Nome do Projeto
Apoio Acadêmico no estudo da Engenharia Hídrica - Etapa 2018
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O curso de graduação em Engenharia Hídrica possui em seu currículo um conjunto de disciplinas que confere ao curso um caráter multidisciplinar, habilitando o profissional a atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Os altos índices de reprovação e evasão nos cursos de Engenharia, podem ser explicados por vários fatores, mas especialmente pela dificuldade dos alunos nas disciplinas ligadas ao cálculo e às ciências. Esta dificuldade, na maioria dos casos, tem origem numa formação básica deficiente em matemática. Como forma a reduzir estes índices, o curso de Engenharia Hídrica tem utilizado várias estratégias expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo planejadas e colocadas em prática.
Objetivo Geral
Reduzir o índice de reprovação em disciplinas e evasão do curso de Engenharia Hídrica através do desenvolvimento de atividades acadêmicas extra classe para auxílio na aprendizagem do aluno.
Justificativa
O recurso água transita em várias áreas do conhecimento, adquirindo um caráter multidisciplinar. Nesse sentido, a formação do profissional em Engenharia Hídrica deve compreender um conjunto de disciplinas que confere ao profissional habilitação para atuar com os recursos hídricos nos seus mais amplos e diversificados aspectos. Por ser um curso de Engenharia, o número de disciplinas relacionadas a matemática é significativo, mas também, pelo seu caráter multidisciplinar, o curso possui disciplinas em outras áreas do conhecimento como ciências humanas, geografia e geopolítica. Essa diversidade de conhecimento e a necessidade de uma base sólida conferem ao curso uma carga horária que demanda muito tempo do aluno em atividades teóricas e práticas, e exige do professor um intenso preparo das aulas e atividades extra classe para auxiliar e contribuir na aprendizagem do aluno. Somado a isso, o aluno ingressa na universidade com uma base deficiente em matemática e ciências (G1, 2013), o que ocasiona maior dificuldade nas disciplinas e consequente desânimo do aluno. Apesar de o número de vagas em Engenharias nas instituições de ensino superior brasileiras ter mais que triplicado entre 2001 e 2011, menos da metade dos estudantes que ocupam estas vagas concluem o curso, atingindo uma média de evasão de 55,59% (G1, 2013). Essa evasão gera um déficit de profissionais no mercado de trabalho, comprometendo a economia e o desenvolvimento do país. Nesse sentido, o curso de Engenharia Hídrica tem feito uso de várias estratégias com o intuito de reduzir os índices de reprovação em disciplinas e evasão do curso. Entre essas estratégias está o envolvimento de discentes com maior aptidão em determinada área do conhecimento para auxiliar o docente no desenvolvimento da disciplina.
Metodologia
Para desenvolvimento deste projeto serão, inicialmente, identificadas as disciplinas do curso de Engenharia Hídrica que demandam apoio extra classe para auxiliar na aprendizagem.
Após esta identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades através da supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
A partir deste processo, encontros semanais serão definidos para desenvolvimento de atividades entre o professor responsável da disciplina e o aluno selecionado e entre este aluno e os alunos da disciplina.
Após esta identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades através da supervisão e orientação do professor responsável pela disciplina.
A partir deste processo, encontros semanais serão definidos para desenvolvimento de atividades entre o professor responsável da disciplina e o aluno selecionado e entre este aluno e os alunos da disciplina.
Resultados Esperados
A partir do desenvolvimento deste projeto espera-se que os alunos com dificuldades em determinada disciplina tenham a possibilidade de sanar suas dificuldades e melhorar sua aprendizagem em atividades extra classe, reduzindo dessa forma os índices de reprovação em disciplinas e evasão do curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDERSON GARCIA SILVEIRA | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
CLAUSE FATIMA DE BRUM PIANA | 3 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
DIEGO SEBASTIAN RICCI MORTEO | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
FABRICIO DA SILVA TERRA | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
GIUSEPE STEFANELLO | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANI | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
JULIANA PERTILLE DA SILVA | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
LESSANDRO COLL FARIA | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
MARCELLE MARTINS VARGAS | 4 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
SAMUEL BESKOW | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA | 2 | 22/04/2018 | 31/12/2018 |