Nome do Projeto
Qualificação das práticas pedagógicas nas interfaces curriculares do ensino da Anatomia Humana para as graduações da área da saúde
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 29/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia Humana
Resumo
A formação de profissionais da área de saúde no Brasil, em nível superior, acontece em diferentes contextos curriculares, com forte tendência à Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ao ensino clínico e com emersão da proposta de ensino voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da graduação (KANG; JORDAN; PORATH, 2009; SANTOS; LEITE, 2011).
Nesta perspectiva, a formação básica em saúde desenvolve a morfologia e a fisiologia do corpo humano para fins específicos a cada curso de graduação por meio das disciplinas de Anatomia Humana, Histologia, Anatomia do Desenvolvimento, Fisiologia Humana e Farmacologia.
A formação de qualidade nas instituições de ensino superior, com novas propostas curriculares e desenvolvidas em diferentes estágios, aproxima o estudante da busca pelo saber e o tem como protagonista da sua história acadêmica, exigindo habilidades cognitivas e operacionais sustentadas pela ética e o comprometimento teórico-prático (ITO; PERES; TAKAHASHI, 2006).
A disciplina de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia (DM), Instituto de Biologia (IB), da Universidade
Federal de Pelotas (UFPel) atualmente acolhe os estudantes de diversos colegiados de cursos no início das suas
respectivas formações, tais como: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Terapia
Ocupacional, Psicologia, Farmácia e Nutrição. Neste cenário, prepondera a formação de profissionais de saúde em
nível superior. Então, o início da formação destes profissionais perpassa pelo estudo morfológico do corpo humano. A equipe docente que atende esta demanda acadêmica é formada por oito docentes,
desenvolvendo aulas teóricas seguidas de práticas laboratoriais, diariamente, nos três turnos e com a predileção do
ensino prático em pequenos grupos. As atividades desenvolvidas no projeto de ensino 100/2015 e 21/2014 estimularam o seguimento desse projeto.
Objetivo Geral
Compreender o componente curricular Anatomia Humana a partir do estudo e da qualificação das práticas pedagógicas desenvolvidas nas interfaces curriculares das distintas identidades profissionais das graduações da área da saúde.
Justificativa
Tendo em vista os elementos e as reflexões pertinentes e elencadas no projeto de ensino intitulado "Práticas pedagógicas e identidades profissionais nas interfaces curriculares do ensino da Anatomia Humana para as graduações da área da saúde" (100/2015), realizado com o apoio dos colegiados e de grande parte da equipe dos professores e discentes do DM, pretende-se desenvolver esta intervenção. Neste sentido, o apoio dos próprios estudantes que já cursaram a disciplina de Anatomia Humana será potencializado tendo em vista a Monitoria como forma de qualificar o processo ensino-aprendizagem permitindo diálogos entre professores e estudantes.
Metodologia
O projeto de ensino terá como embasamento metodológico o estudo de caso por meio de uma investigação-ação educacional, apresentando caráter qualitativo, exploratório e participante (BOGDAN; BIKLEN, 1994; GIL, 1996; MINAYO et al, 1998; MION, 2002; MELLO, 2005).
O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento, podendo ter graus de dificuldade variáveis (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A investigação-ação educacional pressupõe a dialogicidade, a problematização, a colaboração, a intenção, a interlocução entre teoria e prática, a própria prática como objeto de investigação e o método científico. Ela prevê as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão (MION, 2002; MELLO, 2005).
Alicerçando-se inicialmente nesses marcos metodológicos, pretende-se construir ativamente, em conjunto, discussões acerca dessas propostas de práticas pedagógicas, currículos integrados, ensino interdisciplinar e identidades profissionais. Para isso, pretende-se trabalhar em conjunto com os docentes e discentes da Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas.
Local de estudo e sujeitos do Estudo
A projeto de ensino será realizada no Departamento de Morfologia, Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.
Os sujeitos do estudo serão os docentes e os discentes ingressantes no primeiro semestre dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Ciências Biológicas e Terapia Ocupacional.
O estudo de caso consiste na observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento, podendo ter graus de dificuldade variáveis (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A investigação-ação educacional pressupõe a dialogicidade, a problematização, a colaboração, a intenção, a interlocução entre teoria e prática, a própria prática como objeto de investigação e o método científico. Ela prevê as etapas de planejamento, ação, observação e reflexão (MION, 2002; MELLO, 2005).
Alicerçando-se inicialmente nesses marcos metodológicos, pretende-se construir ativamente, em conjunto, discussões acerca dessas propostas de práticas pedagógicas, currículos integrados, ensino interdisciplinar e identidades profissionais. Para isso, pretende-se trabalhar em conjunto com os docentes e discentes da Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Pelotas.
Local de estudo e sujeitos do Estudo
A projeto de ensino será realizada no Departamento de Morfologia, Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas.
Os sujeitos do estudo serão os docentes e os discentes ingressantes no primeiro semestre dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Ciências Biológicas e Terapia Ocupacional.
Resultados Esperados
O presente projeto de ensino apresentado pretende contribuir para compreender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas da Anatomia Humana contextualizadas às identidades profissionais e ao ensino voltado às necessidades de um mundo e de um mercado tecnológico e globalizado. As interfaces do processo ensino-aprendizagem analisadas nesta intervenção pedagógica também serão artefatos que contribuirão para a construção do projeto educacional do Laboratório de Ensino Anatomoclínico Interativo.
Indicadores, Metas e Resultados
A partir das experiências já desenvolvidas em outras aplicações do projeto de ensino (100/2015 e 21/2014), dar-se-á a formalização da solicitação de continuidade do projeto de ensino, voltando a atender elementos que, porventura, estejamos ainda em consolidação, como a formação anatomoclínica em saúde, o ensino tridimensional em anatomia humana voltando à clínica médica e da área da saúde e a construção de recursos tecnológicos que visam a assegurar a construção individual e coletiva de mapas conceituais dinâmicos como elementos formadores e como produto de construção própria dos adquirentes dentro do dispositivo pedagógico. São desafios a considerar a serem enfrentados no sentido de aperfeiçoamento docente, diálogo curricular dentro de perspectivas conservadoras e inovadoras que somam ao ensino problematizador em saúde.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADEMAR FONSECA | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
ALISSON ANDRE ROBE FONSECA | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
CARLOS ALBERTO ALVES TAVARES | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
CAROLINE CRESPO DA COSTA | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA | 1 | 21/08/2018 | 05/12/2018 |
GABRIEL DIAS DE OLIVEIRA | 2 | 28/09/2018 | 07/12/2018 |
JONAS SPEZIA | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
JULIA PERES AVILA | 2 | 21/08/2018 | 29/03/2019 |
LARISSA DA ROSA FLORES | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
MARCIO OSORIO GUERREIRO | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
MARIANA SOARES VALENCA | 2 | 24/07/2018 | 29/03/2019 |
MARINA BORGES LUIZ | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
MATEUS CASANOVA DOS SANTOS | 6 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
PAMELA DA ROSA OLIVEIRA | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |
THIAGO TRIVELATO PORTO | 2 | 30/04/2018 | 29/03/2019 |