciona uma contextualização do processo saúde-doença direcionado a área, proporcionando ao discente o conhecimento das noções básicas de modo a entender os eventos associados ao diagnóstico e tratamento das diferentes patologias infecciosas, as medidas preventivas e os diferentes aspectos envolvidos no processo de doença e cura.
Há carência de publicações com propostas de atividades para ministrar práticas específicas para cada curso de graduação, o que gera necessidade de elaborar aulas que se apliquem aos assuntos abordados e à realidade da profissão. O preparo das atividades práticas de laboratório demanda planejamento prévio e preparo de materiais, além de previsão detalhada de instrumentos e acessórios necessários para execução da atividade proposta. O esmero no preparo de uma aula prática de microbiologia está diretamente relacionado ao grau de aprendizado e abordagem da mesma com os alunos. Aulas bem preparadas produzem discussões amplas e aprofundadas. A produção de uma apostila de práticas específicas ao conteúdo teórico daquele curso auxiliará no decorrer das aulas, liberando mais tempo para discussão de metodologias e resultados das práticas.

Metodologia

a) Escolha de práticas adaptadas à disciplina ofertada ao curso de Odontologia
b) Pré-testagem, a fim de avaliar a aplicabilidade da proposta. Montar o experimento no laboratório, descrevendo todo material e equipamentos necessários, preparando de meios de cultura e soluções, e acompanhando a atividade para verificação do resultado;
c) Elaboração de protocolo para utilização na aula prática;
d) Acompanhamento da atividade prática com observação de pontos positivos e negativos, ou problemas surgidos na turma durante o exercício da prática;
e) Reformulação do protocolo da aula a partir das observações;
f) Compilação das práticas em forma de apostila ao final do semestre
g) Participação na Semana Integrada (SIEPE) da Ufpel com apresentação de resumo do trabalho.

Resultados Esperados

Melhoria na qualidade das aulas práticas de Microbiologia e consequente aprendizagem e aprofundamento por parte dos alunos
- Elaboração de uma apostila de protocolos para utilização pelos alunos
- Novos alunos integrando a equipe do Laboratório
- Melhores avaliações de aprendizagem

Indicadores, Metas e Resultados

A completa realização deste projeto está condicionada a atuação de um bolsista específico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA VALADAO FOUCHY2015/05/201915/12/2019
CAROLINA LAMBRECHT GONÇALVES201/05/201831/12/2019
DANIELA ISABEL BRAYER PEREIRA101/05/201831/12/2019
FABIANE KNEPPER ZEHETMEYR FERNANDES201/05/201831/12/2019
KARINE MASSIA PEREIRA201/05/201831/12/2019
LUIZ CARLOS BOEMEKE JUNIOR201/05/201831/12/2019
PATRICIA DA SILVA NASCENTE101/05/201831/12/2019
PATRIQUE DOS SANTOS ACOSTA201/08/201828/12/2018
PEDRO RASSIER DOS SANTOS401/05/201831/12/2019
RAFAEL GUERRA LUND101/05/201831/12/2019

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