Nome do Projeto
Atuação em práticas de Análise Sensorial de Alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/04/2018 - 19/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
Trata-se de um projeto de ensino voltado para a preparação de um profissional para a prática que possa atuar em empresas, laboratórios e centros de pesquisa voltados para a área de análise sensorial de alimentos. O aluno participará da rotina de um laboratório, com suas normas e manuais de segurança e procedimentos, realização de experimentos. As atividades a serem realizadas neste projeto de ensino compreendem colaboração em aulas práticas das disciplinas de ‘Análise Sensorial’ ofertadas a diversos cursos de graduação e pós-graduação, atuação junto aos discentes para melhorar o aprendizado, auxílio na montagem de manuais, normas e procedimentos, além de auxiliar os discentes para publicação em congressos seus trabalhos desenvolvidos na disciplina. Profissionais competentes para solucionar problemas relativos à avaliação sensorial para estudos de vida útil, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, que estejam aptos a enfrentarem as exigências do mercado e dos consumidores, contribuindo ainda com estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área de alimentos estão como proposta do presente projeto.

Objetivo Geral

Atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias de análise sensorial específicas para alimentos com a atuação de aluno monitor, afim de reduzir as evasões dos cursos envolvidos com a disciplina de análise sensorial (cursos: Química de Alimentos, Tecnologia em Alimentos, Gastronomia, Nutrição, Especialização em tecnologia de Frutas e Hortaliças, Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Mestrado em Nutrição e Alimentos).

Justificativa

Justifica-se a execução do projeto pela carência e muitas vezes inexistência de uma técnica própria para um alimento específico.
As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado exterior estimulam cada vez mais a busca por novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatível com os encontrados nos países desenvolvidos. O conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão.
As manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos dos Cursos e o modelo de Projeto Político Pedagógico de Curso da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos de modo a construir uma Universidade mais inclusiva teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular.
Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização estamos propondo o presente projeto para inclusão de aluno monitor e assim, proporcionar permanência e diminuição de reprovações e evasão acadêmica, além de alunos que se matriculam de diversos cursos da UFPel, que utilizam para complementar seus currículos em horas livres.

Metodologia

Para execução do projeto a equipe e o aluno monitor realizarão:
Atualização de bibliográfica,
Auxilio no planejamento de aulas,
Auxilio no preparo de material didático para aula prática,
Preparo de recursos audiovisuais,
Realização de trabalhos de laboratório,
Organização de grupos de estudo com reuniões semanais,
Orientação de alunos com dificuldade de aprendizagem,
Auxilio na aplicação e correção de avaliação,
Auxilio na execução de aulas-práticas, participando na seleção das técnicas, nos testes preliminares, na realização da aula e na orientação dos alunos para o preparo dos relatórios, e motivá-los para publicar os congressos, quando cabível,
Auxilio em trabalhos experimentais,
Atualização de home page do laboratório,
Auxilio em trabalhos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos no laboratório,
Controle da escala de uso do laboratório,
Auxilio na organização interna do laboratório em relação à organização, limpeza e armazenamento de vidrarias e matérias-primas.

Resultados Esperados

Espera-se como impacto a apropriação do saber pela equipe do projeto, além de avaliar e desenvolver testes sensoriais específicos para cada tipo de alimento que serão publicações e divulgados as metodologias próprias com menor erro. Assim como, aperfeiçoamento da vida acadêmica do monitor e dos alunos envolvidos das disciplinas atendidas com a menor evasão e reprovação, através de despertar o interesse pela 'Análise Sensorial'.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO PEREIRA219/04/201819/04/2019
BIANCA PIO AVILA219/04/201819/04/2019
FABIANA TORMA BOTELHO119/04/201819/04/2019
MARCIA AROCHA GULARTE219/04/201819/04/2019
MARINA CASSURIAGA DE SOUZA119/04/201819/04/2019
NADIA CARBONERA119/04/201819/04/2019

Página gerada em 28/03/2024 12:44:30 (consulta levou 0.029927s)